Orquestra de Cordas da Grota

Orquestra de Cordas da Grota - Patrimônio Imaterial de Niterói

O Espaço Cultural da Grota (ECG) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizado na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói. Desde a década de 80 são realizadas no ECG ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, música, arte e educação, contribuindo para o desenvolvimento pessoal de quem se encontra em situação de vulnerabilidade, através da identificação e potencialização de talentos e vocações.

Ao longo dos anos o projeto recebeu diversas premiações como Prêmio Cultura Nota10 (2004 e 2006), Semifinalista do Prêmio Itaú-UNICEF (2007), Utilidade Pública Municipal (2008), Ponto de Cultura (2009), Utilidade Pública Federal e Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói (2010), Prêmio RioSociocultural 2011 (como Empreendedor Social); Tecnologia Social reconhecida e certificada pela FBB (2013).

Hoje, o ECG possui cerca de tem 20 alunos formados e 40 cursando nível superior em diversas universidades. Mais recentemente a orquestra foi contemplada pelo edital da Lei de Incentivo a Cultural da cidade de Niterói.  O projeto se iniciou em setembro de 2018 e tem previsão de término em maio de 2019 com a realização de concertos em diversos locais da cidade com o intuito de transmitir cultura ao maior público possível.

Tomaso Albinoni (1671-1715) – Sinfonia em Sol Maior

Antonio Vivaldi (1678-1741) – Concerto para fagote e orquestra
Solista: Jeferson Cerqueira

Antonio Vivaldi (1678-1741)