QUE MUNDO DEIXAREMOS PARA KEITH?

Num jogo contínuo de troca de papeis, os atores são ora aluno e professor, ora criança e adulto, ora a experiência vivida e a experiência negada, numa dinâmica contínua, buscando resgatar o passado para compreender o presente e se projetar ao futuro.

A partir da metáfora de uma escola em ruínas, o espetáculo pauta uma urgente reflexão artística sobre a Educação e a Cultura neste país, com a proposta de ativar áreas de proximidade, escuta e políticas de contato, uma vez que o projeto que se edifica sobre referências e vivências pessoais dos atores, mas que, por se tratarem de memórias escolares, são comuns a todos.

Elaborado ao longo de três anos, em que se desenvolveram estudos, pesquisas e improvisações, o espetáculo QUE MUNDO DEIXAREMOS PARA KEITH? teve sua estreia em plataformas virtuais em 2021, no ano do centenário de Paulo Freire – educador cuja pedagogia e percurso serviram de fundamentação teórica para a construção da concepção e dramaturgia do espetáculo. Essa efeméride representou uma clara urgência para uma reflexão artística sobre a Educação neste país.

Através da metáfora de uma escola em ruínas, os artistas Leonardo Corajo e Sergio Medeiros, dirigidos por Denise Stutz (uma das criadoras do Grupo Corpo), constroem um projeto baseado na troca de experiências e saberes entre artistas, educadores e educandos, com escuta atenta e afetiva, repensando esse “espaço-tempo” que é a escola, numa prática dialógica entre Arte, Educação e Cultura numa proposta de (trans)formação do indivíduo.

O espetáculo, transformado em uma peça-filme em decorrência do isolamento imposto pela pandemia, cumpriu temporada on-line durante o mês de março de 2021, com posteriores debates entre artistas e público, muitas vezes formado por educadores e educandos.

Em maio de 2022, finalmente encontramos um cenário adequado para a tão aguardada transposição em um espetáculo presencial. QUE MUNDO DEIXAREMOS PARA KEITH? chegou aos palcos, ficando em cartaz durante maio e junho de 2022, no Mezanino do Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro. Nossa temporada presencial obteve grande êxito não só entre docentes e discentes que vieram prestigiar o espetáculo, bem como com um bom e variado público, proporcionando uma casa cheia em todas as dezesseis apresentações realizadas.

Ficha técnica:

Dramaturgia: Leonardo Corajo, Eduardo Nunes e Sergio Medeiros
Direção: Denise Stutz
Assistência de direção: Rafa Sieg
Elenco: Leonardo Corajo e Sergio Medeiros
Vídeos e imagens: Eduardo Nunes
Direção de Arte e Cenário: Tainá Xavier
Trilha Sonora: Gui Stutz
Figurinos: Joana Bueno
Iluminação: Felipe Antello e Vilmar Olos
Montagem de Luz: Boy Jorge JP
Voz da menina (Off): Laura dos Anjos