LUZ DOS TRÓPICOS - MARGOT BENACERRAF EM TORNO DE REVERÓN

De 25/10/2022 a 10/11/2022

Reverón (1952), média-metragem documental de aproximadamente 25 minutos, foi o primeiro filme da diretora venezuelana Margot Benacerraf. Dedicado à compreensão da obra do pintor que empresta nome ao filme, a obra se insere em uma movimentação feita por parte do cinema latino-americano, nos anos 1950, a qual tinha como objetivos o afastamento dos padrões hollywoodianos de estética cinematográfica, assim como a visibilização da cultura e da realidade daquela região para as telas.

No ano em que Reverón completa 70 anos do seu lançamento, o projeto Reverón 70 anos é uma ação que inclui uma série de exibições e sessões-debates, além de uma exposição fotográfica com registros dos bastidores da filmagem, que será realizada em diversas universidades do país, sob a curadoria da pesquisadora e professora Nina Tedesco. O projeto conta com assessoria da própria Margot Benacerraf e de Milvia Villamizar, responsável pelo acervo da Fundación Margot Benacerraf, especialmente para a efeméride. Conta, ainda, com o apoio da Milestone Film & Video, na cessão gratuita da cópia.

Identificado como parte dos antecedentes de um movimento que ficou conhecido como o Nuevo Cine Latinoamericano, os méritos de Reverón não passaram desapercebidos à sua época. Além de premiado em seu país, foi exibido pelas Cinematecas Francesa e Belga (1953) e Argentina (1956), e nos festivais de Cannes, Berlim, Edimburgo e Sodre (Montevidéu) (1953), e Mannheim (1956). Críticos de renome da época, como André Bazin e Lotte H. Eisner, chamaram a atenção para a força poética do filme de Benacerraf, ainda que sua circulação não tenha se dado de forma mais ampla, mantendo-o em um circuito limitado de exibições.

Reverón é um filme histórico, cuja importância deve ser vista hoje, também, pela qualidade de suas imagens, pelo seu tema e pela sua linguagem, que dialoga em diversos elementos com o documentário contemporâneo.

No Rio de Janeiro, a abertura do conjunto de ações que homenageiam os 70 anos de Reverón será realizada no dia 25 de outubro, às 18hs, no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e contará com a exposição intitulada “Luz dos trópicos: Margot Benacerraf em torno de Reverón”. A exposição apresenta 24 fotografias, que mostram os bastidores do filme, desde a pré-produção até a exibição.

Além das fotos, haverá um depoimento da diretora, que completou 96 anos em agosto de 2022, e, às 19hs do dia 25, a exibição do filme em cópia digital de alta qualidade, seguida de debate. O circuito no qual o filme deverá circular inclui mais de uma dezena de universidades e escolas de cinema do país. Toda a programação do circuito vai ser postada em @reveron70anos (Instagram) e @reveron70anos (Facebook).

SOBRE A DIRETORA

Margot Benacerraf nasceu em Caracas, em 1926. Graduou-se na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Central da Venezuela e, posteriormente, estudou no Instituto de Altos Estudos Cinematográficos – IDHEC, em Paris. Além de Reverón, dirigiu Araya (1959), que, entre outros prêmios, ganhou o Prêmio Internacional da Crítica (FIPRESCI) e o Prêmio da Comissão Superior Técnica do Cinema Francês, no Festival de Cannes. Para além da realização fílmica, Benacerraf foi fundadora da Cinemateca Nacional, na Venezuela, e da Fundavisual Latina, vocacionada para a promoção do audiovisual na América Latina, em várias esferas. Atualmente, preside a Fundación Margot Benacerraf.

Notícias - Artes Visuais