Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Concertos

V SIMUPE oferece oficina online gratuita

Vem aí mais um Simpósio de Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional – UFF, que em sua quinta edição, em parceria com o Museu Villa-Lobos, terá como tema “Registros em Música Brasileira: Gravação, Editoração e Pesquisa Histórica”. O evento se realizará nos dias 25, 26 e 27 de agosto e contará com a participação de pesquisadores, instrumentistas e regentes de renome nacional e internacional que analisam a importância do registro musical da música sinfônica brasileira, considerando a gravação, a editoração e a pesquisa histórica enquanto etapas estruturantes, e demonstrando a sua importância para sua perenização. O simpósio será online e oferecerá uma oficina sobre as etapas da estruturação da audiodescrição de um evento sinfônico. A oficina será ministrada por Lívia Motta e Felipe Monteiro. Lívia Motta é audiodescritora e formadora de audiodescritores desde 2004 com Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo. Fez parte de seu doutorado na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Coordena a VER COM PALAVRAS que presta serviços de audiodescrição para os mais diversos tipos de espetáculos, eventos, produtos audiovisuais e editoriais. Publicou os livros: “Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras” e “Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo”. Felipe Monteiro é Especialista em Tradução audiovisual acessível: Audiodescrição pela UECE (Universidade Estadual do Ceará – CE) e Mestrando em Educação, cultura e comunicação em periferias urbanas pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Autor de quatro livros sobre as temáticas pessoa com deficiência visual, acessibilidade música e audiodescrição. Professor de música há 29 anos.

“Audiodescrição de eventos sinfônicos: etapas do trabalho”

Dia 26/08 de 14h às 15h30 – Oficina online com Lívia Motta e Felipe Monteiro
Pré-inscrições de 2 a 16 de agosto de 2021
Acesse o formulário de inscrição aqui

Público Alvo: Produtores e gestores culturais, músicos e professores com formação superior que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre acessibilidade cultural.

Pré-requisitos: possuir a formação descrita no público alvo ou participar de projeto ou pesquisa de acessibilidade cultural.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento de pessoas com deficiência visual em espetáculos, produtos audiovisuais e eventos, por meio de informação sonora. Em concertos, ela traduz as informações sobre a sala de concertos, o número de músicos, que instrumentos tocam, mapa de palco, os figurinos que vestem e o próprio ritual do concerto, além de instrumentos em destaque. A oficina objetiva apresentar a audiodescrição em concertos de música instrumental erudita e suas etapas para implementação do recurso neste tipo de evento.

WordPress Video Lightbox Plugin