Outras Marias

De 30/03/2023 a 02/04/2023

Depois de viver Clara Nunes nos palcos, Clara Santhana joga luz sobre Marias revolucionárias. Outras Marias teve sua estreia no SESC Tijuca em Junho de 2022 contemplado pelo Edital SESC Pulsar de Cultura.

Maria é, segundo a mitologia semita, a mulher escolhida por Deus para gerar e criar seu filho, Jesus. Maria é, certamente por isso, um nome popular no mundo e, em especial, no Brasil. Muitas são as Marias que lutaram (e lutam) por fazer valer seus direitos neste país tão desigual. A atriz e cantora Clara Santhana olha para essas mulheres em seu novo espetáculo. Conhecida por personificar Clara Nunes no musical “Deixa Clarear”, que, ao longo de 9 anos, foi visto por mais de 500 mil espectadores, ela evoca agora sete mulheres. São elas figuras históricas como Maria Bonita e Maria Felipa de Oliveira (que lutou pela independência da Bahia em 1823) e Marias que tornaram-se divindades em cultos de origem brasileira e matriz africana, como as Marias Mulambo, Navalha, a portuguesa Quitéria e a mais conhecida delas, Maria Padilha – amante de um monarca no antigo reino de Castela e foi coroada depois de morta.

Não é somente em cena que as mulheres se fazem presentes. Para este projeto, Clara Santhana fez questão de que a equipe técnica fosse não unicamente, mas majoritariamente feminina. Daí a retomada da parceria com Marcia Zanelatto, autora de “Deixa Clarear”, a aproximação com a diretora musical Claudia Elizeu, o convite à atriz Patrícia Selonk, que estreia como diretora e com quem Clara trabalha pela primeira vez, e a presença da diretora de movimento Cátia Costa.

Ficha técnica:

Atuação, idealização e pesquisa: Clara Santhana

Texto: Márcia Zanelatto

Direção: Patrícia Selonk

Direção Musical: Cláudia Elizeu

Direção de Movimento: Cátia Costa

Percussão: Beà Ayòóla e Geiza Caldas

Acordeom: Verónica Fernandes

Atriz convidada (voz em off): Ilea Ferraz

Cenografia: Dóris Rollemberg

Iluminação: Daniela Sanchez

Figurino: Wanderley Gomes