Exposição Brasil em Cartaz/Brasil em Catarse
De 20/09/2022 a 12/10/2022
A exposição “Brasil em Cartaz, Brasil em Catarse” apresenta, através de trabalhos de oito artistas visuais contemporâneos, um retrato crítico de um país, que nos últimos anos voltou a noticiar em larga escala seus problemas sociais nunca superados. Cada vez mais notados, os flagelos de uma nação, que viveu por quase 400 anos em colonização, ganham nova reflexão pelo trabalho de profissionais que entendem o lugar da arte como um território potente para olharmos às profundezas de nossas desigualdades e vislumbrarmos algum futuro mais próspero.
É certo que esse tempo de boas novas virá, mas para isso precisamos contar com espaços férteis para que o pensamento crítico se faça semente. Assim, podemos fazer com que uma exposição sirva como um espaço de diálogo público sobre o que um trabalho artístico pode ecoar, sobre aquilo que muitos gostariam de conversar. Nesse sentido, artistas se tornaram os canais de comunicação que precisamos para ouvirmos aquilo que queremos dizer, mas não pelas nossas próprias vozes. Vem de artistas as falas necessárias e que já circulam nas casas e nas comunidades de todo Brasil; e vem de exposições o hino cantado em coro e que versa nossos pedidos para um país mais sadio, capaz de curar e ser curado de seus problemas.
Cantam e nos curam nessa jornada as vozes do Coletivo Vem Pra Luta Amada e Alberto Pereira, de Auá Mendes e Jefferson Medeiros, de Guilhermina Augusti e Marcos Roberto, de Ricardo Pimenta e Deneir.
Assim, “Brasil em Cartaz, Brasil em Catarse” revela esse espírito de preocupação com o país a partir de obras que se ligam às representações de nação, incluindo o desgaste de símbolos nacionais e suas atribuições na atualidade. Todos os trabalhos soam como cartazes às questões urgentes desse Brasil e que se pautaram como incontornáveis para que esse mesmo lugar, no mais perto amanhã, venha a ser de vez um novo lugar.
Participarão dessa exposição os seguintes artistas:
Deneir; Ricardo Pimenta; Jefferson Medeiros; Alberto Pereira; Marcos Roberto; Guilhermina Augusti, Coletivo Vem pra Luta Amada e Auá Mendes
Abertura dia 20 de setembro de 2022
Terça | 18h
Visitação até 12 de outubro de 2022
Galeria de Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói
Entrada Franca
VÍDEO
Sem vídeos no momento
Você também pode gostar...
0 COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.