Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF - 14 a 20 de março

De 14/03/2024 a 20/03/2024

 

Esta é uma semana com filmes de forte intensidade emocional, em consonância com o momento do Céu, onde ocorre uma concentração de planetas no signo de Peixes, nos últimos dias do ano astrológico. Estes são dias propícios para quietude e reflexão. O profundo e quase esotérico O MENINO E A GARÇA, vencedor do Oscar, dá o tom da programação com seu indagativo título original: Como vocês vivem?. É uma pergunta que ecoa nos longas e curtas metragens em exibição. O também vencedor do Oscar 20 DIAS EM MARIUPOL foca a terrivelmente desnecessária guerra na Ucrânia. E no momento em que acontece o HORROR ABSOLUTO em Gaza, um filme como SAMSARA nos reconecta com uma Humanidade respeitosa da Natureza, da Vida, da integridade dos ciclos naturais. Neste, em grande parte, inóspito e hostil planeta Terra, homens jovens vivem situações-limite ou no gelo dos Andes (A SOCIEDADE DA NEVE) ou no escaldante Saara (EU, CAPITÃO). Mulheres jovens também têm suas vidas em risco, como em LEVANTE e AS 4 FILHAS DE OLFA. No filme de Kaouther Ben Hania e em UTOPIA TROPICAL, lançamentos da semana, é a Inteligência que confronta a Brutalidade. Brutalidades também estão presentes nas fotografias de Evandro Teixeira e Walter Firmo, ao lado de imensa beleza. De todo modo, há a leveza de OS REJEITADOS, mesmo com todos os problemas de seus personagens, em um filme com um jeitão de Cine Arte UFF. No filme de Alexander Payne, há também o registro de enormes desigualdades. Desigualdades, desproporções discutidas na MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS, cujo tema é “Vencer o ódio, semear horizontes”. Pois, em tempos de universos paralelos há aqueles que se afogam nas águas do Mediterrâneo e aqueles que sufocam nas fossas abissais em busca do fantasma do Titanic ou do fantasma do iceberg.

MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS - ENTRADA FRANCA

Outras informações da Mostra podem ser acompanhadas através das redes sociais do evento e do site mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br.

Dia 14 quinta 14h: PROGRAMA 3 – FRUTOS

UM FILME DE VERÃO  
Brasil, 2019, 95 min, 14 anos
De Jo Serfaty
Com Caio Neves, Ronaldo Lessa, Karollyane Rabech, Junior Souza, Barbara Marques

Durante o verão, Karol, Junior, Ronaldo e Caio estão no último mês das aulas em uma escola pública, no Rio de Janeiro. Quando as férias chegam, a temperatura alcança 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes quatro jovens enfrentam as incertezas da vida adulta e se reinventam diante da crise da cidade. Um filme de verão apresenta um mosaico híbrido desta juventude que encontra espaço através do cinema.

Dia 14 quinta 19hPROGRAMA 1 – RAÍZES
14 anos - sessão seguida de debate com Elianne Salvatierra (profa Departamento Cinema/UFF), André Costa (aluno PPGCINE/UFF) e Alexandre Guerreiro (prof. UERJ)

TRAVESSIA 
Brasil, 2017, 5 min, Livre
De Safira Moreira

A partir de uma série de fotografias retiradas de álbuns antigos de famílias brancas, a população negra contemporânea analisa seus antepassados recriando suas histórias e registros numa tentativa de sobrepor toda ausência e estigmatização sofrida por seus iguais no passado. Um resgate poético da representação negra brasileira. Prêmio de melhor curta metragem no Cachoeiradoc. Na 9ª Semana, o filme recebeu o Grande Prêmio do Júri, Prêmio de Melhor Curta-Metragem do Júri de estudantes de audiovisual e prêmio especial do Júri da Crítica.

FILHA NATURAL
Brasil, 2018-19, 16 min, Livre
De Aline Motta
Com Claudia Mamede

A partir de uma análise inédita de iconografia histórica e relatos orais de sua própria família, a artista visual Aline Motta traz à tona hipóteses possíveis sobre as origens de sua tataravó. Há indícios que ela tenha nascido por volta de 1855 em uma fazenda de café em Vassouras, zona rural do Rio de Janeiro, considerado o epicentro do escravismo brasileiro no século XIX.

NOSSA MÃE ERA ATRIZ
Brasil, 2022, 26 min, 12 anos
De André Novais Oliveira e Renato Novais

Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010.

MÃRI HI – A ÁRVORE DO SONHO 
Brasil, 2023, 18 min, Livre
De Morzaniel Ɨramari
Com Davi Kopenawa Yanomami

Quando as flores da árvore Mari desabrocham, surgem os sonhos. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta. Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Documentários 2023, São Paulo.

O QUE PODE UM CORPO? 
Brasil, 2020, 14 min, Livre.
De Victor di Marco e Márcio Picoli
Com Victor di Marco

Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes. Prêmios: Troféu Borboleta de Ouro e Favoritos do Público no 31º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo; Prêmio do Júri no 48º Festival de Gramado; Melhor Filme no 22º FestCurtasBH – Belo Horizonte International Short Film Festival; Melhor Direção e Melhor Curta - Metragem no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, dentre outros diversos prêmios.

A POEIRA DOS PEQUENOS SEGREDOS 
Brasil, 2012, 20 min, 14 anos
De Bertrand Lira
Com Verônica Sousa, Nanego Lira

Drama existencial de um casal do Cariri paraibano hipnotizado pelo mistério do mundo. O marido gasta o tempo viajando, no intento de desvendar esse mistério, ou ao menos de compreendê-lo. A mulher, sem entender o que se passa, conformada ou não, fica em casa à espera de seu retorno. Prêmio de Melhor Documentário do Festival de Cinema de Mérida, no México (2020), Prêmio da Crítica, no 13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e João Pessoa (2019); Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Prêmio Especial do júri de Interpretação), 26º Festival de Cinema de Vitória-ES (2019)

Dia 15 sexta 14h: PROGRAMA 4 – FRUTOS 2 - 14 anos

TESOURO QUILOMBOLA
Brasil, 2021, 23 min, Livre
De Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete

As crianças do Quilombo Gurugi-Ipiranga/PB brincam de caça ao tesouro e descobrem as verdadeiras riquezas da sua comunidade. Prêmio Infantil Comitê das Crianças de Jundiaí no Festival Comkids 2023.

MUTIRÃO, O FILME 
Brasil, 2022, 10 min, Livre
De Lincoln Péricles 
Com Maria Eduarda Isaú, Edna Matos

Uma criança apresenta a construção da sua quebrada. Melhor Filme Comunitário - Festival Perifericu.

CÓSMICA  
Brasil, 2022, 7 min, Livre
De Ana Bárbara Ramos
Com Iara Rocha

Crianças guardiãs, uni-vos! A Terra precisa de nossa ajuda para resolver um problema que não inventamos. Acho que a emergência climática não pode ficar somente nas mãos dos adultos. Menção honrosa 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

O PATO 
Brasil, 2022, 11 min, 14 anos
De Antonio Galdino 
Com Norma Goes e Ana Júlia Barbo

Cida decide acabar com o ciclo de violência em sua casa, e ser um exemplo para sua filha, Fia. Menção honrosa 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Festival Curta Jacarehy (Melhor Curta-metragem pelo Júri Oficial), 16° Fest Aruanda – Festival do Audiovisual Brasileiro (Melhor curta-metragem pelo Júri da Abraccine, Melhor direção, Melhor atriz, Melhor montagem, Melhor figurino e Curta-Metragem mais assistido).

Dia 15 sexta 19h: PROGRAMA 2 – SEMENTES - 14 anos - sessão seguida de debate com Rafael De Luna (prof. Departamento Cinema/UFF), Alice Akemi (profa Departamento Educação/UFF) e Valter Filé (prof. Departamento Educação/UFF)

RIBEIRINHOS DO ASFALTO 
Brasil, 2011, 26 min, Livre
De Jorane Castro
De Dira Paes, Letícia Cardoso, Ane Dias, Mendara Mariani, Hélio Castro, Armando Pinho, Tacimar Cantuária, Dione Colares e Adriana Cruz

Deisy mora na Ilha do Combu, do outro lado do rio, na frente de Belém. Ela gostaria de morar na cidade cheia de luzes que ela vê de noite na sua casa, no meio da mata. Com a ajuda de sua mãe, ela vai tentar realizar este sonho. Melhor Atriz para Paes, Dira e Melhor Direção de Arte para Santa-Helena, Rui no Festival de Cinema de Gramado, 39, 2011, Gramado, RS; Melhor Produção Amazônica no Curtamazônia, 2, 2011, Porto Velho, RO; Melhor Trilha Sonora Original para Lobato, Pio no Festival Guarnicê de Cinema, 34, 2011, São Luiz, MA; Melhor Filme pelo Júri Popular na Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, 2011, Manaus, AM; Melhor Direção no Festival de Cinema de Maringá, 10, 2012, Maringá, PR.

ADÃO, EVA E O FRUTO PROIBIDO
Brasil, 2021, 20 min, 14 anos
De R. B. Lima
Com Danny Barbosa, Lay Gonçalves, Manoa Vitorino, Margarida Santos, William Cabral

O curta-metragem retrata o encontro entre uma mulher transexual e seu filho adolescente, separados após o nascimento. Nesse novo cotidiano, ela enfrenta seus medos, ao mesmo tempo que tenta entender o filho e o papel de ser mãe. Também não é fácil para o jovem, que busca em uma pessoa desconhecida o sentido de sua própria existência. Assim, breves momentos contribuem para o amadurecimento dos dois, traçando um caminho de descobertas e quebras de preconceitos.

NOSSOS ESPÍRITOS SEGUEM CHEGANDO 
Brasil, 2021, 15 min, Livre
De Kuaray Poty (Ariel Ortega) e Bruno Huyer

Na Tekoa Ko’ẽju, Pará Yxapy, indígena Mbya Guarani dedica os primeiros cuidados a seu filho ainda no ventre, e reflete, com seus parentes, sobre os sentidos de sua gravidez em meio a pandemia de COVID-19 no Brasil.

ME FAREI OUVIR 
Brasil, 2022, 30 min, 10 anos
De Bianca Novais e Flora Egécia

Uma investigação acerca da sub-representação feminina na política brasileira a partir do cruzamento entre narrativas e percursos de mulheres com inspiração política, que conquistaram espaços ecoando suas vozes. Melhor Filme por Júri Popular na Mostra Competitiva do 7º CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema.

ESCREVIVÊNCIA E RESISTÊNCIA: MARIA FIRMINA DOS REIS E CONCEIÇÃO EVARISTO 
Brasil, 2021, 26 min, Livre
De Renato Barbieri e Juliana Borges

O 11º episódio da série televisiva Libertárixs, dedicada a personagens negros pouco conhecidos da história do Brasil, é dedicado a duas escritoras fundamentais da literatura brasileira.

Dia 16 sábado 19h: SESSÃO HOMENAGEM - seguida de debate com Elianne Ivo (profa Departamento de Cinema/UFF) e Tunico Amâncio (ex-prof. Departamento de Cinema/UFF). Presença confirmada do cineasta homenageado Silvio Tendler. 

A BOLSA OU A VIDA  
Brasil, 2021, 102 min, 10 anos
De Silvio Tendler

No futuro pós-pandemia da covid-19, a centralidade será o cassino financeiro e a acumulação de riqueza por uma elite ou uma vida de qualidade para todos, com menos desigualdade? O Estado mínimo se mostrou capaz de atender ao coletivo? Como garantir a vida sem direitos sociais e trabalhistas? Em qual modelo de sociedade queremos viver? O filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e nos faz refletir sobre a incompatibilidade do neoliberalismo com um projeto humanista de sociedade. 38º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo.


FCFA - FESTIVAL CARIOCA DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA - ENTRADA FRANCA

Dia 20 quarta 19h : sessão seguida de debate

MUITO PRAZER, WALTER FIRMO
Brasil, 2009, 18’
De Vicente Duque Estrada e Zeka Araújo

O documentário investiga os vários universos que permeiam a obra fotográfica desse incansável caçador de imagens, através do seu trabalho de produção em campo. A narrativa é construída através de três pontos de vista: o olhar de Firmo como caçador de imagens, o ponto de vista da festa-cenário e o diálogo com as fotos produzidas por ele, contaminando a narrativa. Acompanhando Firmo em suas expedições fotográficas em lugares tão diversificados como Festa de São Jorge, Copacabana e Paquetá (Rio de Janeiro), o documentário pretende capturar sua proposta de trabalho fundamentada no “fazer fazendo”, como ele mesmo diz.

EVANDRO TEIXEIRA: INSTANTÂNEOS DA REALIDADE
Brasil, 2003, 76’
De Paulo Fontenelle

O documentário sobre a fotografia de Evandro Teixeira - um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro narra sua trajetória e obra, cujas imagens, a maioria em preto-e-branco, eternizaram os principais episódios políticos do país desde a década de 60 e flagraram pelo mundo instantâneos de guerra, glória e glamour. Da queda do governo Allende, no Chile, aos desfiles de moda em Paris, passando por Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, a obra de Evandro é muito abrangente.


AS 4 FILHAS DE OLFA - LANÇAMENTO
Dia 15 sexta 15h20 | Dia 17 domingo 17h30
Les filles d’Olfa, França/Tunísia/Alemanha/Arábia Saudita, 2023, 110’, 14 anos
De Kaouther Ben Hania
Com Olfa Hamrouni, Eya Chikhaoui, Tayssir Chikhaoui

Entre a luz e a escuridão está Olfa, uma tunisiana mãe de quatro filhas. Um dia, suas duas filhas mais velhas desaparecem. Para preencher a ausência, a cineasta Kaouther Ben Hania convida atrizes profissionais e cria uma experiência única de cinema que desvenda as histórias de Olfa e sua família. Uma jornada íntima de esperança, rebelião, violência, transmissão e irmandade, que questiona os alicerces de nossas sociedades. Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cannes 2023. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

UTOPIA TROPICAL - LANÇAMENTO
Dia 16 sábado 17h50 | Dia 18 segunda 14h30
Brasil, 2023, 78’, 10 anos
De João Amorim

“Utopia Tropical” é um documentário embasado em conversas entre o linguista e analista político estadunidense Noam Chomsky e o brasileiro Celso Amorim, diplomata e ex-Ministro das Relações Exteriores. O filme se propõe a lançar um olhar crítico sobre a ascensão e a queda dos regimes de esquerda na América Latina nos últimos anos, abordando a manipulação feita pela mídia para descreditar o sonho de uma América Latina mais justa e plural. Chomsky e Amorim analisam as consequências dessas mudanças para as minorias, as populações afrodescendentes e indígenas, para o meio ambiente e para economia desses países. Um registro feito a partir do ponto de vista de dois intelectuais que não apenas acompanharam esses processos, mas, de uma forma ou de outra, exerceram neles alguma influência.

Trailer: https://youtu.be/AWzQHoy73Ro

20 DIAS EM MARIUPOL 
Dia 16 sábado 14h | Dia 18 segunda 16h10
20 dniv u Mariupoli, Ucrânia, 2023, 95 min, 16 anos
De Mstyslav Chernov

À medida que a invasão russa começa, uma equipe de jornalistas ucranianos presos na cidade sitiada de Mariupol luta para continuar o trabalho de documentação das atrocidades da guerra. Como os únicos repórteres internacionais que ficaram na cidade, eles capturaram imagens que definiram a guerra. Vencedor do Oscar 2024, e de mais de 28 outros prêmios, dentre eles o  BAFTA de Melhor Documentário e o Prêmio do Público - Melhor Documentário - do Festival de Sundance.

Trailer: https://youtu.be/MCcHBHUEuzw

EU, CAPITÃO
Dia 18 segunda 18h | Dia 20 quarta 16h40
IO, Capitano, Itália/Bélgica/França, 2023, 122´, 16 anos
De Matteo Garrone
Com Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo, Hichem Yacoubi

Invertendo o olhar a partir do qual se encara a chamada “crise dos refugiados”, o filme narra a odisseia de um jovem senegalês de Dakar em busca de uma Europa “mítica”, numa arriscada travessia do Mediterrâneo a bordo de um barco superlotado, depois de ter enfrentado a hostilidade do deserto e a crueldade dos centros de detenção na Líbia. Festival de Veneza 2023 – Leão de Prata para Melhor Direção e Prêmio Marcello Mastroianni para Melhor Jovem Ator (Seydou Sarr). Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Trailer: https://youtu.be/YUxGbysC6uo

LEVANTE
Dia 15 sexta 17h20 | Dia 19 terça 20h
Brasil, 2023, 99´, 16 anos
De Lillah Halla

Com Ayomi Domenica (ela/dela), Loro Bardot (ele/dele/elu/delu), Grace Passô (ela/dela), Gláucia Vandeveld (ela/dela), Rômulo Braga (ele/dele), Larissa Siqueira (ela/dela), Onna Silva (ela/dela), Lorre Motta (ele/dele), Isabella Pinheiro (ela/dela), Heloísa Pires (ela/dela), Helô Campello (ela/dela), Karina Rie Ishida (ela/dela), Lorena Costa (ela/dela)

Tempos difíceis exigem jogadas furiosas. A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía, 17 anos, descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada. Prêmios de Melhor Direção e Melhor Montagem no Festival do Rio, Melhor Filme no Mix Brasil, Prêmio na Semana da Crítica no Festival de Cannes, Melhor Filme no Festival de Biarritz, Melhor Filme Ibero-Americano no Festival de Palm Springs.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/Mgek4DAN99I

O MENINO E A GARÇA
Dia 17 domingo 15h (DUB) | Dia 18 segunda 20h20 (LEG) | Dia 19 terça 17h30 (LEG)
Kimitachi wa dô ikiru ka, Japão, 2023, 124´, 12 anos
De Hayao Miyazaki
Com Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura, Takuya Kimura, Kaoru Kobayashi e Shinobu Otake

Depois de perder a mãe durante a guerra, o jovem Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo. Vencedor do Oscar, Globo de Ouro, Prêmio BAFTA de Cinema, New York Film Critics Circle Awards de Melhor Animação.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/hCg9h3ILzJ4

OS REJEITADOS
Dia 14 quinta 16h | Dia 17 domingo 19h40 | Dia 19 terça 15h
The Holdovers, EUA, 2023, 134´, 16 anos
De Alexander Payne
Com Paul Giamatti, Da’vine Joy Randolph, Dominic Sessa

Um professor mal-humorado é forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles e com a cozinheira-chefe da escola. O filme foi indicado a cinco Oscars (Melhor Filme, Roteiro Original, Ator, Atriz Coadjuvante e Montagem). Melhor Ator, Atriz Coadjuvante e Roteiro Original no National Board of Review, Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia) e Melhor Atriz Coadjuvante. Da’vine Joy Randolph praticamente ganhou todos os prêmios do ano na categoria Atriz Coadjuvante, incluindo o Oscar no último dia 10 de março.

Trailer: https://youtu.be/NQG5X2bzT3k

SAMSARA – A JORNADA DA ALMA
Dia 16 sábado 15h40
Samsara, Espanha, 2023, 113’, Livre
De Lois Patiño
Com Amid Keomany, Toumor Xiong, Simone Milavanh, Mariam Vuaa Mtego, Juwairiya Idrisa Uwesu

O conceito do bardo no Budismo é o de um estado de transição entre a morte e a reencarnação. Este filme é uma exploração desse espaço de transição, desse momento liminar de transformação. Acompanhamos primeiro um monge adolescente, no Laos, que todos os dias lê a uma mulher idosa para a preparar para a sua viagem até a um renascimento. Quando o seu espírito inicia essa jornada, juntamo-nos numa experiência de luz e som, em que o ciclo da vida é o do cinema também.

Trailer: https://youtu.be/8PwcWJePdGs

A SOCIEDADE DA NEVE
Dia 20 quarta 14h
La sociedad de la nieve, Espanha/EUA/Uruguai/Chile, 2023, 144’, 14 anos
De J.A. Bayona
Com Enzo Vogrincic, Agustín Pardella, Matías Recalt, Tomás Wolf, Diego Vegezzi,  Esteban Kukuriczka, Francisco Romero, Rafael Federman, Felipe González Otaño

Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar um time de rúgbi ao Chile, sofre um acidente catastrófico nos Andes. Apenas 29 dos 45 passageiros sobrevivem à queda. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis do planeta, eles recorrem a medidas extremas para continuar vivos. Vencedor de doze Prêmios Goya (o “Oscar espanhol”), entre eles: Filme, Diretor, Ator Revelação (Matías Recalt), Fotografia, Montagem, Trilha Sonora, Som e Efeitos Especiais. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, A Sociedade da Neve também foi indicado ao Globo de Ouro, ao BAFTA e ao César.

Trailer: https://youtu.be/ivLzyfer_v0

leg livre

TRAILER

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema


INGRESSOS

Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00
(Exceto segundas-feiras)

Segunda-feira  -R$ 5,00
(Promoção “Meia-entrada para todos”)

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin