MIB apresenta DARUA: Robertinho Silva e Foguete

Esta apresentação faz parte do “Brasil: A Margem”

Na confluência de várias efemérides - Dia do Índio, Descobrimento do Brasil, Tiradentes, São Jorge -, o Centro de Artes UFF propõe rever conceitos, usando a arte e a cultura como ferramentas de reflexão, no projeto “Brasil: A Margem”, entre os dias 17 e 25 de abril. Uma semana inteira repleta de eventos: debates, filmes, exposições, uma feira alternativa, concertos e shows de música popular. Com essa programação, o projeto aponta para o reconhecimento e a afirmação das margens de um Brasil efervescente e que carece se conhecer melhor.

Dudarua é o projeto que nasceu do encontro e encantamento de Robertinho Silva juntamente com o também percussionista Foguete. A dupla estruturou um trabalho que reproduz sons e ritmos do folclore brasileiro com instrumentos de percussão melódica. O espetáculo envolve o público numa imersão de histórias, poesia e ritmo.

Robertinho Silva é, sem dúvida alguma, um dos artistas brasileiros mais significativos das últimas décadas. Sua inquestionável arte é tocar bateria e percussão. Carioca e autodidata, descobriu a potencialidade da bateria ainda menino, tendo influência dos principais bateristas do Samba Bossa Nova (Edson Machado, Milton Banana e Dom Um Romão) e dos bateristas de Jazz norte americanos (Art Blakey, Philly Jo Jones, Elvin Jones, Tony Willians e Max Roach). Destacou-se com o grupo Som Imaginário, junto de Wagner Tiso e Luiz Alves. E, desde o início de sua carreira, no final dos anos 1960, até hoje, participa de gravações e concertos com grandes nomes da música nacional e internacional, além de se apresentar em grandes festivais como New Port, Berlim, Free Jazz Festival, JVC New York, Montreaux e Midem, entre outros.

Sua carreira inclui não somente gravações em estúdio, como apresentações ao lado de Milton Nascimento (com quem trabalhou por 26 anos), João Donato, Tom Jobim, Wayne Shoter, Paul Horn, George Duke, Egberto Gismonti, Airto Moreira, Flora Purin, Raul de Souza, Dori Caymmi, Calt Tjader, Sarah Vaughn, Gilberto Gil, João Bosco, Toninho Horta, Gal Costa, Nana Caymmi e Chico Buarque, dentre outros. Mais recentemente com Lisa Ono, Guilherme Vergueiro, Wanda Sá, Mônica Salmaso, o saxofonista Bud Shank e o guitarrista George Benson.

Estudioso da polirritmia nacional e atraído por todas as possibilidades tímbricas, regionais e com implicações folclóricas, Robertinho Silva desenvolveu, nos últimos anos, uma atividade de alta relevância, pois fez desse apelo cultural um fator agregador e de transformação social para jovens de comunidades carentes da zona portuária - e adjacências - do Rio de Janeiro. Foi um importante passo dado na carreira com a criação da Orquestra de Percussão Robertinho Silva, de capacitação social e profissional de jovens músicos.

O percussionista Foguete (Divaldo Barreto) iniciou sua carreira profissional no início da década de 1970, no Teatro Opinião, com Cláudia Versiani e João Donato. Trabalhou na peça Gota d'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, com direção musical de Dori Caymmi e Bibi Ferreira, no Rock Concert (TV Globo / Teatro Thereza Raquel) com a Banda Black Rio, na Aliança Francesa, com o show Alabê Rio Percussion, no Projeto Pixingão, acompanhando a Intrépida Trupe, Cassiano e Zezé Motta.

Entre as participações no exterior, destacam-se as no Theatre des dix Heures Pigalle, em Paris (1979) e no Festival Internacional du Theatre Universitaire, com o show Yes, nós temos bananas, em Lyon (1979). Na Alemanha, se apresentou no show Tangas do Brasil, em Baden-Baden. no ano de 1980. Em Londres, no ano de 1981, participou no Caxton Baile de Carnival. Ao lado de Rubens Dantas, percussionista de Paco de Lucia, com o grupo Frutos Tropicais, se apresentou no ano de 1983. Nesse mesmo ano participou de apresentações com o grupo Oiling Boiling. Em 1984, acompanhou Matti Oiling e Hakon Werlig. Na Espanha, se apresentou com o grupo Los Comediantes, no Cine Teatro Odeon de Barcelona, no ano de 1981. Com o grupo Alabê Mayor, em San Juan Evangelista, em Madri, se apresentou em 1985.

De volta ao Brasil, tem se dedicado aos estudos dos sons, através da construção de instrumentos musicais percussivos.

MIB apresenta Robertinho Silva no show Dudarua
Com Robertinho Silva (percussão), Foguete (percussão), Zé Neto (violão) e Natan Gomes (teclados)
20 de abril de 2018
Sexta | 20h