Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Cinema

Cine Arte UFF – 01 a 07 de Junho

O destaque desta semana é a Mostra Pesadelo na Tela – Horror e Medo no Cinema Latino-americano Contemporâneo, com uma programação de filmes latinos de horror e suspense das duas primeiras décadas do Séc. XXI. A mostra, que tem curadoria de Laura Cánepa e Fabián Núñez e produção da Caprisciana Produções, não se dá apenas por conta do gênero cinematográfico, mas também pelas variadas características das sociedades latino-americanas, nas quais o misticismo, a presença das culturas tradicionais, o impacto da colonização e um violento processo de urbanização se destacam, revelando muito sobre o imaginário circulante nestes países. Todas as sessões iniciarão às 19h e serão inteiramente gratuitas. Completam a programação do Cine Arte UFF os filmes brasileiros “Bem-vinda, Violeta”, ficção ambientada na linda paisagem da Cordilheira dos Andes, onde uma escritora mergulha profundamente num processo laboratorial de escrita, e o documentário “Uyrá”, que acompanha uma artista trans indígena viajando pela Amazônia em uma jornada de autodescoberta através da arte performática. E ainda teremos as últimas chances para “Beau tem medo”, “Batem à porta”, “Mato seco em chamas” e “Dos 3 aos 3”.

UÝRA, A RETOMADA DA FLORESTA – LANÇAMENTO
Dia 02 sexta 17h30 | Dia 07 quarta 14h30
Brasil/EUA, 2022, 70´, 12 anos
De Juliana Curi

Uýra, uma artista trans indígena, viaja pela Amazônia em uma jornada de autodescoberta usando a arte performática para ensinar aos jovens indígenas que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da floresta amazônica. No Brasil, um dos países que mais mata jovens trans, indígenas e ambientalistas, Uýra lidera um movimento crescente por meio das artes e da educação, ao mesmo tempo em que promove a união e inspira os movimentos LGBTQIA+ e ambientalistas no coração da Floresta Amazônica.

BEM-VINDA, VIOLETA
Dia 02 sexta 15h20 | Dia 04 domingo 16h50 | Dia 05 segunda 16h50
Brasil/Argentina, 2021, 110´, 14 anos
De Fernando Fraiha
Com Débora Falabella, Darío Grandinetti, Germán de Silva e María Ucedo

Para escrever o romance “Violeta”, Ana ingressa em um famoso laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Lá ela conhece Holden, criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens. Intrigada pela sua investigação artística, Ana mergulha no método e passa a viver como Violeta, até que sua ficção sai do controle.  Baseado no romance Cordilheira, de Daniel Galera. O ator argentino Darío Grandinetti recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio, na Première Brasil.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

BATEM À PORTA
Dia 01 quinta 17h10 | Dia 04 domingo 14h50 | Dia 06 terça 17h
Knock at the cabin, EUA/China, 2023, 100’, 16 anos
De M. Night Shyamalan
Com Jonathan Groff, Ben Aldridge, Dave Bautista, Rupert Grint

Durante as férias numa cabana isolada, uma menina e os seus pais são feitos reféns por quatro estranhos armados, que exigem que a família faça uma escolha impensável de forma a prevenir o apocalipse. Com acesso limitado ao mundo exterior, a família tem de decidir no que acredita, antes que tudo esteja perdido: os estranhos realmente pretendem salvar o mundo ou fazem parte de um culto insano?

Trailer > https://www.youtube.com/watch?v=XHpOY8qdQ4g

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

BEAU TEM MEDO
Dia 01 quinta 14h | Dia 03 sábado 15h50 | Dia 07 quarta 15h50
Beau is afraid, EUA/ING/FIN/CAN, 2023, 179´, 18 anos
De Ari Aster
Com Joaquin Phoenix, Parker Posey, Amy Ryan, Nathan Lane, Richard Kind, Kylie Rogers

Se você olhar de perto, ele tem medo. Se você olhar de longe, você entende o porquê. Mas se você olhar de novo, percebe que entender ou não entender nem é a questão. Beau Tem Medo é um filme de comédia dramática e terror dirigido por Ari Aster e produzido pela A24. Ambientada em um presente alternativo, a trama acompanha Beau Wassermann, um homem extremamente tenso e paranóico que tem uma relação turbulenta com a mãe dominadora e nunca conheceu o pai. Quando a mãe morre, Beau precisa ir até sua antiga casa para o funeral, mas a viagem acaba sendo dificultada por uma série de acontecimentos imprevisíveis que parecem tentar desviá-lo de sua jornada a qualquer custo. Arrojado, sem concessões, Beau Tem Medo faz um diagnóstico preciso do mundo de hoje.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

DOS 3 AOS 3 
Dia 03 sábado 14h30 | Dia 06 terça 15h30
Brasil, 2023, 70′, livre
De Pablo Lobato

O documentário acompanha o crescimento de Ravi, dos três meses aos três anos de vida, a partir dos cuidados e do olhar atento da mãe, estudiosa da abordagem Pikler no Brasil. Ao longo da primeira infância do filho, Bianca coloca em prática o legado e os ensinamentos da pediatra vienense Emmi Pikler, onde o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia através do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidados reforçam os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.

MATO SECO EM CHAMAS
Dia 05 segunda 14h
Brasil/Portugal, 2023, 153´, 14 anos
De Joana Pimenta e Ardiley Queirós
Com Joana Darc Furtado, Léa Alves Da Silva, Andreia Vieira, Débora Alencar, Gleide Firmino, Mara Alves

Léa conta a história das Gasolineiras de Kebradas, tal como ecoa pelas paredes da Colméia, a Prisão Feminina de Brasília, Distrito Federal, Brasil. Com dimensão épica, Mato Seco em Chamas se destaca na recente safra do cinema brasileiro. O filme teve sua estreia no Festival de Cinema de Berlim, em 2022.  Grande Prêmio do Festival Cinéma du Réel, em Paris e Prêmios de Melhor Direção, Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Roteiro, Direção de Arte, Trilha Sonora e Prêmio Abraccine de Melhor longa-metragem no Festival de Brasília em 2022. O filme ainda levou o Prêmio da Crítica no Festival de Havana e o Prêmio de Melhor Filme no IndieLisboa.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

MOSTRA PESADELO NA TELA – Horror e Medo no Cinema Latino-americano Contemporâneo – ENTRADA FRANCA

Dia 01 quinta 19h

O SEGREDO DA FAMÍLIA URSO
Brasil, 2014, 20’, 12 anos
De Cíntia Domit Bittar
Com Amélia Bittencourt, Liz Comerlatto, Gilda Nomacce, Otto Jr.

Durante a ditadura militar brasileira, Geórgia, uma menina de oito anos, fica intrigada: um dia, seu quartinho de brinquedos aparece trancado. Longe dos olhos dos pais e de sua velha babá, Geórgia consegue abrir a porta: há alguém lá dentro.

A CHORONA
La Llhorona, Guatemala, 2018, 97’, 16 anos
De Jayro Busmante
Com Maria Mercedes, Sabrina De La Hoz, Margarita Kénegic, Julio Díaz, Maria Telón

Alma e seus filhos são assassinados no conflito armado da Guatemala. Trinta anos depois, é instaurado um processo criminal contra Enrique, um general aposentado que supervisionou o genocídio. Mas ele é absolvido através de um julgamento e o espírito de La Llorona é desencadeado para vagar pelo mundo como uma alma perdida entre os vivos. À noite, Enrique começa a ouvi-la lamentar. Sua esposa e filha acreditam que ele está tendo crises de demência relacionada ao Alzheimer. Mal poderiam suspeitar que sua nova governanta, Alma, está lá para cumprir a vingança que o julgamento não foi capaz de fazer.

Dia 02 sexta 19h 

AQUARIUS
Brasil/França, 2016, 143′, 16 anos
De Kleber Mendonça Filho
Com Sônia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Carla Ribas

Clara mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Dia 03 sábado 19h 

ESTÁTUA!
Brasil, 2014, 25’, 12 anos
De Gabriela Amaral Almeida
Com Maeve Jinkings, Cecilia Toledo, Clarissa Kiste, Helena Ignez, André Guerreiro

A babá Isabel está no sexto mês de gestação e não pode esperar para ser mãe. Até conhecer Joana.

ZAMA
Zama, Arg/Brasil/Esp/EUA/Fr/ Méx/Por, 2017, 115’, 14 anos
De Lucrecia Martel
Com Daniel Giménez, Lola Dueñas, Matheus Nachtergaele, Juan Minujín, Nahuel Cano

Don Diego de Zama, um oficial da coroa Espanhola, nascido na América do Sul, aguarda uma carta do rei outorgando-lhe a transferência para um destino mais prestigioso. Enquanto isso, aceita, submisso, cada tarefa encomendada pelos sucessivos governadores. Mas a carta nunca chega. Quando perde as esperanças, junta-se a um grupo de soldados para capturar um perigoso bandido.

Dia 04 domingo 19h 

O DUPLO
Brasil, 2012,25’, 18 anos
De Juliana Rojas
Com Sabrina Greve, Gilda Nomacce, Majeca Angelucci, Henrique Rabelo, Daniel Ribeiro, Sara Silveira

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

A CASA LOBO
La Casa Lobo, Chile,2018,73’,16 anos
De Cristóbal León e Joaquín Cociña
Com Amalia Kassai, Rainer Krause, Karina Hyland, Carlos Cociña, Natalia Geisse 

Este filme de stop-motion conta a história de Maria, uma jovem que se refugia em uma casa no sul do Chile depois de escapar de uma colônia alemã.

Dia 05 segunda 19h 

SOB A PELE
Brasil, 2013, 19’,18 anos
De Pedro Sotero e Daniel Bandeira
Com Rita Carelli e Mariano Mattos

Homem e Mulher se reencontram depois de muito tempo. Mágoa e desejo não conseguem quebrar o silêncio. Mas tudo bem: quando as palavras não chegam, é o corpo quem fala.

A REGIÃO SELVAGEM
La Region Salvaje, México, 2016, 100’, 16 anos
De Amat Escalante
Com Ruth Ramos, Simone Bucio, Jesús Meza, Eden Villavicencio, Kenny Johnston

Alejandra é uma jovem mãe que, ao lado de seu marido Angel, cria seus dois filhos em uma pequena cidade. Seu irmão Fabian trabalha como enfermeiro no hospital local. Suas vidas provincianas são abaladas com a chegada da misteriosa Verônica, uma mulher sexy que põe em cheque os valores familiares, a hipocrisia, a homofobia e o machismo que até então regiam a moral local. Verônica convence a todos que em uma mata próxima, dentro de uma cabana isolada, habita algo que não é deste mundo e que servirá de resposta para todos os problemas.

Dia 06 terça 19h 

CRAVO, LÍRIO E ROSA
Brasil, 2018, 18’, 12 anos
De Maju de Paiva
Com Gisela de Castro, Valentim Lissovsky, Milena Pessoa, Renan Brum, Pedro Florim

Cê, uma menina de oito anos, tropeça no cadáver de uma adolescente. A aparição do corpo muda drasticamente a vida de Cê e de sua irmã mais velha, Sara. A mais nova se comunica com os mortos como válvula de escape para a solidão, enquanto a mais velha tem que lidar com assédio e com a vulnerabilidade de seu corpo.

POST MORTEM
Post Mortem, Chile, 2018, 98’, 16 anos
De Pablo Larraín
Com Alfredo Castro, Antonia Zegers, Jaime Vadell, Amparo Noguera, Marcelo Alonso

Chile, 1973. Mario, um solitário funcionário do necrotério, é apaixonado por sua vizinha Nancy, uma dançarina de cabaré. Quando ela desaparece misteriosamente em 11 de setembro, ele passa a procurá-la em meios aos corpos das vítimas do golpe de Augusto Pinochet.

Dia 07 quarta 19h 

AMOR SÓ DE MÃE
Brasil, 2002, 20’, 16 anos
De Dennison Ramalho
Com Everaldo Pontes, Débora Muniz, Vera Barreto Leite, Rynaldo Papoy, José Salles

Numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça.

HUESERA
Huesera, México/Peru, 2022, 97’, 16 anos
De Michelle Garza Cervera
Com Natália Solián, Alfonso Disso, Mayra Natália, Mercedes Hernádez

Valeria e seu marido, Raul, finalmente viram um de seus sonhos de longa data se tornar realidade: Valéria está grávida. A princípio, tudo parece perfeito. Gradualmente, porém, o humor de Valéria se torna obscuro. Com a maternidade, ela não consegue se livrar da insegurança e de um medo generalizado, este último decorrente de visões de presenças de aranhas e outras ameaças possivelmente sobrenaturais, todas as quais podem ser obra de uma entidade conhecida como “La Huesera.” Na esperança de enfrentar esses demônios, ela se reconecta com a vida antiga e mais despreocupada da qual uma vez desistiu por Raul, incluindo reacender uma velha chama com seu primeiro amor, Octavia.


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

WordPress Video Lightbox Plugin