Concertos

IV SIMUPE – INSCRIÇÕES OFICINA ON-LINE – O TAO DO CELLO

Dia 23/09 – 14h às 15h30
Período de inscrições: 01 a 14/09 (ou até o preenchimento das 15 vagas)

Link para inscrição: https://forms.gle/VVygBWLvoPFEbdgX6

O TAO DO CELLO: um caminho para o ensino dos instrumentos de arco em ações sociais
TAO = caminho = a importância do caminho e não somente o objetivo final

Resumo

A oficina tem o objetivo de analisar o nascimento da filosofia e metodologia Suzuki, funcionamento, dificuldades e entendimento do pensamento oriental de ensino, em uma realidade brasileira (Suzuki e o Zen).

O Tao do Cello: um caminho para o ensino dos instrumentos de arco em ações sociais é um projeto de pesquisa do violoncelista Ronildo Candido, de sua aplicabilidade de ensino e fundamentos.

O encontro fará a discussão sobre o ensino das cinco fases propostas pela metodologia O Tao do Cello, fazendo uma análise comparativa de métodos, materiais didáticos e também propondo uma roda de conversa com os professores inscritos sobre as técnicas de ensino nos projetos sociais, escolas públicas e orquestras sociais, bem como seus resultados e dificuldades.

Público-alvo

Professores de projetos sociais, escolas públicas e orquestras sociais que trabalham diretamente com o ensino dos instrumentos de arco.  (A princípio será dada prioridade para pessoas que trabalham em projetos sociais. Em caso de sobra de vagas, serão incluídos demais interessados por ordem de inscrição.)

*Os alunos inscritos que participarem receberão certificado de participação pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.*

Limite de alunos na turma

15 alunos

Pré-requisito

Prioritariamente trabalhar com o ensino dos instrumentos de arco em ações/projetos sociais.

Ronildo Candido Alves

Natural de Belo Horizonte, iniciou seus estudos com o violoncelista Milton Cunha na Scolla Cantorun da Fundação Clóvis Salgado, e Watson Clis na Universidade de Minas Gerais. É mestre em música, bacharel e técnico em violoncelo pela Universidade Federal de Estado do Rio de Janeiro, na classe do professor Alceu Reis. Como bolsista do governo japonês, estudou na Tokyo University of Music and Fine Arts, assim como na The Talent Education of Method Suzuki, com o professor Yoshino Terada. Participou de encontros internacionais para professores de método Suzuki em Matsumoto, onde estudou com a professora Tanya Carey. Especializou-se em “Técnicas dos Instrumentos de Arco” (2008) e “Métodos de Ensino do Violoncelo” (2010) na Barratt Due Music Institute, Noruega. No Festival de Música em Valdres, Noruega (2011), aprimorou-se em “Pedagogia e metodologia do ensino do violoncelo para crianças”. No Brasil, atuou como professor de método Suzuki em diversos festivais como Brasília, Londrina, Minas Gerais, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e outros.  Também atuou como professor de violoncelo no Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF e em diversos cursos de extensão e oficinas de música pela universidade. Atualmente é professor do projeto Cidade da Música de Volta Redonda, onde leciona desde 1995, do projeto Aprendiz de Niterói, do projeto Zeca Pagodinho e também é violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional UFF.