Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Mediação e Projetos

XII Interculturalidades – Brasil em Cartaz, Brasil em Catarse

Entre os dias 20 e 29 de setembro acontecerá o XII Interculturalidades com o tema “Brasil em Cartaz, Brasil em Catarse”, reunindo exposição, shows, apresentações teatrais, cinema e a feira Gira nos jardim da reitoria da Universidade Federal Fluminense. O evento deste ano celebra, também, os 20 anos da primeira edição, ocorrida em 2002. 

Neste ano de efemérides como o centenário da Semana de 22 e o bicentenário da Independência, o XII Interculturalidades retoma o mote de sua trajetória, voltando-se para o que está em cartaz no Brasil, como um país que se convida a olhar-se no espelho multifacetado de suas contradições. 

Entre o que está em cartaz e a antevisão de um Brasil em catarse, coloca-se a possibilidade de se refazer um caminho de experiências, uma imersão coletiva do país voltada para matrizes e territórios dinâmicos da brasilidade. A programação conjuga grupos com uma longa estrada na ação cultural e outros mais recentes, movidos por uma arte comprometida com a democratização da cultura e um pensamento crítico. 

A proposta é a de celebração de uma efervescência cultural do país, sobretudo após o represamento do espaço social na pandemia. É catarse de vida plural, da coletividade, afirmando os diferentes modos de existir no mundo, pois o país, em sua essência tão plural e desigual, não pode restringir-se a representações unívocas que subtraem a matéria da sua diversidade.

Como panorama do atual contexto brasileiro, a exposição “Brasil em Cartaz” reúne oito artistas que se voltam para as representações de nação e os símbolos nacionais, a agudeza social nas ruas, a resistência de corpos periféricos. Cantam e nos curam nessa jornada as vozes do Coletivo Vem Pra Luta Amada e Alberto Pereira, Auá Mendes e Jefferson Medeiros, Guilhermina Augusti e Marcos Roberto, Ricardo Pimenta e Deneir. 

Como destaque da programação, Amir Haddad traz o espetáculo “ZARATUSTRA: uma transvaloração dos valores”, com Viviane Mosé. O evento homenageará Haddad com a exibição do filme Cirandeiro em 3 atos, que, mais do que o registro do processo criativo de um gênio, é uma ode à sua contribuição imprescindível com a democratização da cultura no Brasil, seguido de uma conversa com o diretor, ator e professor de teatro. Em ambos os dias, ocorrerá o lançamento do livro “Amir Haddad de todos os teatros”, que reúne o pensamento e ensinamentos do homenageado. 

No cinema, haverá a sessão da cópia 4k recentemente restaurada de Deus e o diabo na terra do sol, aclamada no Festival de Cannes deste ano. O filme de Glauber Rocha, de 1964, é um marco da cinematografia brasileira.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

WordPress Video Lightbox Plugin