FELLINI 100 ANOS

Federico Fellini completaria cem anos em 20 de janeiro de 2020. A mostra programada para essa comemoração seria exibida no Cine Arte UFF em março daquele ano, justamente quando tudo fechou por conta da pandemia.

Agora, dois anos e meio depois, o cinema de Fellini vem comemorar os 54 anos do Cine Arte UFF com cinco de suas obras. E para festejar conosco, o público ainda tem um motivo muito especial: ingressos promocionais a R$ 8, para todos, nos cinco filmes da mostra.

8½ | Dia 08 quinta 19h30
8½, Itália/França, 1963, 138’, 14 anos
Com Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée, Sandra Milo

Realidade e ficção se misturam em 8½, filme mais metalinguístico de Federico Fellini. Marcello Mastroianni interpreta Guido Anselmi, diretor de cinema, sofrendo de um caso terrível de bloqueio criativo. Guido tenta realizar um filme de ficção-científica em um balneário italiano enquanto lida com dificuldades artísticas, pessoais e amorosas, um casamento em crise e várias paixões. 8½ olha para o cinema com uma mirada surrealista e pessoal. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Figurino em 1964.

A VOZ DA LUA | Dia 09 sexta 19h50
La voce della luna, Itália/França, 1990, 120’, 14 anos
Com Roberto Benigni, Paolo Villaggio, Nadia Ottaviani

Recém-saído de um manicômio, Salvini vê o mundo de maneira diferente das outras pessoas, de um jeito poético e particular. Enquanto sonha com o amor, conta com a voz da lua para guiá-lo em suas aventuras. Uma experiência sucede a outra e, em todas elas, Fellini trata de evocar os males do mundo moderno e os conflitos da natureza humana com muita sensibilidade.

OS BOAS VIDAS | Dia 10 sábado 18h | Dia 13 terça 20h
I vitelloni, Itália/França, 1953, 109’, 14 anos
Com Alberto Sordi, Franco Interlenghi, Franco Fabrizi, Leopoldo Trieste

Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que nada mais faz do que passar o seu dia a dia em farras e conquistas amorosas. Apesar de já não serem tão novos, não têm vontade nenhuma de trabalhar, são sustentados pelas famílias, e têm uma imensa dificuldade de amadurecer. No entanto, essa vida fácil está com os dias contados. Em seu terceiro longa, Fellini nos entrega uma história inspirada em suas vivências, mesclando comédia e uma certa amargura. Leão de Prata de Melhor Direção no festival de Veneza 1953.

A DOCE VIDA | Dia 11 domingo 17h
La dolce vita, Itália/França, 1960, 174’, 14 anos
Com Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux

Federico Fellini nos guia em um passeio pelas dores, delícias e pela frivolidade da burguesia romana dos anos 1960. No centro desse passeio está Marcello Rubini, jornalista e colunista social, e suas aventuras profissionais e amorosas. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, ele frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida. Palma de Ouro no Festival de Cannes 1960 e Oscar de Melhor Figurino em 1962.

JULIETA DOS ESPÍRITOS | Dia 12 segunda 19h30
Giulietta degli spiriti, Itália/França, 1965, 137’, 14 anos
Com Giulietta Masina, Sandra Milo, Valentina Cortese, Mario Pisu

Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Durante a festa de seu aniversário de casamento, sua irmã traz um guru, que faz uma evocação de espíritos. A partir deste evento, Julieta começa a ser atormentada por visões do outro mundo, que apontam para a infidelidade do marido e parecem tentar mostrar os rumos de uma nova vida. Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1966.