Shows

Documentário sobre grupo Música Antiga da UFF estreia nos cinemas em 12 de setembro

“A Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho” foi feito a partir de experiência inédita de produção híbrida na Universidade Federal Fluminense

O concerto “O Sonho do Império e o Império do Sonho”, do grupo de música antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi transformado em um documentário dirigido pelo professor e cineasta João Velho, há quatro anos à frente da produção audiovisual do Centro de Artes UFF. Entrevistas com os músicos e bastidores da apresentação estão no filme “A Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho” que entra em cartaz no dia 12 de setembro em seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

O primeiro documentário musical de longa-metragem produzido e idealizado pela equipe do Centro de Artes UFF, com a parceria de estudantes de cinema, terá um evento de lançamento voltado a convidados no Rio de Janeiro, incluindo a presença dos artistas do grupo Música Antiga da UFF, a partir das 18h30 do dia 12 de setembro, com sessão iniciando às 19h. O evento de lançamento do Rio será no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316, Botafogo, mediante confirmação de presença pelo link: https://www.facebook.com/events/2424601047593995/. Os convidados que confirmarem a presença pelo evento do Facebook até o dia 08 de setembro poderão retirar os ingressos na bilheteria antes do filme. Nas demais cidades, é preciso acompanhar a programação local para informações sobre os horários das sessões.

Mais sobre o documentário:

“A Música do Tempo” foi pensado para seguir a estrutura do concerto, que começa com músicas portuguesas medievais, termina com canções do tambor de mina do Maranhão e foi inspirado no mito do 5º império português e do Sebastianismo, desde suas origens na corte portuguesa, entre os Séculos XV e XVI, até o culto de Rei Sebastião na religião de Tambor de Mina, no Maranhão. O filme inclui depoimentos e imagens da visita do grupo ao cravista Roberto de Regina (construtor do primeiro cravo brasileiro e de um museu dedicado à arte barroca e renascentista).

A emoção, a memória da trajetória, e as novas perspectivas de futuro se misturam às cenas da apresentação do Música Antiga da UFF. O longa-metragem traz praticamente todas as músicas do repertório gravadas no Teatro da UFF, com direção de arte e concepção cênica do prestigiado cenógrafo Ronald Teixeira, além de cenas de bastidores da gravação do concerto e entrevistas com os componentes do conjunto.

Como resultado, o documentário oferece ao público a oportunidade de conhecer melhor a sonoridade, os instrumentos e a linguagem do movimento de Música Antiga, a partir de um repertório cuidadosamente pesquisado pelo grupo da UFF, e permite saber mais sobre a realidade da vida de músicos que trabalham nessa linha há mais de 30 anos.

Este filme é possivelmente a primeira experiência num inédito modelo de produção híbrido, no qual uma universidade pública, por meio de seu centro cultural, atua como  produtora, tendo como realizadora uma equipe profissional composta por técnicos da própria universidade ocupando as funções principais do filme, com a colaboração de estudantes de cinema.

Integram a equipe do documentário “A Música do Tempo” João Velho, que além da direção comanda a montagem; Deivison Branco, na direção musical; Whelby Dias, Pablo Rossi e Artur Bravo na direção de fotografia; Paulo M. de Andrade como colorista; Ronald Teixeira, na direção de arte e direção cênica; Daniel Planel, na edição; Laís Diel, na direção de produção; Alexandre Hang e BenHur Machado na mixagem e edição de som; e Leonardo Guelman, na produção executiva.

Sobre o Diretor:

O carioca João Velho tem 57 anos e está há quatro anos à frente da produção audiovisual do Centro de Artes UFF. É cineasta, editor e artista de motion graphics. Também atua como professor universitário, é autor de mais de cem artigos para jornais e revistas e editor de blog especializado em audiovisual. Trabalhou muitos anos como diretor de documentários e programas para TV, e realizou quatro curta-metragens com incursões na ficção e no documentário antes de finalizar seu primeiro longa-metragem para cinema, “A Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho”, que está sendo lançado agora.

Serviço:

Filme: “A música do tempo – do sonho do império ao império do sonho”
Evento de lançamento para convidados: dia 12 de setembro de 2019 – quinta-feira – 19h

Confirmar presença pelo evento https://www.facebook.com/events/2424601047593995/. Retirar os convites diretamente na bilheteria do cinema.

Espaço Itaú de Cinema: Praia de Botafogo, 316, Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Duração: 97 min
Ano de gravação: 2017
Classificação indicativa: Livre
Uma produção da Universidade Federal Fluminense

Ficha técnica:
Direção e Montagem: João Velho
Produção executiva: Leonardo Guelman
Direção de Arte e Direção Cênica: Ronald Teixeira
Direção Musical: Deivison Branco
Edição e montagem: Daniel Planel
Direção de produção: Laís Diel
Direção de fotografia: Whelby Dias, Pablo Rossi e Artur Bravo
Edição de Som e Mixagem do concerto: Alexandre Hang
Edição de Som e Mixagem Final: BenHur Machado
Colorista: Paulo M. de Andrade

Formação do Música Antiga da UFF no momento de produção do filmeLeandro Mendes – flauta, krumhorn, charamela; Lenora Pinto Mendes – flauta, viola da gamba, krumhorn, rauschpfeife; Mario Orlando – flauta, viola da gamba, percussão; Márcio Paes Selles – flauta, viola da gamba, krumhorn; Virgínia Van der Linden – flauta transversa, charamela, percussão e rauschpfeife.