Festival “A força e a voz da mulher” - Lívia Nestrovski

Dia 26/03/2017

Apontada pelas revistas Marie Claire e Vogue como uma das novas vozes da música nacional, e descrita pela Polivox como uma cantora de “presença luminosa, avassaladora”, cuja voz é “uma das maiores realizações da canção brasileira contemporânea”, Lívia Nestrovski iniciou seus estudos musicais nos Estados Unidos, onde passou parte da infância. Formou-se em Canto Popular pela UNICAMP e é mestre em Musicologia pela Uni-Rio. Foi professora de Canto e História da Música na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo.

Desde 2008, é solista de Arrigo Barnabé, que referiu-se a ela como sendo “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”. A cantora lançou ao lado de Arrigo e de Luiz Tatit o disco “De Nada Mais a Algo Além” (2014), fruto de parcerias inéditas dos dois compositores. Nas palavras de Zé Miguel Wisnik, este disco foi possível “graças ao frescor e ao calor jovial unidos na voz agilíssima de Lívia Nestrovski”, que tendo “intimidade de nascença com as mais intrincadas passagens, dá triplos saltos carpados na voz sem perder a naturalidade entoativa, o que a faz a intérprete de sonhos para o esperado e inesperado encontro de Luiz Tatit com Arrigo Barnabé”. O disco foi finalista do Prêmio da Música Brasileira (2015) em duas categorias.

Lívia Nestrovski, cantora, e Fred Ferreira, guitarrista, vêm se confirmando como destaques de sua geração, participando de projetos tanto individualmente quanto em duo, no Brasil e no exterior. Já se apresentaram na França, Portugal, Hungria, Estônia, República Checa, Alemanha, Colômbia, Uruguai, Paraguai e Indonésia. Buscando um distanciamento das maneiras tradicionais de interpretação, o duo utiliza-se somente de guitarra, voz e efeitos eletrônicos para traçar narrativas sutis e inusitadas entre canções de Kurt Weill, Zé Miguel Wisnik, Milton Nascimento e compositores da nova geração, além de intersecções destas com peças de música erudita, como as de Benjamin Britten e Maurice Ravel. O virtuosismo e a expressividade se encontram para evidenciar aspectos do que o próprio Wisnik descreve como a “gaia ciência” da canção popular brasileira, onde fica evidente a “permeabilidade entre a citação culta e a fluência lírica, a densidade e a transparência, a filosofia e o sentido paródico, a inocência cem vezes refinada”.

Em 2013 lançaram o disco DUO, que nas palavras de Tom Zé, tem a canção Jogral como grande destaque de um disco “muito feliz nas escolhas”. Já Luiz Tatit destaca: “todas [as canções] dizem ao que vieram. Mas Youkali é uma das melhores interpretações que já ouvi na minha vida”. O disco foi apontado também como ousado, inovador (Guia da Folha) e arrojado (Revista Continente).

Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói – RJ)
Ingressos: R$50,00 (inteira) / R$25,00 (meia).
Classificação etária: 10 anos

Notícias - Shows