Mediação e Projetos

UFF celebra o centenário de Paulo Freire com o 11° Interculturalidades: Primaverar, viver Freire

Libertar, Esperançar, Poetizar, Politizar, Compartilhar, Sonhar e Lutar. Essas são as palavras-geradoras que inspiram as celebrações do centenário do humanista, filósofo e educador Paulo Freire (1929-1997) na Universidade Federal Fluminense, durante o 11° Interculturalidades, com o tema “Primaverar, viver Freire”, de 21 a 30 de setembro de 2021.

Conferências, rodas de conversas, depoimentos, relatos de experiência, oficinas e apresentações artísticas visam homenagear o patrono da educação brasileira, com a presença de algumas pessoas que conviveram com Paulo Freire, mas sobretudo daqueles que vivem Freire e compartilham de seu “ensinar-aprender”, conceito fundamental para quem segue o legado do pensador brasileiro mais lido e estudado em todo o mundo.

O evento é construído e realizado graças a parcerias entre a Pró-reitoria de Graduação, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, a Faculdade de Educação UFF, o Instituto de Educação de Angra dos Reis UFF e o Centro de Artes UFF, anfitrião do evento em suas redes sociais. No dia 19 de setembro, Freire completaria 100 anos, e a esta data se soma outra muito marcante para a instituição – 25 anos atrás, em fins de agosto de 1996, a UFF concedia a Paulo Freire o título de doutor honoris causa.

Para o reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega, celebrar o centenário de Paulo Freire e os 25 anos dessa condecoração é motivo de grande orgulho para a instituição. “O legado de Paulo Freire é de valor inestimável para o Brasil e para o mundo. Como pensador e patrono da Educação Brasileira, influenciou diferentes campos em que suas ações educativas revolucionaram áreas de saber e de vidas, confluindo para transformações pautadas na justiça social. A UFF é a instituição pública de ensino superior com o maior número de alunos ingressantes em todo o país, o que demonstra o engajamento e o desejo de cumprimento do nosso papel social”.

Em relação às expectativas para a décima primeira edição do Interculturalidades que realiza, o superintendente do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, afirma que o “Primaverar, viver Freire” é mais do que um evento. “Num momento marcante de abatimento do país, construímos um experimento de ativação do mundo pela palavra, um espaço-experiência que nos motiva a ocupar nossos espaços de fala e ação na garantia de direitos fundamentais, na saúde, na educação e na cultura; o direito à rua, à cidade e ao amplo exercício da vida e da concidadania. A proposta é de um amplo diálogo crítico, que entrelace vozes num campo de experiências e testemunhos partilhados, em que falem corpos, sujeitos, vontades, narrativas de memórias de toda opressão e resistência, e princípios de amorosidade em respeito à diferença, como liga social, que supere a divisão e o ódio imobilizadores”.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO AQUI