Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

04 a 10 de junho de 2024 - quinta a quarta

De 04/07/2024 a 10/07/2024

 

A programação do cinema está de volta em grande estilo com a 8 e ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO, em sua 11ª edição, realizado pela Associação II Sorpasso / Risi Film Brasil, com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Embaixada da Itália, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e São Paulo e da Cinecittà, com logística e organização da Bonfilm. O festival é uma das maiores ações de promoção da cultura italiana no país. Destaques para O SEQUESTRO DO PAPA, novo filme de Marco Bellocchio, apresentado na competição do Festival de Cannes e vencedor do Globo de Ouro italiano de melhor filme; AINDA TEMOS O AMANHÃ, fenômeno de bilheteria da história recente do cinema italiano (superou até Barbie), dirigido por Paola Cortellesi, que mistura a commedia all ́italiana a um neorrealismo pop, vencedor do prêmio David di Donatello de melhor nova diretora;  A IMENSIDÃO, co-produção Itália / França, com Penélope Cruz, filme indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza; MARIA MONTESSORI - ENSINANDO COM AMOR, filme que lança luz a gênese da abordagem educativa montessoriana, que certamente vai agradar o público do Cine Arte UFF. Soma-se aos filmes da FESTA DO CINEMA ITALIANO mais uma oportunidade para o também italiano AS OITO MONTANHAS, emocionante obra que já esteve em nossa programação, vencedor do prêmio David di Donatello de melhor filme em 2023. E por fim, um filme interessantíssimo, também italiano, que ficamos devendo: LA CHIMERA, de Alice Rohrwacher, com a atriz brasileira Carol Duarte, filme que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023 e foi escolhido pelo público como o Melhor filme de ficção estrangeira na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Um pedaço da Itália está em Niterói. Vem pro cinema! (LC)

8 e ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO

8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano apresentará no Cine Arte UFF uma seleção de 10 entre os mais importantes filmes produzidos na Itália no último ano. Uma escolha que abrangerá desde obras de prestigiados diretores até realizações de novos autores, filmes premiados em grandes festivais internacionais e sucessos de bilheteria, sempre pautando rigorosos critérios de qualidade.

A Festa se propõe a ser uma vitrine sobre a atualidade italiana e uma demonstração de como o cinema italiano é ainda hoje um dos mais vitais na indústria cinematográfica mundial.

O Festival é realizado pela Associação Il Sorpasso / Risi Film Brasil com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Embaixada de Itália, do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e São Paulo e da Cinecittà, com organização logística da Bonfilm.

AINDA TEMOS O AMANHÃ

Dia 07 domingo 17h | Dia 09 terça 17h30

C'è ancora domani, Itália, 2023, 118’, 14 anos, DCP - De Paola Cortellesi

Com Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiore Vergano

Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da História do cinema italiano.

Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a comédia italiana a um neorrealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Trailer: https://youtu.be/ZWd8caev8A8

O DIVINO ZAMORA

Dia 06 sábado 14h40 | Dia 10 quarta 20h

Zamora, Itália, 2024, 100’, 12 anos, DCP - De Neri Marcorè

Com Ale, Giuseppe Antignati, Antonio Catania

Zamora marca a estreia na direção de Neri Marcorè, que também figura como ator dentro de um rico elenco que inclui ainda Giovanni Storti e Giacomo Poretti do trio Aldo, Giovanni e Giacomo.

Walter Vismara, de trinta anos, adora levar uma vida ordenada e sem surpresas: trabalha como contador em uma pequena fábrica em Vigevano. De um dia para o outro a fábrica fecha e Vismara vê-se catapultado para uma empresa futurista na vital e laboriosa Milão, ao serviço de um empresário moderno e brilhante, Cavaliere Tosetto.

Trailer: https://youtu.be/WdgrC-yICiU

ENEA

Dia 04 quinta 15h10 | Dia 08 segunda 20h

Enea, Itália, 2023, 117’, 14 anos, DCP - De Pietro Castellitto

Com Pietro Castellitto, Benedetta Porcaroli, Giorgio Quarzo Guarascio, Chiara Noschese

Uma história de amor e amizade que ousa voar alto, tal como o seu protagonista. Sobrevoando abismos existenciais, equilibrando-se na corda bamba de um realismo que parece desafiar as convenções do cinema ao casar-se ora com o surreal, ora com o grotesco.

Pietro Castellitto descreve com maestria um meio social que conhece bem e sobre o qual aplica uma variedade de estratégias narrativas, por vezes extremas e imprudentes, mas sempre coerentes com a sua visão de cinema claramente inspirada em Paolo Sorrentino. Enea é um filme de gangsters sem gangsters. Uma história de gênero que transcende categorias. A droga e o submundo são apenas a sombra invisível de uma história que fala de outra coisa: um pai melancólico, um irmão que enfrenta conflitos na escola, uma mãe derrotada pelo amor e uma bela rapariga, um final feliz e uma morte feliz, uma palmeira que cai num mundo de vidro. No entrelaçar das fissuras do quotidiano, desenrola-se a aventura de Enea e Valentino, uma aventura que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles é e será, sobretudo, uma aventura de amizade e de amor. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.

Trailer: https://youtu.be/7sR0pk40nGU

IL BOEMO - MOZART O ADMIRAVA, A HISTÓRIA O ESQUECEU

Dia 07 domingo 19h20

Il Boemo, República Checa/Itália/Eslováquia, 2022, 140’, 18 anos, DCP - De Petr Václav

Com Vojtech Dyk, Elena Radonicich, Barbara Ronchi, Lana Vlady, Mirko Ciccariello

A vida, a arte e os amores de Josef Mysliveček, “o Boêmio”, figura de destaque na música do século XVIII, aclamado na sua época e posteriormente ofuscado pelo brilho intenso de Wolfgang Amadeus Mozart. Com base nos poucos documentos existentes e baseando-se na sua própria imaginação, o realizador mergulha nas águas turvas do século da libertinagem erudita e da monarquia absoluta em decadência. Entre espetáculos de ópera e majestosos palácios italianos permeados de frescos e iluminados por velas, a criação e a promiscuidade andam de mãos dadas, através de uma realização que faz lembrar o estilo pictórico e opulento de Garrone em O Conto dos Contos.

Trailer: https://youtu.be/PA3UDrj-Pxs

A IMENSIDÃO

Dia 08 segunda 18h | Dia 10 quarta 18h

L’immensità, Itália/França, 2022, 94’, 14 anos, DCP - De Emanuele Crialese

Com Penélope Cruz, Vincenzo Amato, Luana Giuliani, Patrizio Francioni

Adri, treze anos, questiona a sua identidade de gênero. Clara, sua mãe, luta contra os seus demônios em silêncio. Esta é uma história de amor. Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e ambientado na Roma dos anos 70, o filme é contado sob a perspectiva de Adri, adolescente em plena metamorfose, para nos falar de uma família à beira da ruptura. Com  inspiração autobiográfica e valorizado pela brilhante atuação de Penélope Cruz, um coming-of-age repleto de nuances e momentos de puro e delirante escapismo.

Trailer: https://youtu.be/eLOk2uegoHc

LUBO

Dia 06 sábado 19h

Lubo, Itália/Suíça, 2023, 175’, 12 anos, DCP - De Giorgio Diritti

Com Franz Rogowski, Christophe Sermet, Valentina Bellè, Noemi Besedes, Cecilia Steiner, Joel Basman

Lubo se passa na Suíça no inverno de 1939. O jovem Lubo, descendente de nômades Yenish, é convocado para o serviço militar no exército suíço para proteger a fronteira. Logo se junta a seu primo que lhe conta que a polícia levou seus filhos, por serem descendentes de ciganos, de acordo com o programa nacional governado pelos princípios da eugenia, que ganharam espaço na Europa nos anos trinta. Lubo embarca em uma vingança com repercussões inesperadas, obrigando-o a repensar os limites entre o bem e o mal. Baseado no romance “Il seminatore” de Mario Cavatore.

Trailer: https://youtu.be/x-P6CBUk-_0

MARIA MONTESSORI - ENSINANDO COM AMOR

Dia 04 quinta 17h30 | Dia 07 domingo 14h30 - Sessão Cineném

Maria Montessori (La nouvelle femme), França/Itália, 2023, 114’, 14 anos, DCP - De Léa Todorov

Com Jasmine Trinca, Leila Bekhti, Rafaelle Sonneville-Caby, Raffaele Esposito

Léa Todorov lança luz sobre o método Montessori em seu primeiro longa-metragem. Um trabalho inovador sobre inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século XX.

Estamos em 1900. Lili d’Aengy, uma "coquete" parisiense no auge do seu esplendor, foge de Paris para esconder sua filha. Ao chegar a Roma, sua vida muda drasticamente após o encontro com uma professora que implementou um novo e revolucionário método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem: Maria Montessori. No entanto, esta mulher vanguardista que pretende personificar publicamente a “mulher nova”, uma mulher moderna e emancipada, deve pagar um preço muito alto: uma maternidade fora do casamento e escondida, que irá forçá-la a fazer uma escolha muito dolorosa - o seu filho ou o seu destino? As duas mulheres irão conquistar o seu lugar no mundo dos homens e fazer História. Um filme de época, cujos temas gerais permanecem atuais, incluindo o frágil desejo de superar a vergonha social associada à diferença.

Trailer: https://youtu.be/c67MZZ3Bnok

SEGREDOS

Dia 05 sexta 19h40

Confidenza,  Itália, 2023, 136’, 16 anos, DCP

De Daniele Luchetti

Com Elio Germano, Vittoria Puccini, Isabella Ferrari, Federica Rosellini, Pilar Fogliati

Em Segredos, Daniele Luchetti faz uma adaptação do romance do autor italiano, Domenico Starnone. Com um enredo cheio de camadas, realiza seu filme mais complexo e maduro. 

Pietro, 33 anos, é professor de uma escola na periferia de Roma, onde é muito querido pelos alunos. Ele mantém um relacionamento com Teresa, sua ex-aluna dez anos mais nova, uma mulher brilhante, que adora testar os limites de Pietro. Em certa ocasião, ela propõe que eles confessem seus segredos mais obscuros, fazendo com que o rumo da relação mude completamente. Essa confissão vai uni-los e persegui-los para o resto de suas vidas. Elio Germano dá vida a Pietro, conseguindo traduzir a dualidade da consciência do personagem principal. O resultado é um filme que nos questiona e interroga profundamente sobre a natureza humana.

Trailer: https://youtu.be/RHvA0q_mpSg

O SEQUESTRO DO PAPA

Dia 06 sábado 16h40 | Dia 09 terça 19h50

Rapito, Itália/França/Alemanha, 2023, 125’, 14 anos, DCP

De Marco Bellocchio

Com Paolo Pierobon, Fausto Russo Alesi, Enea Sala, Barbara Ronchi, Filippo Timi, Fabrizio Gifuni

Com O Sequestro do Papa, Bellocchio constrói uma obra íntima e política. Um filme de terror que tem como plano de fundo a "caridade" católica, que abala todas as noções preconcebidas.

Bellocchio nos presenteia com um olhar rigoroso sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja. A história centra-se no caso verídico de Edgardo Mortara, uma criança judia de 6 anos que, em 1858, é levada da casa de sua família pelas autoridades do papa Pio IX. Edgardo foi batizado em segredo pela sua babá quando ainda era um bebê, fazendo com que ele fosse obrigado a receber uma educação católica. O Sequestro do Papa é um filme de violência não gráfica, mas hedionda, tornada ainda mais grotesca pelo sentido do direito moralista que está no centro de toda a opressão. Uma reconstrução perfeita da época, rica em detalhes, que nos faz mergulhar em um mundo controlado por um poder temporal onipresente, o filme foi apresentado na competição oficial no Festival de Cannes e vencedor do Globo de Ouro italiano de melhor filme.

Trailer: https://youtu.be/Q-S2Ced3JaE

A ÚLTIMA NOITE DE AMOR

Dia 05 sexta 17h10

L’ultima Notte Di Amore, Itália, 2023, 131’, 16 anos, DCP

De Andrea Di Stefano

Com Pierfrancesco Favino , Linda Caridi , Antonio Gerardi , Francesco Di Leva

Franco Amore (Pierfrancesco Favino) é um tenente da polícia. A última noite de sua carreira de 35 anos será a mais longa e difícil de todas, devido ao assassinato de seu amigo Dino. De repente, ele questiona tudo, desde seus entes queridos mais próximos até sua própria vida.

Trailer: https://youtu.be/v1pGcuNnZbE

_________________________________________________________________________

LA CHIMERA

Dia 05 sexta 14h40 | Dia 09 terça 15h | Dia 10 quarta 15h30

La Chimera, Itália/França/Suíça, 2023, 130’, 16 anos, DCP

De Alice Rohrwacher

Com Josh O'Connor, Carol Duarte, Vincenzo Nemolato, Isabella Rossellini

O filme explora o tema da pilhagem arqueológica, a venda ilícita de artefatos históricos e o conceito de Quimera. Ambientada na zona rural da Toscana na década de 1980, Arthur é um jovem arqueólogo que se envolve com um grupo de ladrões de túmulos repletos de relíquias da era etrusca, que se dedica à venda desses objetos ao mercado de arte. Para este grupo, Quimera é o desejo pelo dinheiro fácil, já para Arthur se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um caminho mitológico para a vida após a morte.

Trailer: https://youtu.be/mD0NqmK9vWY?si=4dEQJLJzzOQNTFr9

AS OITO MONTANHAS

Dia 08 segunda 15h20

Le Otto Montagn, Itália, 2023, 147’, 12 anos, h264

De Felix van Groeningen, Charlotte Vandermeersch

Com Alessandro Borghi, Luca Marinelli, Filippo Timi

As Oito Montanhas é a história de uma amizade. De filhos que se tornam homens e tentam apagar as pegadas dos pais, mas que, com as reviravoltas da vida, sempre acabam voltando para casa. Pietro é um menino da cidade, Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Ao longo dos anos, Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro é aquele que vai e vem. Seus encontros os apresentam ao amor e à perda, lembrando-os de suas origens e deixando seus destinos se desenrolarem, enquanto descobrem o que significa ser verdadeiros amigos para toda a vida. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022 e 14 indicações para o David de Donatello 2023 (o Oscar italiano), vencendo em 4 categorias: Filme, Roteiro Adaptado, Fotografia e Som. 

Trailer: https://youtu.be/6h1GGnUSLTQ

PELA PALAVRA - entrada franca

sessão seguida de debate com o diretor Hugo Katsuo, os atores Rafael Kim e Rodrigo Cavalini e a convidada Bruna Aiiso

Dia 04, quinta, 20h

Brasil, 2023, 38´, h264

De Hugo Katsuo

Com Rafa Kim e Rodrigo Cavalini

Um jovem e aclamado poeta gay é considerado o novo rosto da representatividade LGBT na poesia brasileira. Questionando-se sobre este título que lhe foi conferido e sobre o processo de transformação da sua obra em mera mercadoria, ele divaga sobre a relação entre a política e a poesia, a utilidade da arte e a monumentalização do artista em tempos de demanda por representação. Ao mesmo tempo, o poeta sofre por ter sido abandonado pelo grande amor de sua vida, o cineasta Gabriel - o que resulta em um bloqueio criativo onde a imagem e a palavra parecem deixar de fazer sentido para ele.

Ingressos

Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF e estudantes da rede pública  - R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00

leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

O grupo sul-coreano NTX está se preparando para sua estreia fora da Ásia, que incluirá uma série de shows no Brasil em agosto deste ano.

Composto por oito meninos entre 20 e 23 anos, NTX, abreviação de Neo Tracks n°X, é um grupo de K-pop que ganhou destaque com sucessos como “Holy Grail” e “Kiss the World”.

O grupo também está prestes a lançar seu segundo mini álbum intitulado “Hold X” no dia 8 de julho às 12h (horário de Brasília). A faixa-título, “PROBLEMATIC”, promete ser uma música de hip-hop dance com uma batida intensa, destacando a paixão e atitude desafiadora característica do grupo.

Os integrantes do NTX têm demonstrado grande entusiasmo pelo lançamento das novas músicas e a realização de sua primeira turnê internacional. O grupo está se preparado para impactar o cenário musical global, começando pelo Brasil.

A turnê é uma iniciativa do Centro Cultural Coreano no Brasil em parceria com outras instituições nacionais e festivais. Confira a programação completa abaixo.


Niterói – RJ
14 e 15 de Agosto
Quarta e Quinta | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Farias, 9, Icaraí, Niterói/RJ

Ingressos: R$ 60 (inteira) – R$ 30 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Os ingressos estarão disponíveis para compra no site no dia 22 de julho (segunda-feira) às 14h
Aqueles que selecionarem o ingresso meia entrada (no valor de R$30) deverão apresentar o comprovante de meia entrada (carteirinha de estudante, RG, etc.) ou doar 1kg de alimentos não perecíveis no dia do evento.

Classificação etária: livre

A Orquestra Sinfônica Nacional UFF retoma sua série de concertos no dia 28/7/2024, domingo, às 10h30, no Cine Arte UFF. O programa é composto por duas obras bastante conhecidas do público: As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi; e a Sinfonia nº 2, de Ludwig van Beethoven, com regência da maestra Priscila Bomfim, tendo como solista a violinista Luísa de Castro.

As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi

Antonio Vivaldi é considerado um dos maiores compositores barrocos. Sua influência foi celebrada em toda a Europa durante sua vida.

Lançadas em 1725, As Quatro Estações apresentam uma leitura musical de cada estação do ano. É, sem sombra de dúvidas, o grupo de obras mais conhecido do compositor, dentre seus mais de 500 concertos para instrumentos como violino, violoncelo, flauta, alaúde e outros, além de 46 óperas, 90 sonatas e uma vasta coleção de obras para coral e música de câmara.

As Quatro Estações é uma série de quatro concertos para Violino Solo e orquestra de Cordas, que descrevem cenas da natureza. Autores se referem a este conjunto de obras como um dos primeiros exemplos de música programática, denominada mais tarde, no período Romântico, como poemas sinfônicos.

Concerto nº1 – Primavera:

Descreve: o despertar da primavera; a água que jorra das fontes; o trovão; o canto dos pássaros.

Concerto nº2 – Verão:

                Com o terceiro movimento intitulado “Tempestade de Verão”, é cheio de som e fúria.

Concerto nº3 – Outono:

                 De caráter pastoral, evoca as danças camponesas.

Concerto nº4 – Inverno:

                Descreve o andar no gelo, ansioso e cauteloso; caindo no chão; o Siroco, vento do norte, e todos os outros ventos

Sinfonia Nº 2, de Ludwig van Beethoven

Escrita entre 1801 e 1802, reflete um período em que Beethoven estava começando a confrontar sua surdez iminente, mas ainda não completamente mergulhado na tormenta emocional que caracterizaria suas obras posteriores.

A Sinfonia Nº 2 mostra Beethoven explorando novas possibilidades estruturais e expressivas dentro do formato sinfônico, preparando o terreno para suas futuras inovações composicionais. É uma obra que envolve tanto a energia juvenil de Beethoven quanto o início de sua transição para um compositor que desafiaria as convenções musicais de sua época.

A Sinfonia Nº 2, em Ré Maior (Op. 36) é uma obra vibrante e frequentemente descrita como a mais leve e otimista em comparação com as outras sinfonias mais dramáticas do compositor. Composta em quatro movimentos, começa com um Allegro vivace e se desenvolve através de um Larghetto mais sereno, seguido por um Scherzo rápido e enérgico e conclui com um Allegro molto cheio de vitalidade.


28 de Julho de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

A segunda semana do projeto FÉRIAS NO CINE ARTE UFF ganha mais um filme, dessa vez um título brasileiro: TECA E TUTI – UMA NOITE NA BIBLIOTECA. A animação conta a vida de uma pequena traça, Teca, e seu ácaro de estimação, Tuti, que se transforma quando ela descobre o amor pela leitura. O filme, em pré-estreia, contará com a presença dos diretores Tiago Mal e Diego Doimo na sessão de sexta, dia 19. Também chega a nossa sala a elogiadíssima comédia brasileira GREICE, de Leonardo Mouramateus, vencedor do festival curitibano Olhar de Cinema, que conta a história da estudante de Belas-Artes brasileira que vive em Lisboa. A personagem cativante, com sua boa conversa, vem conquistando as plateias por onde passa. Na quinta, dia 18, Cine Debate com a presença do produtor Andy Malafaia, o técnico de som Guilherme Farkas e mediação de Flavia Candida, todos ex alunos de cinema da UFF. Seguimos com mais sessões para DIVERTIDA MENTE 2, SPY X FAMILY CÓDIGO: BRANCO, RIVAIS, LA CHIMERA e a última chance para 13 SENTIMENTOS. Vem pro cinema! (LC)

– Novidades na Programação – 

TECA E TUTI – UMA NOITE NA BIBLIOTECA – PRÉ-LANÇAMENTO
Dia 19 sexta 16h30 (sessão seguida de debate) | Dia 20 sábado 16h50 | Dia 22 segunda 14h | Dia 24 quarta 15h50
Sessão Vitrine Petrobrás – Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 
Brasil, 2023, 74’, Livre, DCP
De Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo
Com Nelma Nunes, Micael Gomes Matos e Rodolfo Bonifácio e as vozes de Luy Campos, Hugo Picchi, Cidalia Castro 

A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iwrCmZvDTzk&t=4s

GREICE – LANÇAMENTO
Dia 18 quinta 19h (sessão seguida de debate) | Dia 20 sábado 20h20 | Dia 21 domingo 18h20 | Dia 22 segunda 20h | Dia 23 terça 18h20
Brasil, 2021, 110’, 14 anos, DCP
De Leonardo Mouramateus
Com Amandyra Dipas, Mauro Soares, Luara Raio, Isabél Zuaa, Luciana Souza, Faela Maya, Daniel Pizamiglio

Greice, uma jovem brasileira de 22 anos, estuda Belas Artes em Lisboa. Nos primeiros dias do verão Greice se envolve com o misterioso Afonso. O casal é responsabilizado por um estranho acidente que ocorreu na festa de recepção dos calouros. Greice precisa então voltar a Fortaleza, sua cidade natal, para renovar o título de residência. Escondida num hotel, enquanto evita que sua mãe descubra os apuros em que se envolvera, e contando com a ajuda de alguns amigos, Greice busca um lugar no mundo. Grande vencedor da 13ª edição do Festival Olhar de Cinema, onde conquistou os prêmios de melhor filme na mostra competitiva brasileira, melhor roteiro e melhor atuação para a atriz Amandyra. Prêmio de Melhor Direção no Festival IndieLisboa.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=T8AF_m5LKMc


13 SENTIMENTOS
Dia 23 terça 20h20
Brasil, 2024, 100’, 16 anos, DCP
De Daniel Ribeiro
Com  Artur Volpi, Julianna Gerais, Marcos Oli, Michel Joelsas, Bruno Rocha

“Como o final feliz de um filme perfeito” – é assim que o cineasta João descreve o fim de seu relacionamento de 10 anos com Hugo. Apesar da separação, eles permaneceram melhores amigos. No entanto, voltar ao universo dos encontros românticos traz um turbilhão de emoções, mostrando que a vida real não pode ser controlada como um roteiro de filme. Do mesmo diretor do sucesso de público e crítica Hoje eu quero voltar sozinho.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/_8HvVd5hpbY

DIVERTIDA MENTE 2
Dia 18 quinta 14h50 (DUB) | Dia 19 sexta 14h30 (DUB) | Dia 20 sábado 14h50 (DUB) e 18h20 (DUB) | Dia 21 domingo 14h20 (DUB) e 16h20 (DUB) | Dia 22 segunda 15h30 (DUB) | Dia 23 terça 16h30 (LEG) | Dia 24 quarta 14h (DUB) 
Inside Out 2, EUA, 2024, 98’, Livre, DCP
De Kelsey Mann
Com Amy Poehler, Phyllis Smith, Maya Hawke, Tony Hale (leg)
Miá Mello, Leo Jaime, Tatá Werneck, Dani Calabresa (dub)

A continuação do filme original – e ganhador do Oscar de melhor animação de 2015 – traz de volta a protagonista Riley, agora passando pela tão temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle também está passando por uma adaptação para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. As já conhecidas Alegria, Raiva, Medo, Nojinho e Tristeza não têm certeza de como devem se sentir quando novos inquilinos chegam ao local.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jl_wHUYC-cM

LA CHIMERA 
Dia 19 sexta 19h30 | Dia 22 segunda 17h30 
La Chimera, Itália/França/Suíça, 2023, 130’, 16 anos, DCP
De Alice Rohrwacher
Com Josh O’Connor, Carol Duarte, Vincenzo Nemolato, Isabella Rossellini

O filme explora o tema da pilhagem arqueológica, a venda ilícita de artefatos históricos e o conceito de Quimera. Ambientada na zona rural da Toscana na década de 1980, Arthur é um jovem arqueólogo que se envolve com um grupo de ladrões de túmulos repletos de relíquias da era etrusca, que se dedica à venda desses objetos ao mercado de arte. Para este grupo, Quimera é o desejo pelo dinheiro fácil, já para Arthur se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um caminho mitológico para a vida após a morte.

Trailer: https://youtu.be/mD0NqmK9vWY?si=4dEQJLJzzOQNTFr9

RIVAIS
Dia 23 terça 14h (LEG) | Dia 24 quarta 19h30 (LEG)
Challengers, EUA/Itália, 2024, 131’, 14 anos, DCP
De Luca Guadagnino
Com Zendaya, Josh O´Connor, Mike Faist

Uma treinadora de tênis ajuda seu marido a se transformar de um jogador medíocre em um campeão. Para encerrar uma recente sequência de derrotas, eles entram no nível mais baixo de um torneio e se deparam com um ex-amigo outrora promissor e agora esgotado que namorou a esposa.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5bpSCdI7KV4

SPY X FAMILY CÓDIGO: BRANCO
Dia 18 quinta 16h50 (DUB) | Dia 21 domingo 20h20 (LEG) | Dia 24 quarta 17h20 (DUB)
Gekijôban Spy x Family Code: White, Japão, 2023, 110’, 14 anos, DCP
De Kazuhiro Furuhashi e Takashi Katagiri
Com Takuya Eguchi, Saori Hayami, Atsumi Tanezaki

O anime é uma adaptação do mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Tatsuya Endo. A história, que reúne comédia e muita ação, narra as aventuras de três agentes secretos que fingem ser uma família para se disfarçar em meio ao trabalho de espionagem. Juntos, precisam superar suas diferenças para que possam garantir a paz mundial, ao mesmo tempo em que devem manter segredo uns dos outros sobre qualquer detalhe a respeito de sua vida pessoal. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9IX6MG0FzLw&t=7s


Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública  – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Sessão Vitrine Petrobrás – Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

A semana se inicia com a 3ª edição do FÉRIAS NO CINE ARTE UFF, com duas semanas de programação pensada para o público infanto-juvenil. Nessa primeira semana trazemos o estrondoso último sucesso da Pixar e Disney, DIVERTIDA MENTE 2, que retorna à mente de Riley, agora adolescente, e nos conta a chegada e a reação das novas emoções. Também chega à sala SPY X FAMILY CÓDIGO: BRANCO, primeiro filme de um dos animes mais populares do momento, baseado no mangá de Tatsuya Endo. As crianças pagam meia entrada e um adulto acompanhante também paga meia. E atendendo aos pedidos do público mais adulto, RIVAIS, filme de Luca Guadagnino, que promete entregar ação, romance, suspense e drama, num roteiro dinâmico elogiado pela crítica e público. E retornamos com mais sessões de 13 SENTIMENTOS, de Daniel Ribeiro, mesmo diretor do sucesso nacional HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO. Por fim, as últimas oportunidades para AUMENTA QUE É ROCK´N ROLL, com uma sessão bônus no sábado, que contará com um bate papo com o fundador da Rádio Fluminense, Luiz Antônio Mello, e L.G. Bayão, roteirista do filme. Vem pro cinema! (LC)

DIVERTIDA MENTE 2
Dia 11 quinta 14h (dub) e 18h10 (dub) | Dia 12 sexta 14h (dub) e 16h (dub) | Dia 13 sábado 14h40 (dub) e 20h20 (leg) | Dia 14 domingo 15h30 (dub) e 17h30 (dub) | Dia 15 segunda 16h10 (dub) e 18h10 (leg) | Dia 16 terça 14h (dub) e 16h (dub) | Dia 17 quarta 14h (dub) e 18h10 (dub)
Inside Out 2, EUA, 2024, 98’, Livre, DCP
De Kelsey Mann
Com Amy Poehler, Phyllis Smith, Maya Hawke, Tony Hale (leg)
Miá Mello, Leo Jaime, Tatá Werneck, Dani Calabresa (dub)

A continuação do filme original – e ganhador do Oscar de melhor animação de 2015 – traz de volta a protagonista Riley, agora passando pela tão temida adolescência. Junto com o amadurecimento, a sala de controle também está passando por uma adaptação para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas emoções. As já conhecidas Alegria, Raiva, Medo, Nojinho e Tristeza não têm certeza de como devem se sentir quando novos inquilinos chegam ao local.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jl_wHUYC-cM

SPY X FAMILY CÓDIGO: BRANCO
Dia 11 quinta 16h (dub) | Dia 15 segunda 14h (dub) | Dia 16 terça 20h10 (leg) | Dia 17 quarta 16h (leg)
Gekijôban Spy x Family Code: White, Japão, 2023, 110’, 14 anos, DCP
De Kazuhiro Furuhashi e Takashi Katagiri
Com Takuya Eguchi, Saori Hayami, Atsumi Tanezaki

O anime é uma adaptação do mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Tatsuya Endo. A história, que reúne comédia e muita ação, narra as aventuras de três agentes secretos que fingem ser uma família para se disfarçar em meio ao trabalho de espionagem. Juntos, precisam superar suas diferenças para que possam garantir a paz mundial, ao mesmo tempo em que devem manter segredo uns dos outros sobre qualquer detalhe a respeito de sua vida pessoal. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9IX6MG0FzLw&t=7s

13 SENTIMENTOS
Dia 11 quinta 20h10 | Dia 17 quarta 20h10
Brasil, 2024, 100’, 16 anos, DCP
De Daniel Ribeiro
Com  Artur Volpi, Julianna Gerais, Marcos Oli, Michel Joelsas, Bruno Rocha

“Como o final feliz de um filme perfeito” – é assim que o cineasta João descreve o fim de seu relacionamento de 10 anos com Hugo. Apesar da separação, eles permaneceram melhores amigos. No entanto, voltar ao universo dos encontros românticos traz um turbilhão de emoções, mostrando que a vida real não pode ser controlada como um roteiro de filme. Do mesmo diretor do sucesso de público e crítica Hoje eu quero voltar sozinho.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/_8HvVd5hpbY

AUMENTA QUE É ROCK ’N’ ROLL
Dia 13 sábado 17h (sessão seguida de debate com Luiz Antonio Mello, fundador da Rádio Fluminense e L.G. Bayão, roteirista do filme) – INGRESSOS PROMOÇÃO R$ 5,00 PARA TODOS  |  Dia 16 terça 18h
Brasil, 2024, 112’, 16 anos, DCP
De Thomas Portella
Com Johnny Massaro, Marina Provenzzano, George Sauma, Orã Figueiredo, Bella Camero

No fervilhante ano de 1982, quando o Brasil respirava os ares de redemocratização, Luiz Antonio, um jornalista insatisfeito com a caretice das rádios, e seu amigo Samuca apostam tudo em um sonho. Eles desafiam todos os padrões e criam a Fluminense FM, que entrou para a história como “A Maldita”, a primeira estação inteiramente dedicada ao rock. Através de estratégias inovadoras, como locução exclusivamente feminina e uma programação autêntica e democrática, a primeira rádio brasileira dedicada ao rock lança gigantes como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, entre outros. A história acompanha o grupo de amigos que levantou a rádio, movida pela paixão e pelo desejo de transformar o mundo. O filme revela também os bastidores do icônico Rock in Rio de 1985, onde o destino de Luiz Antônio e de sua amada Alice é selado ao som triunfante de Cazuza, à frente do Barão Vermelho.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/RUh73O-I8Ik

RIVAIS
Dia 14 domingo 19h30 | Dia 15 segunda 20h10
Challengers, EUA/Itália, 2024, 131’, 14 anos, DCP
De Luca Guadagnino
Com Zendaya, Josh O´Connor, Mike Faist

Uma treinadora de tênis ajuda seu marido a se transformar de um jogador medíocre em um campeão. Para encerrar uma recente sequência de derrotas, eles entram no nível mais baixo de um torneio e se deparam com um ex-amigo outrora promissor e agora esgotado que namorou a esposa.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MovieReading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5bpSCdI7KV4


Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública  – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

O repertório celebra Dolores como compositora e também cantora. Sua versatilidade como intérprete assim como do seu canto, ainda considerado moderno e cheio de bossa, ficou ofuscado pela sua grandeza e importância como compositora.

Onde Dolores teria chegado não fosse sua vida tão curta? Essa pergunta que Joyce Moreno se faz, ecoa forte quando lembramos que Adiléia da Silva Rocha, Dolores Duran, morreu aos 29 anos, sendo que sua obra como compositora foi quase toda criada nos últimos 4 anos de vida. Seus estudos foram até a quarta série primária, o que não a impediu de aprender música e diversas línguas, nos livros, revistas, e na noite. Uma mulher, negra, nascida no bairro da saúde, que ousou ser compositora numa época em que esse era um território estritamente masculino. Até aquele momento somente Chiquinha Gonzaga tinha alcançado um lugar de reconhecimento nacional. Seu canto moderno, sua capacidade para o improviso, (Lenny Andrade afirmava que foi em Dolores que ela se espelhou para fazer seus famosos scat-singings, e não com as cantoras de jazz americanas) sua versatilidade impressionante como intérprete, o poder das melodias sofisticadas e letras diretas, coloquiais, e de imagens poéticas poderosas (“as flores na janela, sorriam cantavam por causa de você…” – quem não se lembra desse clássico em parceria com Tom Jobim) marcaram a MPB.


Ficha Técnica

Na direção: Denise Stultz

Violão e voz: Alfredo Del Penho

Fotos: Thais Grechi

Produção : Zybá Produções


20 de julho de 2024
Sábado | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 60 (inteira) – R$ 30 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: Livre

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin