Shows

Encerramento do curso “Suzuki: uma estratégia para o aprendizado do violoncelo”

O curso “Suzuki: uma estratégia para o aprendizado do violoncelo” foi concluído no dia 7 de dezembro de 2019. Como uma ação do Programa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e do Centro de Artes UFF, o curso oferece aulas gratuitas de violoncelo à comunidade.

Ministrado pelo violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional UFF Ronildo Candido Alves, se dedica à resolução das tensões geradas pelo nervosismo que impede os alunos de tocarem seus instrumentos de forma confortável e com excelente resultado de performance, por meio da respiração e do trabalho corporal.

Na metodologia Suzuki os pais desempenham um papel ativo no processo de aprendizagem dos filhos pelo apoio rotineiro e participativo.

O curso ocorreu entre junho e dezembro deste ano, com a realização do concerto de encerramento no Teatro da UFF. Participaram doze alunos de distintas faixas etárias que se dividiram durante o semestre em três turmas: infantil, intermediário e avançado.

Além dos alunos, familiares e convidados participaram da apresentação também convidados muito especiais: O quarteto Cellos-Uni, formado por Davi Pereira, Luanda Maia, Lurian Moura e Willian Baptista, (bacharelandos de Música e ex-alunos de Ronildo), que nos brindou com uma linda apresentação, e Daniel Silva, o Spalla dos Cellos da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, que deu um show à parte, encantando todos os presentes, principalmente os jovens músicos que não “piscaram” durante a sua apresentação.