Raízes Emergentes

De 28/03/2023 a 30/04/2023

Raízes Emergentes surge como um jogo alegórico e metalinguístico entre a cidade de Vitória, artistas múltiplos e Mangue onipresente.

A mostra visa evidenciar um resgate de investigações pessoais, assim como as raízes que estavam submersas durante a pandemia, o governo atual, perante o fascismo iminente. Da mesma forma que animais e plantas adaptam-se ao ambiente do mangue, as obras evocam a necessidade de crescer do interior para a superfície a fim de respirar: suas raízes buscam por oxigênio.

O projeto Percursos nasceu da iniciativa dos professores Italo Bruno Alves, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e de Carlos Eduardo Borges, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A proposta é criar um campo de debates entres os discentes do Bacharelado em Artes da UFF e da UFES por meio de uma coordenação conjunta dos citados professores, fortalecendo suas respectivas formações de artistas e ampliando sua contribuição social. A exposição acontecerá em ambas as instituições, trocando artistas, criando uma interface de diálogo por meio de um evento remoto e promovendo o fortalecimento de debates, colaborações nas instigações que movem estes jovens artistas.

A Galeria de Arte UFF apresenta a exposição Raízes Emergentes, resultado de um edital de seleção da Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), destinado à exposição de produções artísticas de estudantes de graduação e pós-graduação no Centro de Artes. A exposição Raízes Emergentes se compõe de uma rica diversidade material para tratar de temas que vão do imaginário lúdico à dura realidade que vivenciamos neste período de transformações históricas. Ela traz consigo o grito abafado de uma busca incessante por identidade e seu corpo físico é permeado por memórias e sonhos, que se entrelaçam e resultam em impacto visual.

Artistas:

Alexandre Marin;