Notícias

ADIADA – Oficina Por dentro da baleia
A oficina “Por dentro da baleia”, que seria ministrada pelo diretor Renato Rocha, está temporariamente suspensa. Em breve, divulgaremos as novas datas.
Oficina Por dentro da baleia
(Uma investigação sobre o processo criativo de “Eu, Moby Dick)
Release: O diretor Renato Rocha convida artistas de diferentes áreas e disciplinas para um mergulho em suas estruturas de processo criativos, seus dispositivos, ferramentas e fundamentos para pesquisas de dramaturgias, corporeidades, estados sensórios e afetivos e linguagens estéticas. Dessa forma o diretor compartilhará um pouco de seu processo criativo e de como foi criado o espetáculo “Eu, Moby Dick” e ainda provocará o grupo a criar atravessamentos íntimos e pessoais a partir de uma plataforma multidisciplinar.
O workshop terá foco no compartilhamento do processo artístico do diretor e na criação artística, a partir do diálogo entre a performance, a cena e as artes visuais, onde o espaço teatral servirá de plataforma de encontro entre as demais expressões artísticas, que se colocarão a serviço de cada ator e de como este se relaciona com o mundo hoje, tendo seu própria biografia como ponto de partida.
Os participantes terão a oportunidade de vivenciar um pouco do processo criativo colaborativo que o diretor Renato Rocha vem desenvolvendo em Londres.
A partir do temas escolhidos por cada artista, o diretor os levará a uma investigação sobre as diferentes formas de abordagens entre a performance e composição cênica. E a partir disso produzir material cênico/performático, criando partituras de movimento, textos, imagens, sons e instalações cênicas cruzando e associando o material levantado pelos atores.
Renato Rocha é um diretor brasileiro que desenvolve uma carreira internacional desde 2010. Em Londres criou espetáculos para a Royal Shakespeare Company, The Roundhouse, LIFT (London International Festival of Theatre) e Circolombia. Criou espetáculos também para a Bienal Internacional de Artes de Marselha, National Theatre of Scotland, o Festival Internacional de Dança de Leicester, União Européia e Unicef. Além de ter dirigido e colaborado em projetos na Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste e Colômbia.
Fundador do NAI – Núcleo de Artes Integradas, desenvolve ainda uma pesquisa artística multidisciplinar, que vem chamando de processo criativo antropofágico, e vem ministrando residências artísticas ao redor do mundo.
Público Alvo: artistas, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas em processos criativos
Classificação Etária: a partir de 18 anos
Número de Vagas: 20 vagas
Formato: 2 encontros de 2 horas