Duo Luísa de Castro & Erika Ribeiro

PIANO E VIOLINO NA MÚSICA DE CÂMARA

Luisa de Castro

Mestre em Música pela Bienen School of Music – Northwestern University, Evanston, Illinois, EUA (2016) e Bacharel em Música com Habilitação em Violino pela Unirio (2010). Em 2014 e 2015 foi premiada com o Anna Schauffler Lockwood Award for Excellence in String Music e o Eckstein Fund GrantAlém disso, recebeu em 2007 o primeiro prêmio do 12º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio – Categoria B (até 20 anos). Nos EUA, foi violinista do Contemporary Music Ensemble da Northwestern University sob regência de Alan Pierson. No Brasil, participou como intérprete das Bienais de Música Contemporânea Brasileira (FUNARTE-MINC) em 2009 e 2011. Recentemente participou do Pacific Music Festival no Japão, atuando sobre a regência de Valery Gergiev. Participou de turnê naquele país apresentando-se em Sapporo (Kitara Hall), Hakodate e Tóquio (Suntory Hall). Também participou dos seguintes festivais: Chautauqua Music Festival, Youth Orchestra of the Americas – Turnê Estados Unidos e Canadá, Festival Internacional de Música Antiga de Juiz de Fora. Já atuou como violinista convidada da Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais, entre outras. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Luísa é apaixonada por música de todas as épocas e gosta de explorar novos sons e limites do seu instrumento.

Erika Ribeiro

Graduada em piano pela a Escola de Música de Piracicaba e Mestre pela Universidade de São Paulo - USP, sob orientação de Eduardo Monteiro. Estudou durante dois anos na tradicional Hochschule für Musik 'Hanns Eisler' em Berlim (Alemanha) e participou de cursos de aperfeiçoamento nos Estados Unidos, Suíça e França. Atualmente leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, onde em 2014 assumiu a cátedra de Piano, Música de Câmera e Recital. Conhecida pela elegância, inteligência e sutileza de suas interpretações, a pianista Erika Ribeiro é considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração. Foi vencedora de 10 concursos nacionais de piano - entre eles o III Concurso Nelson Freire, e premiada em mais de 20, Erika tem se apresentado como solista nas principais salas de concerto do país.

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Sonata para Violino e Piano em Si bemol Maior k. 454

Largo – Allegro

Andante