Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense

Elke: maravilha de mulher

Dia 27/09/2017
Sessões:
27/09 (Qua) 10:00

 

Projeto “Elke: maravilha de mulher” presta homenagem a Elke Maravilha, no Centro de Artes UFF

Produzido por alunos do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, o projeto “ELKE: MARAVILHA DE MULHER”, presta homenagens à atriz, cantora e ícone Elke Grunnup, mais conhecida no meio artístico como Elke Maravilha, que faleceu em 2016. O projeto abrange exposição de figurinos e bijuterias, desenhados especialmente para Elke, assim como exibição de documentários e filmes em que ela atuou, oficinas de maquiagem e de confecção de bijuterias, e roda de conversa sobre a icônica personagem popular, que contagiava todos com seu jeito expansivo e carismático. Toda a programação, especificada abaixo, acontecerá no Centro de Artes UFF, na cidade de Niterói, dia 20 de setembro de 2017, a partir das 10h, com entrada gratuita.

Segundo os organizadores, serão “Doses sem moderação de extravagância e autenticidade que irão transportar o público presente para o universo criado e vivenciado por Elke, essa maravilha de mulher”!

 

Programação detalhada

 

EXPOSIÇÃO “ELKE: MARAVILHA DE MULHER”

Esta exposição pretende contar e celebrar a vida de Elke Maravilha, personagem marcante e especial da cultura brasileira, através de fotos, mostra de figurinos e objetos do seu acervo pessoal, cedidos gentilmente, para a mostra, por sua família.

Local: Varanda do Centro de Artes UFF (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói- RJ)
10s às 21h
Curadoria: Magali Bragado
Entrada franca.
Classificação - Livre

 

OFICINAS - Maquiagem

Serão duas oficinas, uma de maquiagem, às 14h, e outra de produção de bijuterias, às 15h. A ideia destas oficinas surgiu das técnicas utilizadas pela própria Elke, que pensava a maquiagem como forma de externar aquilo que você realmente é por dentro, em forma de arte no rosto. Já na de produção de bijuterias, ela idealizava e criava peças únicas com uma grande carga de sentimento, assim ela fazia com um de seus colares - que era seu maior amuleto.

Local: Centro de Artes UFF (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói- RJ)
14h às 15h e 15h à 16h
Inscrições no local, no dia, sujeitas à lotação.
Entrada franca
Classificação - Livre

 

RODA DE CONVERSA - A Questão de Gênero, pelos olhos de Elke

A proposta para a roda de conversa é mostrar o olhar visionário de Elke Maravilha, em relação à questão de gênero. Ficou notória sua fala sobre não considerar as pessoas como homens ou mulheres, mas sim como “gente”, algo que, atualmente, tem sido colocado em pauta cada vez mais nos debates sobre igualdade de gêneros, identidade e pensamento não-binário. A roda receberá convidados íntimos de Elke, que poderão ilustrar mais os pensamentos da artista e relacioná-los ao tema.

Convidados:

- Marília, grande amiga e ex-freira
- Marcos Ninke, amigo pessoal
- Natasha Benzaquen, sobrinha de Elke, que fará a mediação

Local : Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói- RJ)
18h
Entrada franca
Classificação - Livre

  

FILMES E DOCUMENTÁRIOS

Duas exibições audiovisuais, umas às 11 horas e outra às 16 horas. Foram escolhidos documentários como meio de apresentar Elke como Elke, não interpretando uma personagem:

Sessão das 11h - A noiva da cidade

Produção: Embrafilme, CATAVENTO PRODUÇÕES.
Direção: Alex Viany.

Sinopse: Cansada do modo de vida frenético e fútil das grandes cidades, uma famosa atriz de cinema retorna à pequena cidade de Cataventos, sua cidade natal, como uma maneira de reconectar-se com seu estilo de vida do passado. No entanto, assim que os políticos locais descobrem os planos da atriz de passar uma temporada na cidade, eles buscam capitalizar a presença da estrela na região o máximo possível, como maneira de utilizar a influência dela para defender as causas favoritas de cada um deles.

Duração: 2h10min

Sessão das 16h - Pixote in Memoriam

Documentário lançado em 2007, com 1h20min de duração, sob a direção de Felipe Briso e Gilberto Topczewski, produzido por HB Filmes e Big Bonsai Produções. Este documentário promoveu um reencontro com os personagens de Pixote - A lei do mais fraco, filme dirigido por Hector Babenco e lançado em 1981, com depoimentos de atores, parte da equipe envolvida na produção do longa-metragem, personalidades impactadas pelo filme e familiares do protagonista Fernando Ramos da Silva, já falecido.

Sessão das 19h30 - Elke

Elke, de 2007, com 41 minutos de duração, sob direção de Julia Rezende e produção de Batoque Filmes. Documentário sobre a artista Elke Maravilha. O curta revela a mulher por trás da personagem a partir da reflexão sobre sua imagem, desconstruindo estereótipos e propiciando um novo olhar sobre Elke.

Local : Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói- RJ)
às 11h, às 16h e às 19h30
Entrada franca
Classificação - Livre

 

VÍDEO

Sem vídeos no momento

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Video Lightbox Plugin