Projetos

SIMUPE

O Simpósio Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense está em sua terceira edição. Nascido do propósito de contribuir com a articulação entre performance musical e pesquisas em artes o SIMUPE busca integrar o corpo orquestral as vivências que contribuem com o pensamento reflexivo e as ações produzidas a partir das conclusões de pesquisas apresentados.

Por ser um campo de diálogo aberto o SIMUPE recebe além dos pesquisadores o público em geral não restringindo-se apenas a comunidade acadêmica e proporciona aos palestrantes o desafio de difundir seus trabalhos através de um linguagem acessível visando um processo colaborativo e extensivo para a participação comunitária.

Trata-se de um projeto pioneiro que devido ao seu ineditismo no país possui a liberdade de construir-se nos processos de produção de cada edição sempre mantendo estruturalmente a feitura de mesas para exposição e debate incentivando a troca de experiências no campo da música.

A pluralidade de temas e metodologias de pesquisa permite um ambiente democrático incentivado pela diversidade de qualificações dos palestrantes, sendo o SIMUPE construído não apenas para docentes e pós-graduandos, mas sim a todos os colaboradores com a pesquisa em música no país.

Nesta terceira edição o SIMUPE considera como eixo norteador as pesquisas em música brasileira nas diversas manifestações possíveis não restringindo-se apenas a música de concerto o que colabora para a construção de uma narrativa inclusiva como missão institucional do ambiente que se pretende público.

Os pesquisadores convidados abordarão perspectivas diversas sobre o fazer musical, desde elaborações sobre o mercado de trabalho e manutenção de acervos até a confecção de performances e métodos de ensino-aprendizagem. Devido as possibilidades de difusão haverá palestras e recitais-conferência contando com a participação de um público amplo tendo a Orquestra Sinfônica Nacional e o Centro de Artes UFF como anfitriões de um cancioneiro brasileiro de pesquisas.

Hudson Lima
Coordenação III SIMUPE

VII MOSTRA OSN DE MÚSICA BRASILEIRA DA ATUALIDADE

Seguindo a tradição da OSN-UFF na divulgação e fomento do trabalho de novos compositores brasileiros, a “Mostra OSN de Música Contemporânea” seguirá este ano contribuindo para difundir os novos e reafirmar os já consagrados nomes de nossa música atual.

O destaque para novos compositores será feito através da seleção de obras por meio de chamada pública, de forma a garantir a ampla divulgação e a diversidade musical.

PROJETO DIDÁTICO

Com a finalidade de elaborar e validar uma nova metodologia a ser adotada nos concertos didáticos, a OSN estreitou, em 2018, sua parceria com o Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI/UFF) para elaborar e implementar o Projeto Piloto para seu Concerto Didático. Uma proposta que intenciona ampliar o espectro de possibilidades pedagógicas no percurso da execução do concerto didático, promovendo encontros de aproximação, sensibilização, conhecimento e experiência junto com os educadores, crianças e adolescentes participantes.