Cinema

Lançamento da Revista Aurora

Na terça-feira, dia 03, 19h30, antes da sessão do filme Edifício Master, haverá o lançamento da revista de cinema brasileiro Aurora.

A Revista Aurora é uma publicação online voltada para refletir sobre o cinema brasileiro em toda sua amplitude. A proposta foi concebida no projeto de tutoria do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCINE/UFF) quando aprofundamos nossa percepção a respeito das grandes lacunas sobre a cinematografia nacional que merecem ser preenchidas para melhor compreendermos a história do nosso cinema. Em suma, a Revista Aurora é uma proposta para resgatar o cinema brasileiro em suas questões estéticas, políticas, culturais, sociais, econômicas, entre outras.

A partir de textos ensaísticos da equipe de autores e colaboradores eventuais, a Revista Aurora terá dossiês temáticos quadrimestrais com o intuito de se aprofundar e trazer à tona questões que há muito estão adormecidas no cinema brasileiro. Além da edição da revista, haverá ações como o cineclube da revista para manter a discussão sobre o filme brasileiro constante e pulsante, como acreditamos.

O primeiro número da revista (abr-jul 2022) traz o dossiê “Cinema Brasileiro anos 90” e tem na equipe Fátima Luiza, Lucas Reis, Matheus Strelow, Rodrigo Bouillet, Luciane Carvalho, Adriano Del Duca e Naira Évine. A revista pode ser acessada pelo site https://auroracine.com.br/