Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF - 18 a 24 de Abril

De 18/04/2024 a 24/04/2024

 

Semana com feriado chegando, ótima oportunidade para colocar na agenda os filmes mais comentados do Oscar. O lançamento da semana é o belíssimo SEM CORAÇÃO, de Nara Normande e Tião, filme com co-produção Brasil - França e que tem no time Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. O longa brasileiro foi destaque no Festival de Veneza em 2023 e venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio. Também chega ao Cine Arte UFF ZONA DE INTERESSE, de Jonathan Glazer, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, a obra foi super comentada em Cannes por abordar numa perspectiva diferente um assunto já bastante tratado no cinema, os campos de extermínio na Segunda Guerra Mundial. Seguimos com mais oportunidades para POBRES CRIATURAS, DIAS PERFEITOS, NADA SERÁ COMO ANTES - A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, SAUDOSA MALOCA, VIDAS PASSADAS e as últimas oportunidades para ANATOMIA DE UMA QUEDA, AS LINHAS DA MINHA MÃO, BOB MARLEY: ONE LOVE e O MENINO E A GARÇA. E chegamos ao fim da MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES com dois filmes de peso: o clássico DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, em versão restaurada em 4K, e PASTOR CLAUDIO, filme fortíssimo que entrevista um conhecido torturador e assassino da ditadura militar brasileira, hoje bispo evangélico.

MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES

Diante da efeméride dos 60 anos da Ditadura Militar Brasileira, serão exibidos cinco filmes que dialogam entre si sobre o tema nos dias 1, 8, 15, 20 e 22 de abril. Sempre será preciso refletir sobre as causas e as consequências de mais de duas décadas de censura, repressão, perseguição, torturas e tantos outros atos antidemocráticos e que feriram a nossa humanidade. O cinema é parte importante desse exercício, desde clássicos como “Cabra marcado para morrer” (Eduardo Coutinho) e “Iracema, uma transa amazônica” (Jorge Bodanzky e Orlando Senna), ambos, respectivamente, celebrando seus 60/40 anos e 50 anos de lançamento; até os mais recentes “Retratos de Identificação” (Anita Leandro) e “Pastor Cláudio” (Beth Formaggini) com novas abordagens do documentário brasileiro contemporâneo. Contaremos também com uma sessão especial dos 60 anos de lançamento de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha) com a exibição de cópia restaurada e em 4K. (Kamilla Medeiros, curadora da Mostra)

Dia 20 sábado 16h: sessão seguida de debate com o roteirista Walter Lima Jr. e o ator Othon Bastos. Mediação Leonardo Guelman.

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
Brasil, 1964, 120’, 14 anos, DCP 4K
De Glauber Rocha 

Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Simultaneamente, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. Em 2024, o filme completa seus 60 anos de lançamento.

Dia 22 segunda 19h30: sessão seguida de debate com o psicólogo Eduardo Passos e a realizadora e pesquisadora Júlia Mariano. Mediação Lívia Cabrera.

PASTOR CLÁUDIO
Brasil, 2017, 75’, 10 anos
De Beth Formaggini

Conversa entre o bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos, psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido, ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.


SEM CORAÇÃO - LANÇAMENTO

Dia 18 quinta 20h |  Dia 19 sexta 18h40 | Dia 21 domingo 17h40 | Dia 22 segunda 15h20 | Dia 23 terça 18h20 | Dia 24 quarta 14h
Brasil/França/Itália, 2023, 92’, 16 anos
De Nara Normande e Tião
Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa. Selecionado para a Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2023, vencedor do Prêmio Félix, que celebra filmes de temática LGBTQIAPN+ do Festival do Rio 2023.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PsUemUF-hzI

ANATOMIA DE UMA QUEDA

Dia 18 quinta 17h10
Anatomie D’une Chute, 2023, França, 152’, 14 anos
De Justine Triet
Com Sandra Huller, Swann Arlaud, Milo Machado-Graner, Messi, Antoine Reinartz, Samuel Theis, Jehnny Beth

A vida da escritora alemã Sandra desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada entre Sandra e Samuel. Palma de Ouro no Festival de Cannes, 6 Prêmios César (incluindo Melhor Filme, Direção, Atriz e Roteiro Original), Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro, BAFTA de Melhor Roteiro Original, e 5 indicações ao Oscar, vencendo o de Melhor Roteiro Original.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/wUcOD9f4Dvo

DIAS PERFEITOS
Dia 21 domingo 15h20 | Dia 24 quarta 19h40
Perfect Days,  Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma

Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk

AS LINHAS DA MINHA MÃO
Dia 20 sábado 14h10 | Dia 24 quarta 15h50
Brasil, 2023, 80' , 14 anos
De João Dumans

Por meio de uma série de encontros imprevisíveis, uma atriz fala sobre a sua experiência com a arte e a loucura. Dividido em sete atos, o filme é ao mesmo tempo o retrato de uma mulher e um estudo sobre as possibilidades desse retrato.  Prêmio de Melhor Filme na Mostra Aurora da 26a Mostra de Tiradentes.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/lsExeHqxi58

BOB MARLEY: ONE LOVE
Dia 22 segunda 17h10
Bob Marley - One Love, EUA, 2024, 107´, 16 anos
De Reinaldo Marcus Green
Com Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton, Tosin Cole

Filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Bob Marley, grande ícone do reggae. O longa traz momentos tanto da vida pessoal quanto pública do cantor - como sua trajetória na música, o atentado a tiros que Marley sofreu em 1976 e seu ativismo na luta pela paz. 

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Greta

Trailer: https://youtu.be/rDotggJ_oIM

O MENINO E A GARÇA
Dia 23 terça 20h (LEG)
Kimitachi wa dô ikiru ka, Japão, 2023, 124´, 12 anos
De Hayao Miyazaki
Com Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura, Takuya Kimura, Kaoru Kobayashi, Shinobu Otake

Depois de perder a mãe durante a guerra, o jovem Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo. Vencedor do Oscar, Globo de Ouro, Prêmio BAFTA de Cinema, New York Film Critics Circle Awards de Melhor Animação.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

NADA SERÁ COMO ANTES - A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA 
Dia 19 sexta 20h30 | Dia 23 terça 14h
Brasil, 2023, 79’, 10 anos
De Ana Rieper

O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos - Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros - para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay

Trailer: https://youtu.be/bV6pPdzs_DA

POBRES CRIATURAS
Dia 19 sexta 16h | Dia 23 terça 15h40
Poor Things, EUA, 2023, 141’, 18 anos
De Yorgos Lanthimos
Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef

A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Leão de Ouro no Festival de Veneza, Globo de Ouro de Melhor Filme (Comédia) e Melhor Atriz, 5 Prêmios BAFTA (incluindo Melhor Atriz), 11 indicações ao Oscar (sendo premiado em 4 categorias, incluindo Melhor Atriz).

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/9DEOJkmZLd8

SAUDOSA MALOCA
Dia 18 quinta 15h 
Brasil, 2024, 108’, 14 anos
De Pedro Serrano
Com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Paulo Tiefenthaler, Izak Dahora

Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/uF4n9bnn9Tk

VIDAS PASSADAS

Dia 21 domingo 19h30 | Dia 24 quarta 17h30

Past Lives, Coréia do Sul/EUA, 2023, 106’, 12 anos

De Celine Song

Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/tTPETUehOMo

ZONA DE INTERESSE
Dia 19 sexta 14h | Dia 20 sábado 20h30
The Zone of Interest, EUA/Polônia/Reino Unido, 2023, 106’, 14 anos
De Jonathan Glazer
Com Sandra Hüller, Freya Kreutzkam, Christian Friede

O filme é um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo do escritor Martin Amis, retrata de forma impactante a vida de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, que desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com jardim. Mas a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis. Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes 2023 e Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SW_fOpnTIuk


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

Semanas atrás foi a música que moveu a nossa programação. Esta semana, a literatura será a guia da nossa Cinesemana. Lançamento de A HORA DA ESTRELA, filme da saudosa Suzana Amaral, de 1985, em versão restaurada em 4K pelo projeto Sessão Vitrine Petrobrás. A adaptação do clássico romance de Clarice Lispector se junta à versão de outro romance da mesma autora, A PAIXÃO SEGUNDO G.H., em uma leitura audiovisual inspiradíssima de Luiz Fernando Carvalho. Duas obras que retratam, cada uma à sua maneira, uma crítica social às desigualdades sociais encontradas no Brasil, colocando em imagens e sons as histórias dessas duas protagonistas icônicas da literatura brasileira: a Macabéa de Marcélia Cartaxo e a G.H. de Maria Fernanda Cândido, oferecendo ao público duas brilhantes e históricas interpretações. Junta-se a nossa programação o documentário VERISSIMO, do niteroiense Angelo Defanti, que explora a intimidade e a inspiração criativa de Luiz Fernando Veríssimo, um dos escritores mais populares e queridos do Brasil, homem muito reservado e tímido, mas que encontra em seus textos uma maneira de exteriorizar seus pensamentos. Chega a nossa programação o espanhol 20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS, da diretora Estíbaliz Urresola, que encara o espinhoso tema da transexualidade em crianças numa perspectiva feminista bastante elogiada pela crítica. O filme teve destaque nos principais festivais de cinema, com destaque para Sofía Otero, atriz de nove anos que levou o Urso de Prata no Festival de Berlim 2023. Nas novidades da nossa programação o brasileiro TRANSE, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, que aborda o tema da juventude e liberdade frente aos discursos reacionários de um país pré eleição de 2018. Mais oportunidades para TODOS NÓS DESCONHECIDOS, PARE COM SUAS MENTIRAS, AS OITO MONTANHAS, DIAS PERFEITOS, VIDAS PASSADAS, LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR e DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS. Para encerrar, sessão especial do documentário PERÉIO, EU TE ODEIO, de Allan Sieber e Tasso Dourado, em homenagem ao grande Paulo César Peréio, intérprete presente em importantes obras da cinematografia brasileira, um dos maiores atores do Brasil, mas não o único, como ele mesmo se definia. (LC)

PERÉIO, EU TE ODEIO – HOMENAGEM – ENTRADA FRANCA
Dia 19 domingo 20h20
Brasil, 2023, 93´, 16 anos
de Allan Sieber e Tasso Dourado

Um documentário que retrata a vida do ator Paulo César Peréio de forma bem-humorada e não muito convencional, através dos relatos de amigos que compartilharam situações excêntricas na sua presença. O filme, assim, se torna um mergulho na persona controversa criada durante sua trajetória de vida, além de um passeio pela história do cinema brasileiro. Sessão especial em homenagem a um dos atores mais representativos do cinema brasileiro.

Trailer: https://youtu.be/NUjKyV_0okg

A HORA DA ESTRELA – LANÇAMENTO
Dia 16 quinta 18h10 | Dia 19 domingo 18h30 | Dia 20 segunda 20h20 | Dia 22 quarta 14h20
Brasil, 1985, 96’, 12 anos
De Suzana Amaral
Com Marcélia Cartaxo, Fernanda Montenegro, José Dumont, Marcus Vinicius 

Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera. O filme, uma adaptação do livro de Clarice Lispector, está sendo relançado em cópia restaurada. Ele foi premiado em diversos festivais e está na lista da Abraccine como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Marcélia Cartaxo foi premiada com o Urso de Prata do Festival de Berlim pela performance. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/jCVVei38HZs


NOVIDADES NA PROGRAMAÇÃO:

20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS
Dia 16 quinta 20h | Dia 18 sábado 18h | Dia 20 segunda 14h10 | Dia 22 quarta 16h10
20.000 Especies de Abejas, Espanha, 2023, 125’, 14 anos
De Estibaliz Urresola Solaguren
Com Sofía Otero, Patricia López Arnaiz, Ane Gabarain, Itziar Lazkano, Sara Cózar

Uma criança de oito anos luta com o fato de que as pessoas continuam se dirigindo a ela de maneiras confusas. Durante um verão no País Basco, entre as colmeias e as abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que ao mesmo tempo refletem sobre suas próprias vidas e desejos. Sofía Otero foi a atriz mais jovem a vencer o prêmio de Melhor Atuação no Festival de Berlim. Vencedor de 3 Prêmios Goya: Melhor Diretor Revelação, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante e  Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival de Málaga.

Trailer: https://youtu.be/fe4jsf8w8CM

TRANSE
Dia 16 quinta 14h30 | Dia 20 segunda 16h30 | Dia 21 terça 14h40 | Dia 22 quarta 20h20
Brasil, 2022, 75 ’, 16 anos
De Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães
Com Luisa Arraes, Johnny Massaro, Ravel Andrade

O filme segue as dinâmicas intrincadas de um triângulo amoroso em meio ao pano de fundo das eleições brasileiras de 2018. Transe é definido pelas diretoras como um “coming of age” da política, ao misturar ficção e documentário filmados com atores, em meio a manifestações, durante momentos chaves que antecederam as eleições presidenciais. Luisa (Luisa Arraes) é uma jovem atriz que vive com seu namorado músico, Ravel (Ravel Andrade). Ela conhece Johnny (Johnny Massaro), um espírito livre, e os três vivem um relacionamento baseado no amor livre quando um perigo iminente ameaça colocar o futuro de todos em risco.

Trailer: https://youtu.be/2RvAkAQHcck

VERISSIMO
Dia 17 sexta 14h20 | Dia 21 terça 16h10 | Dia 22 quarta 18h30
Brasil, 2024, 88 ’, Livre
De Ângelo Defanti

Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/fWUQfOOjMHI


DIAS PERFEITOS
Dia 17 sexta 20h20
Perfect Days,  Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma

Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk

DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS
Dia 19 domingo 16h40
Brasil, 2024, 93’, Livre
De Daniela Broitman

Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a religiosidade e espiritualidade no candomblé, e suas histórias de amor.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/WSUzN3jEeX0

LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR
Dia 19 domingo 14h50 
Brasil, 2023, 96’, 12 anos 
De Alfredo Manevy

O documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/wZZMGs94OhM

AS OITO MONTANHAS
Dia 18 sábado 15h10 
Le Otto Montagn, Itália, 2023, 147’, 12 anos 
De Felix van Groeningen, Charlotte Vandermeersch
Com Alessandro Borghi, Luca Marinelli, Filippo Timi

As Oito Montanhas é a história de uma amizade. De filhos que se tornam homens e tentam apagar as pegadas dos pais, mas que, com as reviravoltas da vida, sempre acabam voltando para casa. Pietro é um menino da cidade, Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Ao longo dos anos, Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro é aquele que vai e vem. Seus encontros os apresentam ao amor e à perda, lembrando-os de suas origens e deixando seus destinos se desenrolarem, enquanto descobrem o que significa ser verdadeiros amigos para toda a vida. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022 e 14 indicações para o David de Donatello 2023 (o Oscar italiano), vencendo em 4 categorias: Filme, Roteiro Adaptado, Fotografia e Som. 

Trailer: https://youtu.be/6h1GGnUSLTQ

A PAIXÃO SEGUNDO G.H.
Dia 18 sábado 20h20 | Dia 20 segunda 18h | Dia 21 terça 20h
Brasil, 2023, 127’, 12 anos
De Luiz Fernando Carvalho
Com Maria Fernanda Cândido e Samira Nancassa

Depois de demitir sua empregada, G. H. precisa arrumar o quarto de serviço. Enquanto limpa, ela reflete sobre sua vida e a possibilidade de ter perdido sua essência. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/f5EGnSx8Z9Q

PARE COM SUAS MENTIRAS
Dia 17 sexta 18h20
Arrête Avec Tes Mensonges, França, 2022, 98’, 14 anos
De Olivier Peyon
Com Guillaume De Tonquédec, Victor Belmondo, Guilaine Londez, Jérémy Gillet, Julien De Saint Jean, Pierre-Alain Chapuis, Cyril Couton, Marilou Gallais

Ao aceitar ser o embaixador da marca de um famoso conhaque comemorando seu bicentenário, o romancista Stéphane Belcourt retorna à sua cidade natal pela primeira vez em muitos anos. Uma vez lá, ele conhece o filho de seu primeiro amor. As memórias voltam como uma avalanche: atração irreprimível, corpos se tornando um no calor do desejo e uma paixão que nunca pode ser revelada.

Trailer: https://youtu.be/PPKggY9ZPE4

TODOS NÓS DESCONHECIDOS
Dia 16 quinta 16h10 | Dia 21 terça 18h
All of Us Strangers, Reino Unido, 2024, 105’, 16 anos
De Andrew Haigh
Com Andrew Scott, Paul Mescal, Jamie Bell, Claire Foy

Uma noite, em seu prédio quase vazio em Londres, Adam tem um encontro casual com um vizinho misterioso, Harry, que perturba o ritmo de sua vida cotidiana. À medida que um relacionamento se desenvolve entre eles, Adam fica preocupado com memórias do passado e se vê atraído de volta à cidade pacata onde cresceu e à casa de sua infância onde seus pais parecem estar morando, como estavam no dia em que morreram há 30 anos. Melhor Ator (Andrew Scott) pela Crítica de Londres e pela National Society of Film Critics e Melhor Roteiro pela Crítica de Los Angeles.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/IcSpuXF-8M8

VIDAS PASSADAS
Dia 17 sexta 16h10
Past Lives, Coréia do Sul/EUA, 2023, 106’, 12 anos 
De Celine Song
Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme. Vencedor de Melhor Filme pela National Society of Film Critics e Melhor Filme e Melhor Direção pelo Film Independent Spirit Awards.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/tTPETUehOMo


Ingressos

Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

No espetáculo “Coração Americano”, com regência do maestro e violinista alemão Michael Rein, a Orquestra da Grota apresenta obras de compositores das Américas, com ênfase no repertório latino, marcado por riquezas rítmicas, melódicas e harmônicas.

Os brasileiros Ernani Aguiar e César Guerra-Peixe abrem o espetáculo, respectivamente, com as obras “Quatro Momentos n. 3” e “Petrópolis de Minha Infância”. Em seguida, a Orquestra da Grota interpreta clássicos de compositores argentinos como Carlos Gardel e dois arranjos de obras de Astor Piazzolla. O
espetáculo continua com “Fuga com Pajarillo”, obra do compositor e pianista venezuelano Aldemaro Romero. O único autor não latino do concerto, o norte-americano Bob Lipton, autor de “Las Palmas”, escrita após uma visita à ilha de Palma de Maiorca.

A parte final do espetáculo nos traz de volta ao Brasil, com o “Medley de Forrós” escrito por Álvaro Carrielo, músico da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, e “Mourão”, clássico do repertório erudito brasileiro, celebrando a memória de Guerra-Peixe, um de nossos maiores compositores, que já se apresentou como regente da OSN-UFF. Bom concerto!


Michael Rein
O maestro e violinista Michael Rein é natural de Aachen, na Alemanha, e já atuou como regente em orquestras como a Filarmônica de Stuttgart. Atualmente, é violinista da Netherlands Symphony Orquestra em Enschede, na Holanda. Também costuma se apresentar com diversos conjuntos de câmara da Europa, como o holandês Valerius Ensemble e o alemão Emsland Ensemble. Visita a América do Sul com frequência, com turnês realizadas no Chile, Bolívia e Brasil, já tendo sido convidado por seis vezes
para se apresentar e ministrar cursos no festival Fimupa, em Belém do Pará, no Amazonas.

PROGRAMA

Ernani Aguiar (1950) – Quatro Momentos nº 3
I- Tempo de Maracatu
II- Tempo de Cabocolinhos
III- Canto
IV- Marcha
César Guerra Peixe (1914-1993) – Petrópolis de minha infância
I- A Baronesa sobe a serra
II- Crianças na Praça da Liberdade
III- Barquinhos do Cremerie
IV- Os índios do Morin
Carlos Gardel (1890-1935) – Por uma cabeza
Arr. Irina Lazaryeva
Astor Piazzola (1921-1992) – Oblivion
Arr. Peter von wienhardt
Astor Piazzola (1921-1992) Verano Porteño
Arr.Leonid Desyatnikov
Aldemaro Romero (1928-2007) – Fuga con pajarillo
Bob Lipton (1958) – Las Palmas
Álvaro Carrielo (arranjo) – Meddley de Forrós
César Guerra Peixe (1914-1993) – Mourão


Orquestra da Grota
Primeiros Violinos: Beatriz Araújo, Bruna Barbosa, Joseph Hamilton, Leandro
Justino, Soraya Vieira, Wenderson Alcipio
Segundos Violinos: Bárbara Luíza, Davi Santos, Ítalo Santos, Izabella Cardozo, Luyza
Souza, Welton Cesar
Violas: Isadora Blanc, Miguel Vasconcelos, Taynara Salles
Violoncelos: Katunga Vidal, Raquel Terra, Rodrigo Soares
Contrabaixos: Carlos Silva, Roberto Henrique
Percussão: Rhenan Werneck, Vagner Alves
Maestro: Michael Rein


25 de Junho de 2024
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 10 (inteira) – R$ 5 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  Livre

O SUPERINTENDENTE DO CENTRO DE ARTES UFF, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, RESOLVE TORNAR PÚBLICA A RELAÇÃO DO PARTICIPANTE SELECIONADO PARA ADESÃO AO PROGRAMA DE GESTÃO, EM CUMPRIMENTO AO ESTABELECIDO NO ITEM “5” DO QUARTO ADITAMENTO AO EDITAL DO PROGRAMA DE GESTÃO CEART Nº 03/2023, PUBLICADO NO BOLETIM DE SERVIÇO Nº 67, NOS TERMOS DA LISTAGEM A SEGUIR:

NOME LUCAS ABREU XAVIER MATRÍCULA SIAPE 2118021

Pipoca é uma performance de dança, continuação das pesquisas do artista plástico e coreógrafo brasileiro Márcio Cunha. 

A performance Pipoca evoca três aspectos que se cruzam em uma cena/encruzilhada. A infância do artista, Omolú, entidade do candomblé e o mestre de capoeira, apelido Pipoca, do Grupo Capoeira da Senzala, seu pai.

A performance Pipoca evoca em um ritual cênico o cruzamento de memórias, identidade e espiritualidade em um terreiro de ideias dançadas.

Pipoca é um ébo de cura e agradecimento conectado com a história do artista e com a ancestralidade que o mesmo carrega em seu corpo brincante.

Com rituais das rodas de capoeira e danças populares, o corpo do intérprete se expande no ambiente manifesto entrecruzando linguagens em um corpo híbrido.

Pipoca é um rito de passagem, de cura, de transformação, expurgando esse ciclo pandêmico e abrindo caminhos novos de comunicação, pesquisa e criação.


20 de maio de 2024
Quinta | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 20 (inteira) – R$ 10 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  16 anos

Boca do Mundo é uma continuação das pesquisas do coreógrafo e artista plástico Marcio Cunha, que investiga, através de suas obras coreográficas, o corpo energético e suas estruturas plásticas. Boca do mundo transborda fome de Brasil!

É na encruzilhada, no meio da capoeiragem, que a comunicação com o público se dá!

Uma evocação das danças populares brasileiras e de personagens populares do Brasil em uma encruzilhada cênica, onde os intérpretes, através de músicas e danças, encarnam encantados de todos os cantos do país.

Marcio Cunha é filho de Mestres de Capoeira e em 2022 estreou o solo Pipoca, uma obra em homenagem ao seu pai, que tem o apelido de Pipoca e a Obaluayê, orixá no qual a Pipoca é sua flor de cura.

Boca do mundo nasce do desejo de aprofundamento e expansão desse estudo do sincretismo das rodas de capoeira, ritos de chegada e passagem, músicas e itens africanos.

Dentro deste universo plástico, ritualístico e ao mesmo tempo poético, o espetáculo dialoga com a ludicidade onírica das figuras populares, fantasias e máscaras carnavalescas. Boca do Mundo é para e com EXU, encantado da cultura africana. “Exu é encontro e o cruzamento dos nossos saberes e ignorâncias”, como nos traz o historiador Luiz Antonio Simas. Exu é o Mensageiro. Sem ele os humanos não se comunicam com os Orixás. Exu é o entre e no espetáculo Boca do Mundo ele é a comunicação do território Brasil com os brasileiros evocando a ancestralidade, a identidade e a pluralidade através do corpo encantado e brincante dos intérpretes.


FICHA TÉCNICA

Concepção e instalação cênica: MÁRCIO CUNHA

Intérpretes: MARCIO CUNHA e CARLA STANK

Trilha Sonora: MARCIO CUNHA e CARLA STANK

Design de Luz: JUCA BARACHO

Máscaras: SILVIA ARAÚJO

Fotos: CAROL PIRES

Vídeo: GUTO NETO (SEMEAR FILMES)

Produção: CACAU GONDOMAR

Realização: MÁRCÍO CUNHA DANÇA

CONTEMPORÂNEA e BOCA DO MUNDO PRODUÇÕES


21, 22 e 23 de maio de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 20 (inteira) – R$ 10 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  16 anos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin