Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF - 06 a 12 de junho

De 06/06/2024 a 12/06/2024

 

Nas últimas semanas acompanhamos atônitos as catástrofes ambientais em boa parte do Rio Grande do Sul, fruto das alterações climáticas, irresponsabilidades governamentais, desinformação e o negacionismo, esse talvez um dos nossos maiores males atuais. Não é a primeira e, infelizmente, não será a última. É papel da Universidade Pública discutir essas questões, propor ações e soluções. Em parceria com o Cine Arte UFF, a 13ª edição da Mostra Ecofalante traz a Niterói 17 filmes entre longas e médias metragens, de diferentes nacionalidades, que fazem um excelente panorama da produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais, com obras de destaques recentes do circuito internacional, produções brasileiras, títulos clássicos, debates e encontros. Serão duas sessões diárias, com entrada franca. A programação segue com mais oportunidades para os brasileiros A PAIXÃO SEGUNDO G.H., A HORA DA ESTRELA, VERÍSSIMO, A METADE DE NÓS e AUMENTA QUE É ROCK´N ROLL e os sucessos da A24, LOVE LIES BLEEDING - O AMOR SANGRA e GUERRA CIVIL.

13ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA - RIO 2024

Entrada Franca. Retirada de ingressos na bilheteria 1h antes de cada sessão.

Dia 06 quinta - 18h

O POVO DA BALEIA
EUA, 2023, 83’
De Peter Chelkowski, Jim Wickens

A caça de baleias é uma questão vital para o povo indígena da pequena Ilha de São Lourenço, no Mar de Bering. Portanto, quando Chris Agra Apassingok se tornou a pessoa mais jovem a arpar uma baleia para a sua aldeia no Alasca, sua mãe orgulhosamente compartilhou a notícia no Facebook. Para sua surpresa, milhares de ativistas digitais atacaram Chris sem compreender totalmente o alcance do feito dele. O documentário acompanha a luta dos Apassingok para reconstruir sua identidade destroçada e encontrar um novo ponto de apoio tanto na tradição quanto na modernidade.

Trailer: https://youtu.be/mVgurMbITH4

Dia 06 quinta - 20h

O FOGO INTERIOR: UM RÉQUIEM PARA KATIA E MAURICE KRAFFT
França/Reino Unido/Suíça/EUA, 2022, 90’
De Werner Herzog

Em 1991, o Monte Unzen, no Japão, entra em erupção, matando os vulcanólogos franceses Katia e Maurice Krafft. No dia anterior, Maurice disse: "Nunca tenho medo, porque já vi tantas erupções que, mesmo que morra amanhã, não me importo." Escrito, realizado e narrado pelo lendário cineasta Werner Herzog, o documentário presta homenagem aos Kraffts, que deixaram filmagens únicas de vulcões em sua beleza espetacular.

Trailer: https://youtu.be/l3-yCApVBcE

Dia 07 sexta - 18h

A FLORESTA QUE VOCÊ NÃO VÊ - NARRATIVAS DO MÉDIO XINGU
Brasil, 2023, 27’
De Andy Costa

O documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu” enlaça as histórias de luta e resistência de pessoas que enfrentam desafios para gerar renda e manter a floresta amazônica em pé. Essas pessoas se sentem parte da floresta. Vivem na região do Médio Xingu, importante área da Amazônia brasileira que enfrenta grande pressão de desmatamento em função do garimpo, da extração de madeira, da pecuária e da monocultura. Defendem modos de vida que, adaptados às novas realidades, abrigam saberes e conhecimentos preciosos para o cuidado com a floresta, aliado ao desenvolvimento da bioeconomia.

PARCEIROS DA FLORESTA
Brasil, 2022, 48’
De Fred Rahal Mauro

Parceiros da Floresta é um filme-manifesto de uma nova visão de economia florestal sustentável e inclusiva como estratégia para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O documentário evidencia o potencial econômico da floresta em pé a partir de casos de sucesso no cinturão tropical do mundo, promovendo uma visão de desenvolvimento econômico e social centrado na biodiversidade.

Trailer: https://youtu.be/_oth_ruGtFs

Dia 07 sexta - 20h

A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Suécia, 2023, 94’
De Roxy Farhat, Göran Hugo Olsson

O filme propõe uma adaptação visual e humorística do clássico ensaio de Guy Debord, A Sociedade do Espetáculo (1967). Hoje, o ato de consumir o que não precisamos vai além de uma atividade recreativa sem sentido; tornou-se uma nova ordem espiritual mundial, inflexível até mesmo diante da crise climática que ameaça nossa futura existência. Criado a partir de imagens contemporâneas, found footage e cenas originais, o documentário examina como a circulação de imagens cria vontades e muda a forma como nos vemos e interagimos uns com os outros.

Trailer: https://youtu.be/2pROBk2C-2s

Dia 08 sábado - 18h

SOLO COMUM
EUA/México, 2023, 105’
De Josh and Rebecca Tickell

Mesclando exposição jornalística com histórias pessoais daqueles que estão na linha de frente do movimento alimentar sustentável, o documentário revela uma teia obscura de dinheiro, poder e política por trás do nosso falido sistema alimentar. O filme também mostra um movimento esperançoso de agricultores brancos, negros e indígenas que utilizam modelos alternativos de agricultura “regenerativa” que poderiam equilibrar o clima, salvar a nossa saúde e estabilizar a economia dos EUA — antes que seja tarde demais.

Trailer: https://youtu.be/3ae2yKWvAo8

Dia 08 sábado - 20h

TIKTOK, BOOM
EUA, 2021, 87’
De Shalini Kantayya

Dissecando uma das plataformas de mídias sociais mais influentes do cenário contemporâneo, o documentário examina os aspectos algorítmico, sociopolítico e econômico, as influências culturais e o impacto do aplicativo. Embora o filme compartilhe um interesse genuíno na comunidade TikTok e em sua mecânica inovadora, traz também um saudável ceticismo em torno das questões de segurança, dos desafios políticos globais e dos preconceitos raciais por trás da rede.

Trailer: https://youtu.be/ydXfaHZNgFY

Dia 09 domingo - 18h

TESOUROS DO LIXO
Senegal/França, 1989, 60’
De Samba Félix Ndiaye

Em África, os pequenos métiers constituem uma resistência contra a invasão de bens de consumo. Trésors des Poubelles detalha as etapas de fabricação de objetos artesanais a partir de materiais reciclados: uma celebração do gênio de Dakar.

Dia 09 domingo - 19h30

PLASTIC FANTASTIC
Alemanha, 2023, 100’
De Isa Willinger

Plásticos estão por toda parte. Existem 500 vezes mais partículas de plástico nos oceanos do que estrelas em nossa galáxia. Encontra-se plástico não só nos oceanos, como também em rios, no ar, no solo e dentro de nós. Embora a crise se aprofunde e a reciclagem não dê conta do problema, a indústria do plástico continua a aumentar sua produção. Querem continuar como no passado? O documentário acompanha representantes dessa indústria e cientistas e ativistas para descobrir qual futuro essa crise nos reserva.

Trailer: https://youtu.be/wlSMlPsiep0

Dia 10 segunda - 18h

O CHEIRO DO DINHEIRO
EUA, 2022, 84’
De Shawn Bannon

Quando uma fazenda de suínos se muda para as terras que seu avô comprou depois de reivindicar sua liberdade da escravidão, Elsie Herring decide revidar. À medida que a sua comunidade rural se torna o epicentro da explosão da indústria suína nos EUA, a batalha de Elsie para salvar a casa e o patrimônio de sua família se transforma numa guerra contra uma das empresas mais poderosas do mundo e sua poluição devastadora.

Trailer: https://youtu.be/YIeQQKuOIjQ

Dia 10 segunda - 20h

ESTADO LIMITE
França, 2023, 93’
De Nicolas Peduzzi

Jamal Abdel Kader é o único psiquiatra do Hospital Beaujon, instalação de 400 leitos nos subúrbios de Paris. Dedicado aos seus pacientes, ele faz o possível para aliviar suas dores, ouvir suas palavras e os proteger de seus próprios demônios. No entanto, o serviço público de saúde vai mal – não há tempo suficiente e os cuidadores estão desmoronando. Ainda assim, Jamal e seus colegas continuam a se esforçar para cumprir a sua missão: curar almas e corpos.

Trailer: https://youtu.be/FWdgAysHADM

Dia 11 terça - 18h

ESCUTE: A TERRA FOI RASGADA
Brasil, 2023, 88’
De Cassandra Mello, Fred Rahal Mauro

A partir do universo de três povos indígenas pressionados pela destruição causada pelo garimpo, o filme propõe uma aproximação do pensamento dos Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó), na formação de uma aliança histórica em defesa dos territórios. É, portanto, uma narrativa sobre resistência e resiliência, na figura de uma união inédita que firma a manutenção de seus territórios físicos e subjetivos. Para além da destruição causada pelo garimpo, este é um filme sobre a impossibilidade de separação entre a existência indígena e o seu território.

Trailer: https://youtu.be/oMdjBsj_YXs

Dia 11 terça - 20h

RIONEGRINAS
Brasil, 2023, 39’
De Fernanda Ligabue, Juliana Radler
Com colaboração de Dadá Baniwa, Carla Dias, Dulce Morais, Ana Amélia Hamdan

Cuidadoras da memória e do futuro, mulheres indígenas do rio Negro contam sua história em filme e narram sobre a criação do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN-FOIRN), que completou 20 anos.

Trailer: https://youtu.be/_8XHC45p5uw

VIDA SOBRE AS ÁGUAS
Brasil, 2024, 31’
De Danielle Khoury Gregorio, Márcio Isensee e Sá

"Vida sobre as Águas" é um documentário que celebra a arquitetura única das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Das casas sobre palafitas às moradias flutuantes, o filme destaca as adaptações engenhosas para lidar com as paisagens inundadas desafiadoras e sempre em transformação das planícies fluviais amazônicas brasileiras. Através de narrativas íntimas de moradores e construtores locais, o documentário revela as técnicas de construção coletiva que materializam uma arquitetura territorialmente integrada, construída em harmonia com o ambiente da Bacia Amazônica e profundamente enraizada no rico patrimônio da região.

Trailer: https://youtu.be/cmiWBunCHDQ

Dia 12 quarta - 18h

MENSAGEIRAS DA AMAZÔNIA: JOVENS MUNDURUKU USAM DRONE E CELULAR PARA RESISTIR ÀS INVASÕES
Brasil, 2022, 17’
De Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, Joana Moncau

Na Terra Indígena Sawré Muybu, no sudoeste do Pará, três mulheres munduruku integram o Coletivo Audiovisual Munduruku Daje Kapap Eypi, que divulga as denúncias dos indígenas para além das margens do rio Tapajós. Acompanhe essas jovens durante a produção de um documentário sobre as ações de seu povo para proteger a Amazônia e defender o território de invasores, sobretudo de madeireiros e garimpeiros. Expulsar os invasores sempre foi arriscado, mas em tempos de governo Bolsonaro é ainda mais.

Trailer: https://youtu.be/rHF769DOdiE

MULHERES NA CONSERVAÇÃO
Brasil, 2023, 46’
De Paulina Chamorro, João Marcos Rosa

Mulheres na Conservação lança um olhar delicado e sensível sobre a vida e o trabalho de sete heroínas da luta ambiental. O documentário faz um recorte desse universo feminino que está à frente de ações e estudos sobre Conservação e Meio Ambiente no Brasil.

Trailer: https://youtu.be/hr1984HVKdE

Dia 12 quarta - 20h

OS CAÇADORES DE BARRAGENS

EUA/Países Baixos, 2022, 71’

De Francisco Campos-Lopez Benyunes

Os rios fornecem serviços ecossistêmicos vitais para pessoas, animais e plantas. São as veias do nosso planeta e devem ser preservadas. No entanto, as barragens e outros tipos de barreiras perturbam o funcionamento natural dos rios, causando um declínio severo nas populações de peixes e outras espécies únicas de água doce. Este documentário viaja para cinco países europeus para saber por que as barragens estão sendo removidas e quem são os heróis dos rios por trás disso.

Trailer: https://youtu.be/bkvT_TK2DgU


AUMENTA QUE É ROCK ’N’ ROLL
Dia 08 sábado 15h50 | Dia 12 quarta 14h
Brasil, 2024, 112’, 16 anos
De Thomas Portella
Com Johnny Massaro, Marina Provenzzano, George Sauma, Orã Figueiredo, Bella Camero

No fervilhante ano de 1982, quando o Brasil respirava os ares de redemocratização, Luiz Antonio, um jornalista insatisfeito com a caretice das rádios, e seu amigo Samuca apostam tudo em um sonho. Eles desafiam todos os padrões e criam a Fluminense FM, que entrou para a história como “A Maldita”, a primeira estação inteiramente dedicada ao rock. Através de estratégias inovadoras, como locução exclusivamente feminina e uma programação autêntica e democrática, a primeira rádio brasileira dedicada ao rock lança gigantes como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, entre outros. A história acompanha o grupo de amigos que levantou a rádio, movida pela paixão e pelo desejo de transformar o mundo. O filme revela também os bastidores do icônico Rock in Rio de 1985, onde o destino de Luiz Antônio e de sua amada Alice é selado ao som triunfante de Cazuza, à frente do Barão Vermelho.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/RUh73O-I8Ik

GUERRA CIVIL
Dia 09 domingo 15h40 | Dia 11 terça 16h 
Civil War, EUA/Reino Unido, 2024, 109’, 18 anos
De Alex Garland
Com Cailee Spaeny, Kirsten Dunst, Wagner Moura

Em um futuro próximo, uma equipe de jornalistas viaja pelos Estados Unidos durante uma guerra civil que se intensifica rapidamente e envolve toda a nação.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://youtu.be/WEmIRA4JQfo

A HORA DA ESTRELA
Dia 08 sábado 14h 
Brasil, 1985, 96’, 12 anos
De Suzana Amaral
Com Marcélia Cartaxo, Fernanda Montenegro, José Dumont, Marcus Vinicius 

Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera. O filme, uma adaptação do livro de Clarice Lispector, está sendo relançado em cópia restaurada. Ele foi premiado em diversos festivais e está na lista da Abraccine como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Marcélia Cartaxo foi premiada com o Urso de Prata do Festival de Berlim pela performance. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/jCVVei38HZs

LOVE LIES BLEEDING - O AMOR SANGRA
Dia 10 segunda 16h | Dia 11 terça 14h
Love lies bleeding, EUA/Reino Unido, 2024, 104’, 14 anos
De Rose Glass
Com Kristen Stewart, Katy O’Brian, Ed Harris, Anna Baryshnikov, Dave Franco, Jena Malone

Uma eletrizante história de amor entre a tímida Lou, gerente de academia, e Jackie, uma ambiciosa fisiculturista. Até que um ato de fúria impensado as colocará em uma rota fulminante de sangue e vingança.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/nyX8D95EW00

A METADE DE NÓS
Dia 12 quarta 16h10
Brasil, 2023, 89’, 14 anos
De Flavio Botelho
Com Cacá Amaral, Denise Weinberg, Kelner Macêdo, Clarice Niskier

Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio. Vencedor do prêmio do público na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo e prêmio de melhor ator para Cacá Carvalho no Festival Internacional de Cine de Punta del Este.

Trailer: https://youtu.be/fRee-QLekU0

A PAIXÃO SEGUNDO G.H.
Dia 06 quinta 15h30
Brasil, 2023, 127’, 12 anos
De Luiz Fernando Carvalho
Com Maria Fernanda Cândido, Samira Nancassa

Depois de demitir sua empregada, G.H. precisa arrumar o quarto de serviço. Enquanto limpa, ela reflete sobre sua vida e a possibilidade de ter perdido sua essência. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/f5EGnSx8Z9Q

VERISSIMO
Dia 10 segunda 14h10
Brasil, 2024, 88 ’, Livre
De Ângelo Defanti

Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlayTrailer: https://youtu.be/fWUQfOOjMHI


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

*A Musicalidade Preta Brasileira em destaque com a Banda Um Amô no Festival Ecos Urbanos*

Quarteto fará um show especial para celebrar a diversidade e pluralidade da música negra brasileira com grandes clássicos que marcaram gerações.

No dia 28 de setembro, às 20h, o Teatro da UFF será palco da apresentação da Banda Um Amô, que trará a riqueza da musicalidade preta brasileira durante o Festival Ecos Urbanos. O repertório incluirá clássicos de artistas como Dona Ivone Lara, Sandra de Sá, IZA, Jorge Ben Jor, Seu Jorge e Raça Negra, buscando exaltar a diversidade da música negra.

— Queremos mostrar como a música preta é rica e repleta de influências — afirma Mariana Braga, vocalista da banda. Cada artista homenageado é uma fonte de inspiração e referência, refletindo a conexão da Banda Um Amô com suas raízes.

O espetáculo promete ser uma celebração da cultura afro-brasileira, com um show que vai envolver o público. — A música preta é uma expressão autêntica do nosso povo, e queremos que todos sintam essa energia — completa Mariana.

Sobre a Banda Um Amô

Formada por um quarteto de talentosas mulheres pretas, oriundas do universo das escolas de samba, a banda Um Amô traz para o palco toda a essência e sonoridade única das baterias de samba. Com o uso dos característicos instrumentos como surdos, caixa, repique e tamborim, combinados com baixo, guitarra, cavaco e violão, a banda oferece uma experiência musical única. 

A formação da Banda Um Amô inclui Mariana Braga, responsável pelos vocais, violão e cavaco, Thalita Santos nos surdos 1, 2 e 3, Allana Marinho no tamborim e repique, e Bia Tinoco na caixa.


28 de setembro de 2024
Sábado | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  Livre

O samba do Terreiro da Vovó foi fundado em 16 de abril de 2011, na zona norte de Niterói, no bairro Fonseca. A intenção dessa reunião cultural, se deu da necessidade em resgatar o samba tradicional, fazendo desse projeto um ponto de resistência, verdade e muito amor pelo samba. Ao longo desses 11 anos conseguimos manter uma caminhada de muito suor onde fizemos apresentações em duas edições do dia nacional do samba em Niterói, live no teatro municipal de Niterói, 10 anos participando do trem do samba no município do Rio de Janeiro e no dia 27 de outubro de 2022 foi oficializado em votação no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói que o Samba do Terreiro da Vovó passa a ser PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI . Na Sede do Terreiro da Vovó já passaram nomes consagrados do nosso samba e muito amigos da nova geração do samba, que tem como objetivo levantar a sua bandeira do samba colocando assim no lugar mais alto no que é de direito.

FICHA TÉCNICA

JAIR SILVA – CAVAQUINHO E VOZ; 

PEDRO OLIVEIRA – BANJO E VOZ; 

GUILHERME RAMOS – PANDEIRO E VOZ; 

MATEUS PACHECO – TANTÃ E VOZ; 

FLÁVIO SILVÉRIO – RECO-RECO E VOZ;


29 de setembro de 2024
Domingo | 19h
Jardim da Reitoria
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Entrada Franca

Chegou o aniversário do Cine Arte UFF! Dia 12, início da cine semana, a sala mais querida de Niterói completa 56 anos de existência, resiliência e muita cinefilia. Para comemorar preparamos a MOSTRA CINEMA É CACHOEIRA, com cinco filmes dirigidos pela dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa, um recorte da produção audiovisual contemporânea feita no Recôncavo Baiano. De 11 a 15 de setembro com preço único de R$ 5,00. Preparamos mais uma surpresa para a semana de aniversário: pré-estreia de O DIA QUE TE CONHECI, novo filme da produtora mineira Filmes de Plástico (de Marte Um), com a presença do diretor André Novais Oliveira e da atriz Grace Passô. Chega ao nosso cinema o aguardado MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz, filme brasileiro que agitou o festival de Cannes este ano. O noir erótico tropical tem conquistado os críticos e o público com sua ousadia. Também preparamos a chegada de BACK TO BLACK, cinebiografia da cantora Amy Winehouse que, se estivesse viva, também estaria fazendo aniversário no dia 14 de setembro. O filme teve uma elogiada atuação de Marisa Abela e uma trilha sonora que dispensa comentários. E por falar em trilha sonora memorável, seguimos com mais sessões do cine concerto STOP MAKING SENSE, em exibição impecável no Cine Arte UFF. Encerrando a semana, mais oportunidades (reta final) para OTHELO, O GRANDE, O MAL NÃO EXISTE, FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE e MAIS PESADO É O CÉU. Vem pro cinema celebrar nossos 56 anos de existência! (LC)

O DIA QUE TE CONHECI – pré-estreia seguida de debate com o diretor André Novais de Oliveira e a atriz Grace Passô. Mediação de Lia Bahia.
Dia 17 terça 20h
O dia que te conheci, Brasil, 2023, 71´, 12 anos, DCP
De André Novais Oliveira
Com Renato Novais Oliveira, Renato Novaes, Kelly Crifer, Fabrício FBC

Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luísa.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jL1qKWTMN-k

BACK TO BLACK
Dia 13 sexta 15h50 | Dia 14 sábado 17h40 | Dia 16 segunda 17h50
Back to black, Reino Unido/França/EUA, 2024, 122’, 16 anos, DCP
De Sam Taylor-Johnson
Com Marisa Abela, Jack O’Connell, Eddie Marsan, Lesley Manville

O filme narra a vida e a música de Amy Winehouse, através da jornada da adolescência até sua morte precoce, aos 27 anos. A história explora as muitas camadas da artista inglesa, além de seu relacionamento amoroso tumultuado e a criação de um dos álbuns mais vendidos do nosso tempo, que lhe rendeu seis prêmios Grammy. Até hoje, Amy é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: BACK TO BLACK | Trailer Oficial

MOTEL DESTINO
Dia 12 quinta 17h50 | Dia 15 domingo 17h50 | Dia 16 segunda 20h10 | Dia 17 terça 14h | Dia 18 quarta
20h10
Brasil, 2024, 115’, 18 anos, DCP
De Karim Aïnouz
Com Com Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Motel Destino – Trailer oficial


Mostra CINEMA É CACHOEIRA – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio – R$ 5,00 para todos

ATÉ O FIM
Dia 12 quinta 20h
Brasil, 2020, 91’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz

Geralda está trabalhando em seu quiosque à beira de uma praia no Recôncavo da Bahia quando recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro promovido pela espera da morte se torna um momento de desabafo e reconhecimentos das quatro irmãs, que não se reúnem desde a morte da mãe, há 15 anos.

Trailer: https://youtu.be/gvL4tsX1f3Y

MUGUNZÁ
Dia 13 sexta 20h
Brasil, 2022, 99’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Fabrício Boliveira

Arlete acorda e está tudo fora do lugar. Ela perdeu um amor, um filho, a casa e agora quer justiça.

Trailer: https://youtu.be/DRxWnYMHPGI

VOLTEI!
Dia 14 sábado 20h
Brasil, 2021, 78’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz

Brasil, 2030. As irmãs Alayr e Sabrina estão ouvindo no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendidas por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa noite histórica.

Trailer: https://youtu.be/QhNBUu_5Zcc

CAFÉ COM CANELA
Dia 15 domingo 20h
Brasil, 2016, 103’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio

Com Valdinéia Soriano, Aline Brune, Babu Santana, Arlete Dias, Aldri Anunciação, Guilherme Silva, Antônio Fabio, Dona Dalva Damiana de Freitas, Michelle Mattiuzzi

Recôncavo da Bahia. Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida inicia-se um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.

Trailer: https://youtu.be/ZrU2hMZu9wk


FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE 
Dia 13 sexta 18h10 | Dia 14 sábado 14h | Dia 17 terça 16h10
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg

O MAL NÃO EXISTE
Dia 16 segunda 14h | Dia 18 quarta 16h
Aku wa sonzai shinai, Japão, 2023, 106´, 14 anos, DCP
De Ryusuke Hamaguchi
Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura

Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um retiro perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

Trailer: O Mal Não Existe | Trailer Oficial [HD] | Imovision

MAIS PESADO É O CÉU
Dia 12 quinta 14h10 | Dia 18 quarta 18h10
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M

OTHELO, O GRANDE
Dia 12 quinta 16h10| Dia 15 domingo 15h40 | Dia 16 segunda 16h10 | Dia 18 quarta 14h20
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos

Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Othelo, O Grande – Trailer Oficial

STOP MAKING SENSE 
Dia 14 sábado 15h50 | Dia 17 terça 18h
Stop Making Sense, EUA, 1984, 88´, 12 anos, DCP
De Jonathan Demme

O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”. Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: STOP MAKING SENSE | Trailer Oficial 


Ingressos

Semana de Aniversário Cine Arte UFF – Todos os ingressos por R$ 10,00 (valor único)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

Mostra Ecos Urbanos

Pixinguinha – OSN e Convidados


Direção: Daniel Oliveira

Arranjos e regência: Flavio Mendes 

Textos e apresentação: João Carino

Solistas:

  • Silvério Pontes (trompete)
  • Fabiano Segalote (trombone)
  • Alexandre Maionese (flauta)
  • Whatson Cardozo (clarinete e sax tenor)
  • Ronaldo do Bandolim (bandolim)

Banda:

  • Rogério Souza (violão)
  • Fernando Brandão (cavaquinho)
  • Daniel Karin (pandeiro)

Programa:

Pixinguinha (1897-1973) e Vinícius de Moraes (1913-1980) – Lamentos

2 – “Desprezado”, Pixinguinha (1897-1973)

3 – “Já te digo”, Pixinguinha (1897-1973) e China (1888-1927)

4 – “Trombone atrevido”, Pixinguinha (1897-1973)

5 – “Paciente”, Pixinguinha (1897-1973) e Daniel Santos

6 – ‘Ainda me recordo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

7 – “Vou vivendo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

8 – “Urubatan”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

9 – “Rosa”, Pixinguinha (1897-1973), Octávio de Souza e Cândido das Neves (1899-1934)

10 – “Suite “Retratos”, 1o movimento (Pixinguinha)”, Radamés Gnattali (1906 – 1988)

11 – “1×0”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

12 – “Carinhoso”, Pixinguinha (1897-1973)


27 de setembro de 2024
Sexta | 19h
Cine Arte UFF

29 de setembro de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF


Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Mostra Ecos Urbanos


24 de setembro de 2024
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  14 anos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin