Vídeo-mosaico Festa na Aldeia com Quarteto de Cordas da UFF

Vídeo - Quarteto Mosaico - Festa na Aldeia (1º mov), de Sérgio Ferraz, com Quarteto de Cordas da UFF

Festa na Aldeia é o primeiro movimento do Quarteto Mosaico, originalmente composta para violino e violão, quando foi gravada e apresentada na ocasião com o violonista Antônio Madureira. É uma peça modal, com momentos virtuosos como o cânone sobre a escala pentatônica. Festa na Aldeia é composta em modo dórico e remete às danças medievais e às danças encontradas no Nordeste do Brasil.

Sérgio Ferraz - é compositor e multi-instrumentista pernambucano radicado no Rio de Janeiro desde 2019. É bacharel em música pela UFPE e conviveu e trabalhou com Ariano Suassuna durante quase uma década. Sérgio Ferraz tem um rico trabalho autoral que contempla desde a Música Armorial, Jazz, Flamenco e Música Eletroacústica registrado em sua vasta discografia. Seus CDs são: Segundo Romançário (2009), Sonoris Fábrica (2011), Dançando aos Pés de Shiva (2012), A Sublime Ciência e o Soberano Segredo (2013), Concerto Armorial (2014), Flutuando Sobre As Ondas (2015) e o mais recente Carta de Amor e outras Histórias em duo com a violinista Ana de Oliveira.

O Quarteto de Cordas da UFF Iniciou-se na década de 1980 com a criação do Quarteto Bosísio no Rio de Janeiro, formado pelos músicos Paulo Bosísio e Paulo Keuffer (violinos), Nayran Pessanha (viola) e pelo inglês David Chew (violoncelo). Em 1984, por iniciativa do então reitor Raymundo José Martins Romêo, o quarteto foi incorporado à Universidade Federal Fluminense e seu nome foi alterado para Quarteto de Cordas da UFF. Com 35 anos de existência, o quarteto vem pesquisando e divulgando o repertório camerístico brasileiro sem abrir mão dos clássicos
europeus e voltando o olhar para os compositores de gerações mais recentes da América Latina. Dentre os destaques na trajetória do grupo estão: quartas instrumentais do Espaço Cultural BNDES, com um dos concertos sendo gravado pela TV Brasil e exibido no Programa Partituras, em 2018. Vale mencionar ainda os concertos no Projeto Educativo Volta Redonda Cidade da Música (2018 e 2019) e a apresentação no Espaço Guiomar Novaes (2018). Em setembro de 2019, o grupo realizou quatro concertos em Londres, sendo um na Embaixada do Brasil, e dois concertos em igrejas de Colônia, na Alemanha. Nesse período o quarteto contou com atuação de Jessé Máximo Pereira na viola.

10º Interculturalidades | 50 anos do Movimento Armorial
13 de outubro de 2020