OSN em foco - Orquestra Sinfônica Nacional UFF 60 anos

Waleska Beltrami, trompista da Sinfônica Nacional, convida Keeyth Viana, nossa violinista, para uma conversa sobre sua carreira e suas pesquisas e projetos.

O OSN em Foco é uma série de LIVES com duração aproximada de 40 min, cujo conteúdo abordado é a biografia e os trabalhos de formação ampliada dos músicos integrantes da OSN UFF com o objetivo de difundir os trabalhos de pesquisa dos músicos integrantes da OSN evidenciando o elo acadêmico institucional entre a Sinfônica Nacional e a Universidade Federal Fluminense. Neste ano, a comemoração dos 60 anos da orquestra se juntará ao conteúdo.

Sobre o convidado

Keeyth Viana - violino

Violinista da Orquestra Sinfônica Nacional- UFF desde 2011, Keeyth Vianna é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e bacharel em violino (UNIRIO), na classe do Prof. Dr. Paulo Bosisio. Participou de festivais e orquestras, tais como:  Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal-RJ, Cia Brasileira de Ópera, Orquestra Sinfônica de Jovens do Mercosul, Orquestra Jovem Latino Americana (Venezuela), Orquestra Juvenil lbero-Americana (Venezuela), Orquestra Sinfônica Mariucca Iacovino (turnês: Portugal e EUA), Orquestra de Mulheres do Brasil, Festival Junger Künstler Bayreuth (Alemanha), Intercambio Musical- Conservatório de Música Simon Bolivar (Venezuela), FEMUSICA ( Campos dos Goytacazes), dentre outros.

Sua atuação como professora na ONG Orquestrando a Vida despertou seu interesse pela didática, levando ao desenvolvimento de um método para ensino do violino para crianças, utilizando canções folclóricas brasileiras como repertório. Escreveu artigos sobre a pedagogia do violino, publicados em revista e simpósios especializados em educação musical. Originalmente dissertação de mestrado, o método “As Aventuras Musicais de Aipim- O Aprendiz de Violino” transformou-se no primeiro livro da autora, publicado pela editora Musimed, em 2018. Desde então, tem participado como professora e palestrante em diversos congressos e cursos pelo Brasil como : Congresso de Ensino e Pesquisa- Palestra CONEPE/ IFF (Campos -2016),  Festival Conexões Musicais - UFF (Niterói- 2017/2018), Encontro Musicalizando com Alegria (Rio de Janeiro- 2018/2019), Make Music ( Brasília- 2018), V Encontro Nacional CAEM (São Paulo- 2018), Meninas na Música - Instituto Avon e Neojiba (Salvador- 2018), V Semana do Violino (Rio de Janeiro- 2018),  Universidade do Estado do Amazonas- Palestra (Manaus- 2018), 10ª Bienal do Livro (Campos dos Goytacazes-2018), II Semana da Música da Universidade Federal de São Joao del- Rei (2019), Universidade Federal Do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Palestra (2018/2019), Universidade Federal de Minas Gerais- Palestra online (2020), IV Simpósio de música e pesquisa- OSN/ UFF- Palestra online (2020), Universidade Estadual de Maringá- Palestra online (2020), Universidade Federal do Paraná - Palestra online (2021), Festival Vamos Tocar? (Manaus-2021) e VIII Encontro Jacques Klein/ Mulheres em Foco - Palestra online (Fortaleza-2021).

Participa frequentemente de cursos de capacitação Suzuki, metodologia Paul Rolland, além de oficinas com professores renomados como: Cecília Cavalieri França, Marisa Fonterrada, Teca Alencar Brito, Elvira Drummond, Ermelinda Paz, dentre outros.

20 de outubro de 2021
Quarta | 18h