Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Cinema

Cine Arte UFF – 27 de abril a 03 de maio

No mês da visibilidade indigena, propomos ao nosso público a sensibilização do olhar para esses vastos universos. A Mostra Mirações Indígenas é composta por três longas-metragens e cinco curtas-metragens que irão compor sessões duplas, com um curta e um longa. São filmes que trazem uma diversidade de modelos de produção audiovisual, etnias, línguas, regiões e histórias, compondo um pequeno painel da rica produção audiovisual indígena. Também trazemos a última chance para os ótimos Pacifiction, Close e Decisão de partir e a chegada na nossa programação de Broker – uma nova chance, com o magnífico Song Kang-ho de Parasita, vencedor do prêmio de melhor ator em Cannes em 2022.

O TAMANDUÁ E A SERRA – Entrada Franca
Dia 27 quinta 14h
Brasil, 30’, Livre
De Sávio Freire Bruno

O filme “O tamanduá e a serra” é o primeiro documentário feito sobre o tamanduá-bandeira, espécie icônica da fauna brasileira. São imagens inéditas do ciclo de vida do animal, resultado de uma pesquisa minuciosa e laboriosa. Produzido pelo Projeto de Extensão Fauna Brasil – UFF, o média metragem também contextualiza a rica biodiversidade do Cerrado brasileiro, com enfoque no Parque Nacional da Serra da Canastra, MG.

Sessão seguida de debate com:

Prof. Luiz Antonio Botelho Andrade, Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão e Coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico da UFF.
Izar Aximoff – Pós doutorando em Ciências Ambientais e Florestais – UFRRJ
Gabriel Marques Dias – Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) / UFF, Pós-graduando em Ensino de Ciências e Biologia – Colégio Pedro II.
Sávio Freire Bruno / Professor Titular da UFF, Coord. Projeto Fauna Brasil – UFF / Laboratório de Registro Audiovisual da Fauna Brasileira / Faculdade de Veterinária / PROEX / UFF.
Evento presencial, gratuito, certificado sujeito à requisitos, como número de vagas, inscrição e assinatura da lista de presença no local.

Inscrição: http://www.extensao.uff.br/inscricao/?curso=7099

Mostra Mirações Indígenas

521 ANOS| SIIA ARA
Dia 28 sexta 19h
Brasil, 2021, 6´
De Adanilo

Urucu vermelho de sangue. Sangue nas mãos ou nas veias, Abya Yala Terra Indígena. Cantos que são falas, armas que são falos. Passarão. Esturro de onça demarcando território. Novos presságios de rasga mortalha. 521 Anos de pátrias amadas desde a invasão europeia. O coma colonial segue, muita gente adormecida em ideias sobre nós, os povos originários. A história foi mal contada, mas nós vamos descontar, vamos recontar. Vamos despertar cada vez mais. Já não dormimos. Cada vez mais vamos ser a natureza. Os próximos 521 Anos vão ser nossos. Os próximos 521 Anos vão ser indígenas.

NOVA IORQUE, MAIS UMA CIDADE
Dia 02 terça 17h10 | Dia 03 quarta 14h10
Brasil, 2019, 19’
De Joana Brandão e André Lopes
Com Patrícia Ferreira

Jovem líder e diretora audiovisual, Patrícia Ferreira tem sido reconhecida pelos documentários que vem realizando com seu povo, os Guarani Mbya. Ela foi chamada para debater seu trabalho em um dos maiores festivais de cinema etnográfico do mundo, o Margaret Mead Film Festival, realizado no Museu Americano de História Natural em Nova York. Nesse local, Patrícia se depara com algumas exposições, debates e atitudes que a fazem pensar o mundo do povo “juruá”, contrastando-o com os modos de existência dos Guarani.

MÃTÃNÃG, A ENCANTADA
Dia 30 domingo 17h10 | Dia 01 segunda 15h20
Brasil, 2019, 19’
De Shawara Maxakali e Charles Bicalho

A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, vítima de uma picada de cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos, eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Falado em língua Maxakali e legendado, Mãtãnãg se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali. As ilustrações para o filme foram realizadas em uma oficina na Aldeia Verde, no município de Ladainha, em Minas Gerais.

PAOLA
Dia 27 quinta 16h40
Brasil, 2022, 16’
De Ziel Karapoto

Paola e Ziel cresceram no território indígena Karapotó, no interior de Alagoas, porém em suas juventudes acabaram seguindo caminhos diferentes. O filme é um reencontro na cidade de Recife, em um ritual de cura e afeto, revivendo laços de amizades.

VIRGEM DOS DESEJOS
Dia 29 sábado 16h50
La Virgen de Los Deseos, Bolívia, 7’
De Gillearde Pedro, Nadja Marin, Cesar Tellez, Sebastian Castillo, Jesus Lucana

Em La Paz, na Bolívia, o coletivo ativista anarco-feminista de grafiteiras “Mujeres Creando” cria a casa chamada “Virgen de Los Deseos”, onde as mulheres exercem diversas atividades para acolher, oferecer justiça, espalhar suas mensagens e fortalecer o coletivo. No local também opera a rádio Deseo, uma rádio com conteúdos feministas, indígenas, de direito das domésticas, direitos LGBTs e outros.

A TERRA NEGRA DOS KAWA – LANÇAMENTO
Dia 27 quinta 16h40 | Dia 29 sábado 16h50 | Dia 03 quarta 14h10
Brasil, 2018, 96´, 10 anos
De Sergio Andrade
Com Kay Sara, Anderson Kary Báya, Severiano Kedassere, Mariana Lima, Felipe Rocha, Marat Descartes.

Um grupo de cientistas faz escavações em terrenos no interior do Amazonas em busca de uma terra preta e fértil, usada para fins agrícolas. Conforme se aproximam do sítio dos indígenas Kawa, notam que a terra adquire poderes energéticos e sensoriais. Acompanhando o dia a dia dos indígenas, parte do grupo fica maravilhada com as técnicas misteriosas para cultivar o solo, mas um dos pesquisadores começa a ter intenções ambiciosas. Ficção científica amazonense, o filme foi rodado próximo a Iranduba-MA, na calha do Rio Solimões e tem atores das etnias Tarianos, Saterés, Tikuna e Tukanos.

Trailer > https://www.youtube.com/watch?v=R_wYcDS8W6E

PARA’Í – LANÇAMENTO
Dia 30 domingo 17h10 | Dia 01 segunda 15h20
Brasil, 2018, 81´, 10 anos
De Vinicius Toro
Com Regiane Santos, Samara Pará Martim, Monique Poty Mattos

Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, porque moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra. Realizado em colaboração com o Grupo Audiovisual da Terra Indígena (TI) Jaraguá, em São Paulo (SP), sob direção de Vinicius Toro, o longa-metragem enfoca a relação dos Guarani com seu território e seus alimentos tradicionais.

Trailer > https://www.youtube.com/watch?v=voNn6cTwaRM&t=1s

NOITES ALIENÍGENAS
Dia 28 sexta 19h | Dia 02 terça 17h10
Brasil, 2022, 91´, 16 anos
De Sérgio de Carvalho
Com Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Kika Sena

Noites Alienígenas expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Estado do Acre. Melhor filme, Melhor filme pelo júri da crítica, Melhor Ator (Gabriel Knoxx), Melhor Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Melhor Ator Coadjuvante (Chico Diaz) e Menção Honrosa ao ator Adanilo no Festival de Gramado 2022.

Trailer > https://www.youtube.com/watch?v=5fd8ka-pPs0&ab_channel=VitrineFilmes

Sessão com debate com o ator Adanilo e mediação de Pedro Gradella (CEART/UFF)

Adanilo é Indígena, manauara, ator, dramaturgo e diretor de cinema e teatro. Atuou nos longas Marighella, de Wagner Moura,  Eureka, de Lisandro Alonso, Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, O Rio do Desejo, de Sérgio Machado, e nas séries Segunda Chamada, Dom, Cidade Invisível, dentre outros. Em Manaus trabalhou em diversos grupos onde desenvolveu filmes, peças de teatro e eventos culturais diversos, dos quais destaca-se o Teatro Galeroso, grupo que investiga as artes cênicas e audiovisuais a partir de uma visão periférica da cidade de Manaus. Como diretor, Adanilo dirigiu os curtas Castanho e 521 Anos | Siia Ara, e os espetáculos de teatro Bicho Doido e Primeiro Quarto. Já na função de dramaturgo, Adanilo lançou textos nos livros Outras Dramaturgias, Amazonas Dramaturgias e foi premiado no concurso Jovens Dramaturgos, publicando o livro da peça Bicho Doido.


BROKER – UMA NOVA CHANCE
Dia 30 domingo 14h40 | Dia 01 segunda 19h40 | Dia 02 terça 14h50 | Dia 03 quarta 19h40
Beurokeo / Broker, Coreia do Sul, 2022, 129´, 12 anos
De Hirokazu Koreeda
Com Song Kang-ho, Gang Dong-won, Bae Doona, Jie-eun Lee, Lee Joo-young, Seung-soo Im, Ji-yong Park, Kim Sun-young.

Sang-hyun administra uma lavanderia, mas está constantemente cheio de dívidas. Já Dong-soo cresceu em um orfanato e hoje trabalha em uma instalação que recebe bebês abandonados. Em uma noite, eles pegam um bebê que foi deixado na instalação. No dia seguinte a mãe da criança, retorna inesperadamente para pegar seu filho de volta. Ao perceber que seu bebê foi levado, ela está prestes a chamar a polícia quando os homens confessam que o levaram. A mulher acaba se juntando a Sang-hyun e Dong-soo e os três saem em missão para encontrar novos pais para o bebê, sem saber que estão sendo observados por duas detetives da polícia que estão numa investigação que já dura meses. Reunidos por acaso através de um bebê, os cinco indivíduos embarcam em uma jornada incomum e inesperada. Prêmio do Júri e prêmio de melhor ator para Song Kang-ho em Cannes 2022.

Trailer > https://www.youtube.com/watch?v=nICSwNUm0lk

CLOSE
Dia 28 sexta 16h40 |Dia 29 sábado 14h30 | Dia 01 segunda 17h20
Close, Bélgica/Holanda/França, 2022, 105´, 12 anos
De Lukas Dhont
Com Émilie Dequenne, Kevin Janssens, Léa Drucker, Igor van Dessel, Marc Weiss

Leo e Remi são dois garotos na casa dos 13 anos de idade que têm a sua amizade repentinamente interrompida. Para compreender o que aconteceu, Leo se aproxima da mãe de Remi. O filme, uma comovente história sobre amizade, respeito ao próximo e o machismo destrutivo enraizado em nossa sociedade, foi vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes 2022, e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Trailer> https://www.youtube.com/watch?v=SupPHaRUebU

DECISÃO DE PARTIR
Dia 30 domingo 19h20 | Dia 02 terça 19h20
Heojil kyolshim/Decision to Leave, Coreia do Sul, 2022, 139’, 14 anos
De Park Chan-Wook
Com Tang Wei, Park Hae-il, Lee Jung-hyun

O detetive Hae-Joon é chamado para investigar uma misteriosa morte. Durante a investigação, ele conhece a chinesa Seo-Rae,viúva do homem morto, e trata-a como suspeita. A beleza e a personalidade misteriosa da mulher o atraem e, à medida que o caso avança, os dois tornam-se cada vez mais próximos. Do mesmo diretor de Old boy e A criada, o filme ganhou Melhor Direção em Cannes (e mais 40 prêmios!).

Trailer> https://www.youtube.com/watch?v=HBbB406WNyE

PACIFICTION
Dia 27 quinta 19h | Dia 29 sábado 19h | Dia 03 quarta 16h40
Pacifiction – Tourment sur les îles, França/Espanha, 2022, 165´, 16 anos
De Albert Serra
Com Benoît Magimel, Pahoa Mahagafanau, Sergi López

Em uma ilha da Polinésia Francesa, uma escritora retorna ao seu país depois de ter triunfado na França com um romance. No entanto, ela está desorientada e em crise criativa. Diante da impossibilidade de escrever novos trabalhos, ela decide aceitar um trabalho de tradução simultânea junto com um embaixador. Uma estranha atração amorosa começa entre eles, cheia de contrastes. Aos poucos ela percebe o cinismo da política internacional, com uma ameaça latente de novos testes nucleares por parte do governo francês. Seu caso de amor com o embaixador será afetado por esse conflito, e interesses políticos e romance se misturam. Vencedor do Prêmio César 2023 de Melhor Ator e Fotografia, o filme foi indicado para a Palma de Ouro em Cannes e foi eleito o melhor filme de 2022 para a prestigiada revista Cahiers du Cinéma.

Trailer > https://www.youtube.com/watch?v=oYPJ9P-EE8Q


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00

Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

WordPress Video Lightbox Plugin