OSN TEMPERO MUSICAL - Episódio 7

Em julho 2020, durante a quarentena, a OSN UFF estreou seu novo programa: OSN Tempero Musical com o objetivo de diversificar as abordagens sobre o conteúdo de música. O programa propõe uma analogia entre os rituais de cozinhar, obrigatórios para quase todos nesse período de isolamento social, e os de estudo do músico.

Elementos como organização, concentração, funcionalidade, objetivos e busca de resultados a curto, médio e longo prazos serão abordados numa conversa na cozinha sobre música e as semelhanças de experimentação e solidificação de técnicas entre esses dois universos.

OSN Tempero Musical

Episódio 7: “Peri quer torta!”

Antonio Carlos Gomes, o primeiro “popstar” brasileiro, e Alberto Nepomuceno, dois grandes compositores românticos, brasileiros, nacionalistas!

O amor adolescente proibido, cantado em italiano por Peri, um índio guarani, e Cecília, a filha de um fidalgo português, é o mote dessa ópera baseada no romance O Guarani de José de Alencar. “Il Guarany” abre uma carreira de sucessos para Carlos Gomes em março de 1870, no aclamado Teatro alla Scala de Milão.

Em contraponto a Carlos Gomes, anos mais tarde e apesar de grandes influencias composicionais europeias em sua obra, Alberto Nepomuceno inicia uma “revolução” de cunho nacionalista, ao implementar o canto em língua portuguesa na música erudita brasileira: “não tem pátria um povo que não canta em sua língua”.

Prato: Torta Capixaba – prato típico capixaba, servido tradicionalmente na sexta-feira Santa nos lares espírito-santenses, tem uma receita ancestral indígena que consistia em preparar frutos do mar sortidos com palmitos. Mais tarde o prato que já conquistava os paladares portugueses, ganha o acréscimo de ovos e um ingrediente que o torna a atual torta capixaba que hoje conhecemos: o bacalhau. Tão antiga é essa receita que ocupavam espaço destacado nos registros e relatos de Pero Vaz de Caminha. Completando a tradição capixaba, nossa torta é assada em panelas de barro igualmente típicas do estado. A escolha dessa iguaria é uma homenagem aos índios brasileiros, representados pelo protagonista da ópera Il Guarany, de Antonio Carlos Gomes.

Ingredientes:

400g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

400g de camarão médio, descascado

4 tomates grandes picados

5 cebolas grandes sendo 4 picadas e 1 cortada em rodelas para decoração

2 molhos de coentro picados

500g de palmito drenado e picado

6 ovos

2 colheres de sopa de sementes de urucum (pode-se substituir por colorífico em pó)

azeitonas a gosto (para a massa e para decorar)

4 dentes grandes de alho picados

azeite em abundancia

Preparo:

Numa panela grande, refogar em azeite previamente colorido pelo urucum (sementes aquecidas em azeite em panelinha ou frigideira pequena), acrescentando a ele as cebolas, tomates e o alho. Acrescentar o bacalhau cozido e desfiado e cozinhar por 15 minutos. Na sequencia,  levamos também à panela os camarões, o palmito e o coentro picados e cozinhamos por mais 5 minutos evitando que o camarão se enrijeça, e não desmerecendo o paladar e perfume dos coentros.

Bater as claras em neve e acrescentar as gemas posteriormente e bater levemente por mais poucos minutos. Separar ¼ dessa mistura para decorar a torta.

Misturar ¾ das claras em neve “amarelinhas pelas gemas” a nossa mistura de bacalhau, camarões, palmitos e mexer suavemente para que nossa “massa” esteja completamente envolta.

Numa panela de barro (caso não tenha, usar um pirex) untada com azeite, despejar nossa mistura. Acomodar uniformemente na panela e cobrir com as claras que sobraram. Decorar colocando as rodelas de cebolas sobre as claras, cada uma tendo 1 azeitona inteira no centro desses anéis. Levar ao forno preaquecido por meia hora até que estejam douradas as claras e que nossa massa se encontre mais sequinha. Servir com arroz branco e regar com muito azeite extra-virgem de boa qualidade. Bom apetite!

Fernando Thebaldi
Indicado ao Grammy Latino 2012 com o CD “Quartetos de Cordas” do Prelúdio 21, premiado quando ainda era viola do Quarteto Radamés Gnattali como Melhor Conjunto de Música de Câmara do Brasil na 13a. edição do Prêmio Carlos Gomes em 2009, Fernando Thebaldi já atuou como solista da Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da UFPb, Ars Musica de Rotterdam e Orquestra Municipal de Asunción no Paraguai. Thebaldi é o único violista brasileiro a gravar em DVD e Bluray todos os 17 quartetos de cordas de Villa-Lobos. Seu últimos CDs, lançados respectivamente em 2018 e 2019 ao lado da pianista Yuka Shimizu e do clarinetista Cristiano Alves, contém obras para viola de Ricardo Tacuchian, compositor que dedicou a Thebaldi 2 obras: “Tomilho” para viola solo e “Miniaturas” para viola e piano. Violista e um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica bem como integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF desde 2006, frequenta como cozinheiro amador, aulas regulares de gastronomia, harmonização e degustação promovidas por Estilo Gourmet Sabor Culinário.

06 de outubro de 2021
Quarta | 12h