Segunda Inclusiva

Dia 23/01/2023

“Inclusão, comunicação e rock and roll” é tema de evento gratuito da Segunda Inclusiva dia 23 na UFF

Ex-alunos do IACS conversam sobre o tema e lançam livros. Juliana Oliveira publicou “Transpareço”, uma autobiografia em celebração a seus 25 anos como cadeirante, e Pedro de Luna divulga biografia de músico que tirou a própria vida.

Juliana e Pedro se conheceram em meados dos anos 1990, quando eram alunos no Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF. Até que, no final de 1997, ela sofreu um acidente que a deixou tetraplégica. Os dois permaneceram amigos e ele iniciou uma carreira de escritor e editor. No natal, Pedro ajudou Juliana a realizar o sonho de publicar o seu primeiro livro, totalmente independente. Agora os dois se encontrarão no Espaço de Convivência, no Centro de Artes UFF, para contar essas e outras histórias.

JULIANA SUPEROU ADVERSIDADES E LANÇA “TRANSPAREÇO”

Tetraplégica desde os 22 anos por conta de um acidente automobilístico, a publicitária Juliana Coutinho Oliveira nunca esmoreceu: fez mestrado, doutorado, casou-se, teve duas filhas e tornou-se apresentadora do primeiro programa da televisão brasileira inteiramente dedicado às pessoas com deficiência.

Sob o título "Transpareço - uma autobiografia em movimento", em seu livro de estreia Juliana mostra sua vida por trás dos bastidores, abordando assuntos pessoais e profissionais. Com uma costura mística, a autora, hoje com 47 anos, conta sua trajetória, interligando os fatos ocorridos com diversos estudos astrológicos e espirituais feitos ao longo de sua vida, alguns deles realizados antes mesmo de seu acidente.

Com 176 páginas e muitas fotos, o livro tem uma leitura agradável, leve e emocionante e, de fato, deixa transparecer aspectos da vida da apresentadora que certamente são desconhecidos de seu público. Juliana conta sobre a transição que a levou à cadeira de rodas aos 22 anos. Com bom humor e sinceridade, nos deparamos com situações de seu cotidiano e as emoções daí advindas.

"É uma grande alegria voltar a UFF após tantos anos, agora como escritora e profissional de comunicação, e compartilhar minhas experiências num evento incrível, sobre inclusão, ao lado de um amigo de tanto tempo como o Pedro", comemora a mais nova escritora do pedaço.

PEDRO LANÇA BIOGRAFIA DE FUNDADOR DO CHARLIE BROWN JR
Mais experiente, o amigo Pedro de Luna está divulgando a sua oitava biografia, “CHAMP – a incrível história do baixista Champignon do Charlie Brown Jr”, onde esmiuça a trajetória do músico que fundou a banda com o Chorão em 1992 na cidade de Santos. Uma história emocionante com final trágico, uma vez que os dois faleceram em 2013, num intervalo de apenas seis meses: o vocalista em março, de overdose, e Champ em setembro, com um tiro na cabeça.

Ainda que o livro não seja sobre saúde mental, ao longo das 496 páginas o autor vai dando pistas de traumas e possíveis gatilhos para a depressão que levou Champignon a tirar a própria vida. “Essa nova biografia também serve de alerta para os perigos da fama, do dinheiro, das boas e das más influências”, explica Pedro, “tanto que lancei o livro no Setembro Amarelo e doei uma parte da renda proveniente do crowdfunding para o Centro de Valorização da Vida (CVV)”.

O geminiano Luiz Carlos Leão Duarte Júnior apaixonou-se cedo pela música, e aos seis anos de idade, já tocava violão clássico. Logo se mostrou um grande talento da música e integrou inúmeras bandas na baixada santista, onde ganhou o apelido que o eternizou: Champignon. Aos 12, conheceu Chorão, com quem formou a banda de rock Charlie Brown Jr, que vendeu cinco milhões de discos e venceu dois prêmios Grammy.

Nesta biografia densa, emocionante e investigativa, a carreira de 35 anos de Champignon é dissecada nos mínimos detalhes. Resultado de dois anos de árdua pesquisa e dezenas de entrevistas com parentes, amigos, fãs, músicos, namoradas, produtores, jornalistas, radialistas, VJs, fotógrafos e empresários: “Quem curtiu as minhas biografias do Planet Hemp, do niteroiense Speed e do Chico Alencar tem tudo pra curtir o meu novo livro sobre o Champ e, claro, o CBJr”, convida o autor. O bate-papo da Segunda Inclusiva tem entrada franca e será mediado pela jornalista Lucilia Machado (UFF), apresentadora do podcast “Acessando Lucília”. Além do livro “CHAMP” (R$ 90), Pedro também estará com exemplares à venda dos livros infantis da coleção Conte uma História, criados junto com crianças, inclusive suas filhas. Por sua vez, “Transpareço”, de Juliana Oliveira, será vendido por R$ 70.

23 de janeiro de 2023
Segunda | 17h