FESTIVAL CURTA CINEMA 2018
Sessões:
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - 28a edição
Festival dedicado à difusão e promoção de obras audiovisuais em formato curta metragem, o Festival Curta Cinema é o principal festival competitivo no Brasil a se dedicar exclusivamente ao formato. Sua programação é composta de: competição nacional e internacional, panorama latino e carioca e programas especiais. Estes programas buscam compor uma ampla multiplicidade de perspectivas artísticas e cinematográficas. No Cine Arte UFF teremos toda a competição internacional, além de sessão para escolas.
Dia 25, quinta, 21h | Entrada Franca
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 3 | 91’ | Classificação Indicativa: 18 anos
SALAVIINANPOLTTAJAT Finlândia, 2017, 16’ | De Juho Kuosmanen Os filhos de Scrap-Mattila herdaram tudo o que é essencial para ter uma vida boa: material para produzir bebidas destiladas e um porco. Ao embarcarem nessa jornada, fazem bom uso dessa herança. |
III Polônia, 2018, 12’ | De Marta Pajek Um homem e uma mulher se conhecem em uma sala de espera e imediatamente se aproximam um do outro. Eles iniciam um jogo que se torna cada vez mais feroz. Seus rostos parecem máscaras, enquanto as formas vão lentamente perdendo sua integridade. |
MELODI Singapura, 2017, 12’ | De Michael Kam Um garoto esquisito e solitário se encanta por sua nova vizinha, uma jovem ajudante. Do seu jeito, ele se aproxima dela. |
ASYA Rússia, 2018, 30’ | De Daniella Rybakyan Asya é uma policial de sucesso no departamento de serviços juvenis. Sua mãe, eternamente jovem, entra em sua vida para recuperar o relacionamento com a filha. Memórias acolhedoras são substituídas por mágoas antigas. Nadia não mudou. Só resta a Asya aceitar sua mãe como ela é. |
DREAMING OF ICE CREAM Espanha/Peru/Suécia, 2018, 6’ | De Samir Arabzadeh Ao acordar de um sonho febril, uma garota convence seu irmão menor a segui-la pela floresta amazônica em busca de sorvete. |
BOY Alemanha, 2018, 15’ | De Korhan Güner Semih Um garoto sofre pressão social dos amigos e é confrontado com a situação de ter que tomar uma decisão moral. |
Dia 26, sexta, 21h | Entrada Franca
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 4 | 90’ | Classificação Indicativa: 12 anos
HOISSURU Espanha, 2017, 19’ | De Armand Rovira Hiroko é uma garota japonesa que sofre de dores de cabeça agudas causadas por uma frequência de som específica que só ela consegue ouvir. |
ALL INCLUSIVE Suíça, 2018, 10’ | De Corina Schwingruber Ilic Sob o feitiço do entretenimento de massa em alto mar. |
TAKE RABBIT Inglaterra, 2017, 15’ | De Peter Peake Uma animação de 15 minutos do cineasta indicado ao Oscar Peter Peake, o filme é uma visão bem-humorada sobre um enigma milenar – um homem tenta transportar passageiros improváveis em seu pequeno barco, mas logo percebe que o buraco é mais embaixo. |
_GALORE Alemanha/Índia, 2018, 9’ | De Bernd Luetzeler A paisagem urbana dos metrôs indianos contemporâneos é dominada por produtos. Uma loja típica local poderia ser descrita como uma caixa retangular sem janelas. Produtos em excesso até o teto. O próprio produto serve como decoração. Excesso de compras. Excesso de produtos. Excesso de lucros. |
LIVADI Turquia, 2018, 15’ | De Miraç Atabey Nas montanhas do nordeste da Turquia, em um vilarejo no alto de um vale, uma tradicional cerimônia fúnebre é realizada no jardim de uma das casas. Mas, durante a noite, um misterioso diálogo entre dois homens revela o humor e a tragédia que estavam escondidos para além do jardim. |
SOMBRA LUMINOSA Portugal, 2018, 22’| De Francisco Queimadela, Mariana Caló O filme nasce de um processo de residência artística desenvolvido em proximidade com a coleção e o prisma curatorial do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. |
Dia 27, sábado, 21h | Entrada Franca
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 5 | 93’| Classificação Indicativa: 16 anos
LOVEBOX Croácia, 2018, 15’ | De Ivan Turkovic-Krnjak Um dia de verão em Zagreb. Entediante e quente. Miro se sente só. Andrea precisa de amor. Os dois não se conhecem, mas estão usando o mesmo aplicativo de encontros. Seria esse o dia de sorte deles? |
59 SECONDI França/Suíça, 2017, 16’ | De Mauro Carraro A história de amor de Bruno e Tiziana é virada do avesso pelos 59 segundos que escreveram uma das páginas mais trágicas da história da Itália – o terremoto que destruiu Friuli em maio de 1976.
|
LAS FUERZAS Argentina, 2018, 18’ | De Paola Buontempo O filme registra o processo de aprendizagem de um grupo de jóqueis. Em suas práticas análogas, a simulação reproduz uma experiência futura, e um rosto se transforma a partir de um gesto novo. Um pequeno corpo que não pode crescer, de uma fragilidade latente, sempre a ponto de quebrar. |
UNO Espanha, 2018, 10’ | De Javier Marco Rico Em alto mar, um celular que flutua dentro de um saco embalado a vácuo começa a tocar. |
SKIP DAY EUA/Inglaterra, 2018, 17’ | De Ivete Lucas, Patrick Bresnan Visões íntimas de um dia bem especial na vida dos alunos do último ano de uma região industrial de Everglades, Flórida: a festa de formatura acabou, o futuro é incerto, e a força irresistível da praia faz com que os amigos de longa data dirijam 100 km para relaxar, pensar e se divertir sobre as ondas. |
TRIP TO PARIS Rússia, 2018, 17’ | De Maria Polyakova Uma história sobre as complexas relações entre os prisioneiros da colônia penal de Kolpino, sua administração e a guarda, baseada em uma história real, filmada com uma forte influência documental. É a história de um adolescente que está para entrar na condicional e sair da colônia. |
Dia 28, domingo, 21h | Entrada Franca
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 6 | 81’ | Classificação Indicativa: 16 anos
L'ÉTRANGE HISTOIRE DE PRINCE DETHMER França, 2018, 22’ | De Corto Vaclav, Hadrien la Vapeur Em um bairro popular de Brazzaville, um dançarino com um futuro promissor chamado Prince Dethmer é encontrado morto. Sua família organiza uma cerimônia fúnebre, convidando todos os seus amigos artistas para lhe render uma última homenagem. Alguns dias depois, Dethmer reaparece na cidade, sem saber que havia sido enterrado. A confusão reina e o jovem dançarino luta para se convencer de que ele não é um fantasma. |
PRISONER OF SOCIETY Geórgia, 2018, 15’ | De Rati Tsiteladze O que significa ser estrangeiro em sua própria casa e em seu próprio país? O curta é uma viagem íntima dentro do mundo e da mente de uma jovem transgênero, presa entre seu desejo pessoal de liberdade e as expectativas tradicionais de seus pais, o que dificulta sua relação. |
TODAY ARTIST, TONIGHT TAXIST Moldávia-Romênia, 2018, 14’ | De Dumitru Grosei Por conta de sua condição social, um jovem não tem a coragem de ser roqueiro ou motorista de táxi, muito menos de continuar com sua namorada. Essa situação incerta gera trágicas consequências. |
LE SENS DE LA MARCHE Suíça, 2018, 10’ | De Jela Hasler Paris, 2017: quando o novo presidente é eleito na primavera, o estado de emergência continua. Ele ronda a capital em busca de algo entre velhos e novos monumentos. À medida que a cidade luta para recuperar sua inocência, ele se infiltra suavemente no dia a dia e nas linhas da constituição. |
LA TEMPÊTE França, 2018, 6’ | De Ricky Mastro Léo tem fantasias com o rapaz do tempo. Sua obsessão pode ser realizada quando conhece Luca. A noite que passam juntos causa dúvidas e desejos que duram até as primeiras horas da manhã. |
MANICURE Irã, 2017, 14’ | De Arman Fayyaz A jovem que cometeu suicídio seria enterrada no túmulo sagrado do vilarejo, mas fanáticos da cidade foram expulsos ao descobrirem que ela era hermafrodita (mulher na parte cima, homem na parte de baixo).
|
Dia 29, segunda, 21h | Entrada Franca
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 1 | 91’ | Classificação Indicativa: 16 anos
NUESTRO CANTO A LA GUERRA Bélgica/Colômbia, 2018, 15’ | De Juanita Onzaga Este talvez seja o início de uma longuíssima história, em que espíritos e humanos se encontram para aprender o que resta da vida após a guerra. |
BLUE CHRISTMAS Escócia/EUA/Inglaterra, 2017, 15’ | De Charlotte Wells Na noite de Natal, 1968, em uma pequena cidade costeira escocesa, um cobrador de dívidas sai para trabalhar para evitar a psicose de sua mulher em casa, que não para de piorar. |
ENTRE SOMBRAS França/Portugal, 2018, 13’ | De Alice Guimarães, Mónica Santos Natália, presa em um emprego tedioso, sai em busca de um coração roubado. Em um mundo onde corações podem ser depositados em bancos, a protagonista enfrenta um dilema: dar seu coração ou ficar com ele para si? |
ALL THESE CREATURES Austrália, 2018, 15’ | De Charles Williams Um adolescente tenta decifrar suas memórias de uma praga misteriosa, desvendando seu pai e as pequenas criaturas dentro de todos nós. |
GOVADAS Finlândia, 2018, 9’ | De Elina Oikari O filme explora a contradição e harmonia entre o homem e a natureza através da poesia sámi. A percepção cíclica do tempo entre o único povo indígena vivendo dentro da União Europeia é apresentada no trabalho como formas e camadas desdobradas. Baseado em um material de 1940. |
AND WHAT IS THE SUMMER SAYING Índia, 2018, 24’ | De Payal Kapadia Namdeo aprendeu a viver na floresta com seu pai. Ele olha para a copa das árvores em busca de mel. O vento sopra, e a tarde cai no pequeno vilarejo. As mulheres do vilarejo sussurram pequenos segredos de seus amores perdidos. Uma estranha fumaça exala da terra como o sonho de um tempo que passou. |
Dia 30, terça, 21h | Entrada Franca
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL 2 | 90' | Classificação Indicativa: 16 anos
COMO FERNANDO PESSOA SALVOU PORTUGAL Bélgica/França/Portugal, 2018, 27’ | De Eugène Green Durante os anos 1920, a pedido de um de seus funcionários, o poeta Fernando Pessoa cria um slogan publicitário para a bebida Coca-Louca, causando pânico no governo autoritário da época. |
AFTERNOON CLOUDS Índia, 2017, 13’ | De Payal Kapadia Kaki é uma viúva de 70 anos que mora com sua jovem criada, Malti. O filme se passa em uma tarde na casa delas, onde uma flor desabrocha na varanda. Malti encontra um garoto de sua cidade inesperadamente, enquanto homens dedetizam o prédio, o que faz com que Kaki tenha pesadelos. |
GOLD Taiwan, 2018, 15’ | De Lee Yong Chao Em um grande rio em algum lugar de Myanmar, enquanto extrai ouro a bordo de um barco velho e enferrujado, um dos trabalhadores pensa na promessa que um dia fez para seu amor que está distante, Lily.
|
PYSÄYTTÄJÄ Finlândia, 2018, 5’ | De Risto-Pekka Blom Em 1989, um desconhecido deteve a coluna de tropas armadas na Praça Tiananmen, em Pequim, China. No dia anterior, uma manifestação que havia começado como um protesto de estudantes foi violentamente reprimida pelo exército. Nas democracias, o uso da força bruta foi substituído pela violência estrutural, em que o poder gira em torno de uma pequena elite econômica buscando seus próprios interesses. O objetivo principal do sistema político é manter essas estruturas de poder. |
LA MÁXIMA LONGITUD DE UN PUENTE Argentina/Colômbia, 2018, 13’ | De Simón Vélez López Depois de pular de uma ponte, William rouba uma motocicleta e leva Gina para dar uma volta. |
CHIEN BLEU França, 2018, 17’ | De Fanny Liatard, Jeremy Trouilh Emile tem medo do mundo lá fora. Ele fica em casa e pinta tudo de azul. Uma noite, seu filho Yoan encontra Soraya, uma garota apaixonada por dança tamil. Ela vai ajudá-lo a encontrar a cor certa. |
Dia 31, quarta, 21h | Entrada Franca
NOITE DE ABERTURA (reprise) | 91' | Classificação Indicativa: 16 anos
FEST Alemanha, 2018, 3’ | De Nikita Diakur Drone. Manobra. Delírio. Inspirado e simulado no YouTube. |
LIONEL Argentina, 2018, 14’ | De Pablo Menéndez O argentino Lional Falcon, fotógrafo de animais, volta a Buenos Aires para se estabelecer profissionalmente após um triunfante período em São Paulo. |
EGOCLIP Brasil, 1985, 22’ | De Andrea Falcão, Sandra Kogut Registro de algumas ações da Dupla Especializada mostrando a construção de uma estratégia de legitimação junto ao circuito de arte por meio da manipulação autônoma de mecanismos do mass-media. |
11010 Brasil, 2018, 15’ | De Gabriela Monnerat, Rodrigo Amim Ada e Evon moram numa cidade abundante, cheia de natureza artificial e digitalizada. Seria o amor um código binário? |
HIATUS EUA, 2018, 7’ | De Vivian Ostrovsky A protagonista deste filme é a introspectiva escritora ucraniana-brasileira Clarice Lispector (1920 – 1970). Baseado em uma única entrevista para a TV exibida apenas após sua morte. Por que Clarice? Há similaridades entre a história de nossas famílias no Brasil. Mas, principalmente, o que ela diz na entrevista corresponde a um sentimento de intermediário ou de hiato, o que traduz o que sinto hoje. |
THE UNCHANGING SEA EUA, 2018, 30’ | De Bill Morrison O filme foi inspirado na descoberta de uma cópia danificada de D.W. Griffith, “The Unchanging Sea” (1910), dentro dos cofres da biblioteca do Congresso americano. Tomando o antigo título como ponto de partida, uma nova narrativa foi reorganizada a partir de uma série de filmes antigos sobre entrar e voltar do mar. |
leg 16 grátis
TRAILER
Sem vídeos no momento
Você também pode gostar...
Notícias - Cinema
- 1
- 2
- 3
- >>
0 COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.