Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

BRASIL: A MARGEM

De 06/05/2021 a 26/05/2021

 

A urgência de um pensar-agir diante da desvalorização da vida, da cultura e da ciência, da desesperança e da necropolítica disseminada. O Brasil de hoje se encontra no fio da navalha. É preciso nomear a crise e agir sobre ela, compreender como chegamos ao limiar em que nos encontramos e, a partir dessa margem, encontrar caminhos possíveis, pontos de virada na narrativa vivida pelo país.

O Brasil tem sido exposto mundialmente como uma referência nefasta na questão da saúde ao longo da pandemia. Quando pensamos a perda da credibilidade do país em meio à COVID-19, são graves as consequências disso para a população, sobretudo para os mais vulneráveis.

Reconhecendo a necessidade de pensar e debater o Brasil de hoje, o evento Brasil: A Margem propiciará amplos espaços de diálogo, capazes de transformar silenciamentos em linguagem, reflexão em ação.

O que pode a arte quando o mundo é levado ao limite? De que maneira o pensamento pode responder a esse estado de coisas?

Propomos pensar sobre o estado das coisas, o país e suas margens, seus limites, mas também suas potências e projeções para um futuro possível a partir da atuação no presente. Acompanhem a programação!

 

Programação:

06/05  | 18h

Ciclo “Cinema-ProvocAção”

O ciclo cinematográfico de maio traz no cerne a provocaçãoato ou efeito de desafiar, incitar algo ou alguém para o combate, para a luta.. A curadoria, composta por filmes brasileiros independentes da última década, selecionou obras atravessadas pela ação: experimentação, reivindicação, reflexão, politização e afetação.

Primeira sessão - O cinema que se reinventa

Filme Ilha, de Glenda Nicácio e Ary Rosas (Ficção, Brasil, 2017, 96´)

Sinopse: Emerson, um jovem da periferia quer fazer um filme sobre a sua história na Ilha, lugar de onde os nativos nunca conseguem sair. Para isso, ele sequestra Henrique, um premiado cineasta. Juntos, os dois reencenam a própria vida, com algumas licenças poéticas.

13/05 | 18h

Oficina Lima Barreto: Bate papo com o diretor Luiz Antônio Pilar sobre seu filme “Lima Barreto, ao terceiro dia” (sem data de lançamento).

O filme trata da história do escritor Lima Barreto, que sofreu com depressão e alcoolismo. Aos 41 anos de idade, nos três dias da sua última internação em um manicômio, ele relembra sua vida como jovem autor enquanto escrevia "Triste Fim de Policarpo Quaresma" e fantasia sobre os personagens que criou. Misturando o tempo passado com o presente e realidade com fantasia, questões sociopolíticas são trazidas à tona e os questionamentos feitos por Lima se mostram ainda bastante atuais.

A conversa tratará do processo criativo e de construção do filme, bem como sua relação com as questões contemporâneas.

14/05 | 18h

Ciclo Cinema-Provocação: Filme Sementes, mulheres pretas no poder
(Documentário, Brasil, 2020, 100´)

Sinopse: Em resposta à execução de Marielle Franco, as eleições de 2018 se transformaram no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, com candidaturas em todos os estados.

O filme será exibido às 18h pela Plataforma Taturana. Após a sessão, às 20h, debate com as diretoras Éthel Oliveira e Julia Mariano. Convidadas: a vereadora de Niterói Benny Briolly, a professora Rose Cipriano e a vice-presidente da Associação de Pós Graduandos UFF Marielle Franco, Rebecca Vieira. O debate será exibido pelo Facebook e Youtube do Centro de Artes UFF.

 

15/05 | 19h

Teatro: “Vera Crucis”

Performance de Tatiana Henrique, com transmissão ao vivo (Duração: 20 minutos).

Vera Crucis fabula o abandono de uma mulher preta em um manicômio na década de 70. Verdades caladas sobre mulheres negras jogadas nas antigas casas de "doença" mental em plena ditadura.

Após a apresentação, haverá uma conversa da performer e pensadora Tatiana Henrique com o público.

18/05

Inauguração da Exposição “Brasil: a margem”

A exposição apresentará aspectos relacionados ao trabalhador brasileiro. Parte do litoral, seguindo pelo interior e sertão, chegando ao desenho das grandes cidades e ao quanto essas cidades revelam assuntos que estão integrados ao processo histórico da formação do país.

18/05 | 17h

Cinema: Masterclass aberta ao público: “Entre horrores e maravilhas: duas tendências do cinema brasileiro fantástico contemporâneo”.

Uma perspectiva sobre o cinema brasileiro fantástico contemporâneo a partir de dois eixos temáticos: horrores do brasil e maravilhoso e cotidiano. Discute-se o gênero fantástico e suas complexidades no cinema e na literatura, com foco no horror e no realismo maravilhoso, ilustrando como estes reverberam em filmes selecionados pelo festival.

Ministrada pelo pesquisador Fabrício Basílio, em parceria com o 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico.

A Masterclass será transmitida pelo Facebook e Youtube do Centro de Artes UFF.

20/05 | 18h

Ciclo Cinema-Provocação: Filme Limiar, de Coraci Ruiz

Documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019, ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade.

26/05 | 19h

“Conversa sobre Teatro na margem”, com as convidadas Diva More (Drag Queen), Tatyana (Drag Queen) e Pietra Chiron (trans).

A live “Conversa sobre Teatro na margem” será um bate-papo descontraído com três convidadas especiais falando da fluidez de gêneros dentro do âmbito teatral, abordando sobre o universo das Drag Queens e das pessoas trans. A ideia é falar sobre os indivíduos que redimensionam suas vidas a partir da perspectiva de gêneros e como isso afeta suas vidas no contexto das artes cênicas e performáticas. Quais as dificuldades enfrentadas? Há preconceitos que interferem nas suas profissões? Como se dá a relação interpessoal com colegas de profissão hétero-normativos? Quais trabalhos, teatrais ou performáticos, foram representativos para suas escolhas profissionais? Essas são algumas das perguntas para alimentar a conversa.

Transmissão Youtube Centro de Artes UFF

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Mediação e Projetos

teste

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin