Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Cinema

Cine Arte UFF – 07 a 13 de setembro

A semana é de comemorações por aqui. Dia 12 de setembro é o aniversário do Cine Arte UFF e preparamos uma programação especial, para não dizer insana: MAPA ASTRAL DO CINEMA BRASILEIRO – VOLUME 1. A mostra é composta por 24 filmes (na primeira semana são 14) escolhidos a partir do signo solar dos diretores, e, quando possível, estabelecendo uma proximidade temática e estética com as características do signo em questão. Uma brincadeira, mas também um desafio para a equipe e para o público. A Mostra também homenageia a história da sala, que realizou duas mostras similares em 1987 e 1991, e procura trazer uma panorama da cinematografia brasileira recente e na realidade do país. Seguimos ainda com mais oportunidades para ITHAKA – A LUTA DE ASSANGE e RETRATOS FANTASMAS, este último uma linda homenagem ao cinema e às salas de cinema e que só embeleza e engrandece este nosso aniversário. E por fim: Hi Barbie! Hi Ken! Finalmente o fenômeno mundial BARBIE, dirigido por Greta Gerwig, chega à nossa sala. Vem pro cinema comemorar com a gente!

MAPA ASTRAL DO CINEMA BRASILEIRO

Mapa Astral do Cinema Brasileiro – volume 1 é uma brincadeira proposta por nossa equipe para revisitar nossa história e celebrar esses 55 anos muito bem vividos. Desafiamos o programador e estudioso da astrologia Alex Vancellote (programador da sala desde 1986) a montar essa Mostra, um panorama pela cinematografia brasileira recente. A ideia também retoma duas Mostras similares, e de grande repercussão, realizadas pela equipe em 1987, “Meia-Noite – A Hora do Zodíaco”, e 1991 – “O Zodíaco do Cinema”. 

Nas palavras do curador “o critério adotado para selecionar os filmes é idêntico ao das outras mostras de astrologia: a escolha dos filmes para cada signo tem por base o signo solar dos diretores (com duas únicas exceções), e, se possível, uma proximidade, por associação temática e estética, com as características do signo em questão. À sua maneira, essa mostra é uma experiência imersiva (para usar uma palavra da moda) na realidade do país. Agora são 24 títulos (ao invés de 12), todos dirigidos por cineastas brasileiros e o foco está em nosso cinema, sempre obrigado a renascer, a ter de recomeçar, aliás, como o próprio país”.

A mostra tem preço único de R$ 5,00 e apoio da Vídeo Filmes, Vitrine Filmes, Downtown Filmes, Paris Filmes, Embaúba Filmes, Tambellini Filmes, Okna produções, Pandora Filmes, Imovision, Forte Filmes, Rec Produtores Associados, Carnaval filmes, Mercúrio produções e Bretz Filmes.

ÁRIES

NO INTENSO AGORA
Dia 07 quinta 17h50
Brasil, 2017, 127’, 12 anos, DCP
De João Moreira Salles

Feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial da Revolução Cultural, o filme investiga a natureza de registros audiovisuais gravados em momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor quantidade, no Brasil. As imagens, todas elas de arquivo, revelam o estado de espírito das pessoas filmadas e também a relação entre registro e circunstância política. Lançado em novembro de 2017, No Intenso Agora esteve na seleção do Festival de Berlim e do É Tudo Verdade antes de estrear no circuito comercial brasileiro.

TERRA ESTRANGEIRA
Dia 07 quinta 20h20
Brasil, 1995, 110’, 16 anos, DCP
De Daniela Thomas, Walter Salles
Com Fernanda Torres, Fernando Alves Pinto, Alexandre Borges, Luís Melo, Laura Cardoso, Tchéky Karyo

Sem perspectiva de vida no Brasil, Paco decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Lá, ele conhece a brasileira Alex e seu namorado Miguel. Todos se envolvem em um esquema de contrabando e suas vidas viram um pesadelo. Vencedor de Melhor Filme Estrangeiro no Entrevues International Film Festival, o filme também foi indicado a oito categorias no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, do qual venceu seis.

TOURO

BARONESA
Dia 08 sexta 18h50
Brasil, 2018, 71’, 16 anos, DCP
De Juliana Antunes

Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

A FRENTE FRIA QUE A CHUVA TRAZ
Dia 08 sexta 20h20
Brasil, 2015, 110’, 16 anos, DVD
De Neville D´Almeida
Com Bruna Linzmeyer, Chay Suede, Johnny Massaro, Michel Melamed

Um grupo de playboys organiza a última festa na favela antes da mudança no tempo. E para esta noite especial, além das drogas, álcool e sexo habituais, eles receberão convidados e penetras inusitados: uma viciada que usa e é usada pelo grupo, um cantor sertanejo criado na própria favela, um segurança estranho e o dono da laje. Essa mistura não pode terminar bem. Livremente inspirado na peça homônima de Mario Bortolotto.​

GÊMEOS

PRO DIA NASCER FELIZ
Dia 09 sábado 18h40
Brasil, 2007, 88’, Livre, DVD
De João Jardim

Filmado em três estados brasileiros, abordando classes sociais distintas, o diretor João Jardim traz à tona questões como a desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos jovens. O documentário de longa-metragem é um diário de observação do adolescente brasileiro, onde os professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro complexo da realidade do país a partir da realidade escolar. Prêmio Especial do Júri e Melhor Filme (Júri Popular) no Festival de Gramado 2006.

A MULHER DA LUZ PRÓPRIA
Dia 09 sábado 20h30
Brasil, 2019, 74’, 12 anos, DCP
De Sinai Sganzerla

Documentário sobre Helena Ignez, uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro. A atriz e diretora inaugurou um estilo de interpretação e, hoje, dirige filmes independentes. Com narração da própria atriz, imagens de arquivo e registros atuais ilustram sua trajetória, parte da história do cinema nacional e seu contexto político.​ Uma homenagem de Sinai Sganzerla à sua mãe, Helena Ignez.

CÂNCER

ELA VOLTA NA QUINTA
Dia 10 domingo 17h
Brasil, 2014, 107’, 12 anos, DCP
De André Novais Oliveira
Com Maria José Novaes, Norberto Oliveira, Renato Novaes, André Novais Oliveira, Elida Silpe

Alguém partiu, alguém ficou. Uma grave crise no relacionamento de um casal de idosos com 35 anos de união afeta a rotina dos filhos, dois rapazes que se preparavam para finalmente saírem de casa. Prêmios de Melhor Ator Coadjuvante (Renato Novaes) e Atriz Coadjuvante (Elida Silpe) no Festival de Brasília de 2014. 

MARIGHELLA
Dia 10 domingo 19h20
Brasil, 2019, 155’, 16 anos, H.264
De Wagner Moura
Com Seu Jorge, Humberto Carrão, Bella Camero, Ana Paula Bouzas, Jorge Paz, Adriana Esteves, Herson Capri, Luiz Carlos Vasconcelos

Neste filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra a ditadura militar brasileira. O filme levou 8 troféus Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2022, incluindo melhor longa-metragem ficção, melhor ator, melhor roteiro adaptado e melhor direção de fotografia.

LEÃO

PARAÍSO PERDIDO
Dia 11 segunda 18h
Brasil, 2018, 110’, 14 anos, DCP
De Monique Gardenberg
Com Júlio Andrade, Lee Taylor, Hermila Guedes, Jaloo, Julia Konrad, Seu Jorge, Humberto Carrão

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos e, aos poucos, o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte, com nós surpreendentes.

UMA DOSE VIOLENTA DE QUALQUER COISA
Dia 11 segunda 20h20
Brasil, 2013, 96’, 16 anos, H.264
De Gustavo Galvão
Com Marat Descartes, Leonardo Medeiros, Vinícius Ferreira, Maria Manoella

Pedro fugiu de casa, pegou a estrada e não sabe para onde ir. Lucas também não, mas a estrada é seu palco. Eles têm mais de 30 anos e levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, em Minas Gerais, os dois percorrem o interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa.  A inspiração para o título do filme veio da tradução de Claudio Willer para um trecho de Uivo, poema-manifesto de Allen Ginsberg, que jogou luz na chamada geração beatnik

VIRGEM

CASA GRANDE
Dia 12 terça 18h
Brasil, 2014, 114’, 12 anos, H.264
De Fellipe Barbosa
Com Thales Cavalcanti, Marcello Novaes, Suzana Pires

Sônia e Hugo são da alta burguesia carioca e levam uma vida bastante confortável. Aos poucos vão à falência, mas ninguém sabe de seus problemas financeiros, nem mesmo o filho Jean, que faz de tudo para se desvencilhar dos pais superprotetores. Para se manter, o casal corta despesas e ele, que só se preocupava com garotas e vestibular, enfrenta pela primeira vez a realidade. O filme participou de vários festivais internacionais, além de ser premiado com Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival do Rio em 2014.

HÉRCULES 56
Dia 12 terça 20h20
Brasil, 2007, 94’, Livre, DVD
De Silvio Da-Rin

Na semana da independência de 1969 o embaixador estadunidense no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representavam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes, os fatos desta época são relembrados.

LIBRA

COMO NOSSOS PAIS
Dia 13 quarta 18h30
Brasil, 2017, 102’, 14 anos, H.264
De Laís Bodansky
Com Maria Ribeiro, Clarisse Abujamra, Paulo Vilhena, Felipe Rocha

Rosa é uma mulher de 38 anos que se encontra em um momento crítico da sua vida, questionando seu casamento, sua vida profissional, seu cotidiano como mãe. Uma revelação bombástica vinda de sua mãe a fragiliza, potencializando sua crise. O filme foi o principal vencedor do Festival de Gramado 2017, levando 6 Kikitos, incluindo de Melhor Filme, Melhor Direção e Atriz (Maria Ribeiro).

BR 716
Dia 13 quarta 20h30
Brasil, 2016, 85’, 14 anos, DCP
De Domingos Oliveira
Com Caio Blat, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro, Livia de Bueno, Alamo Faco, Matheus Souza, Glauce Guima, Gabriel Antunes, Aleta Valente

Na intensa boemia carioca nos anos 1960, o engenheiro e aspirante a escritor Felipe leva uma vida regada aos prazeres do álcool, em festas alucinantes realizadas num apartamento dado por seu pai, na famosa rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Lá, ele e seus amigos desfrutam de tudo que a liberdade pode oferecer, mesmo em meio a um momento político complicado. O filme se consagrou o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado em 2016, com os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Glauce Guima) e Melhor Trilha Musical.


BARBIE
Dia 08 sexta 16h30 (LEG) | Dia 09 sábado 14h30 (LEG) | Dia 10 domingo 14h40 (DUB) | Dia 11 segunda 15h40 (LEG) | Dia 13 quarta 14h20 (DUB)
Barbie, EUA, 2023, 112’, 12 anos
De Greta Gerwig
Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Issa Rae, Kate McKinnon, Alexandra Shipp, Will Ferrell

No live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras.  Depois de ser expulsa, ela parte para uma aventura no “mundo real”, onde descobre que a beleza está no interior de cada um. 

ITHAKA – A LUTA DE ASSANGE 
Dia 07 quinta 14h | Dia 12 terça 16h
Ithaka, Austrália/Reino Unido, 2021, 106’, 12 anos 
De Ben Lawrence 

O filme conta a saga do preso político mais famoso da atualidade, o jornalista e ativista australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks. Acompanhando a trajetória de seu pai, John Shipton, na tentativa de salvar o filho, e trazendo mais do que apenas a luta pela liberdade de expressão e de imprensa, o filme mostra o lado humano de Assange e toda sua relação com o pai, com sua esposa e com seus filhos. 

RETRATOS FANTASMAS 
Dia 07 quinta 16h | Dia 08 sexta 14h40 | Dia 09 sábado 16h50 | Dia 11 segunda 14h | Dia 12 terça 14h10 | Dia 13 quarta 16h40
Brasil, 2023, 91’, Livre
De Kleber Mendonça Filho

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

WordPress Video Lightbox Plugin