Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

A Sereníssima República - LITERATURA EM CENA

De 14/07/2023 a 16/07/2023

 

LITERATURA EM CENA

Durante os meses de junho e julho, o Centro de Artes UFF apresentará a primeira edição da mostra Literatura em Cena, no Teatro da UFF. 

Com espetáculos que se debruçam em releituras de contos e romances, além de pesquisa dos acervos de manuscritos e correspondência de escritores, a mostra coloca em destaque textos literários, da prosa a poesia, assim como textos mais biográficos, como cartas, que evidenciam as múltiplas possibilidades que emergem do entrecruzamento de linguagens das Artes Cênicas e da Literatura.

Iniciando no final de junho, mês que marca o nascimento de Machado de Assis e Guimarães Rosa, as apresentações, além dos autores já mencionados, contarão também com adaptações de obras de Clarice Lispector e Ana Martins Marques.

A mostra se encerra com A Sereníssima República, adaptação do conto de Machado de Assis, com atuação de Gustavo Ottoni. O texto conta a história de Cônego Vargas, que convida a todos para uma palestra. Nela, ele pretende anunciar sua mais recente descoberta: o idioma das aranhas. O conto, publicado na coletânea Papéis Avulsos, de 1882, cria uma alegoria do processo eleitoral vigente à época no Brasil, por meio da conferência de um cientista.

A Sereníssima República

A Sereníssima República conta a história do Cônego Vargas, que convida a todos para uma palestra. Nela, ele pretende anunciar sua mais recente descoberta: o idioma das aranhas. A partir de alguns exemplares de aracnídeos em sua chácara, o Cônego consegue estudar profundamente a língua desses bichos, se tornando fluente. Por seu tamanho, suas vestes e o domínio do idioma, as aranhas passam a achar que ele é o próprio Deus. Aproveitando-se desse equívoco, o Cônego Vargas inicia um experimento e instaura uma república na comunidade das aranhas. Infelizmente para o religioso, bem no dia de apresentar suas descobertas ao público, o ator se revolta contra o personagem e diversas interrupções atrapalham a explanação científica. 

Ficha técnica

Texto Machado de Assis
Adaptação e interferências: Nino Ottoni
Atuação: Gustavo Ottoni
Direção: Leticia Guimarães
Cenário: Leticia Guimarães e Gustavo Ottoni
Figurino: Leticia Guimarães e Gustavo Ottoni
Som: Nino Ottoni e Gustavo Ottoni
Iluminação: Luiz Paulo Barreto
Arte: Cora Ottoni
Administração: Milena Monteiro
Operador de som: Nino Ottoni
Operador de luz: Luiz Paulo Barreto
Montagem de luz: Luiz Paulo Barreto
Mídias digitais: Lori Ávila
Direção de produção: Gustavo Ottoni


14 a 16 de julho de 2023
Sexta e sábado, às 20h, domingo às 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) - R$ 20 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin