Ilíada

De 26/05/2023 a 28/05/2023

Após a temporada de sucesso no Teatro XP, Rio de Janeiro, Daniel Dantas e Letícia Sabatella entram em turnê com o espetáculo “Ilíada” de Homero, com direção de Octavio Camargo para aclamada tradução da obra por Manoel Odorico Mendes. Os atores apresentam dois cantos da Ilíada – Canto 1: o estabelecimento do conflito interno entre os gregos e suas motivações; e, o Canto 20: com o retorno triunfal e implacável do herói ao campo de batalha.

A montagem surgiu quando Daniel Dantas e Letícia Sabatella apresentaram os dois cantos da Ilíada na abertura do 32º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2022. Texto que integra o repertório da Cia Ilíadahomero de Teatro, fundada pelo diretor em 1999 no Paraná, no espetáculo os cantos 1 e 20 – que são interpretados em sequência pelos atores, ligando, em visão sinóptica, dois momentos epifânicos do poema heroico.

Recitada em festivais na antiguidade por séculos e matéria-prima essencial para a educação no mundo grego, a Ilíada é considerada a obra fundadora do pensamento ocidental.

Texto: Homero
Tradução: Manoel Odorico Mendes
Direção: Octavio Camargo
Elenco: Daniel Dantas e Leticia Sabatella