Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

IV SIMPÓSIO DE MÚSICA E PESQUISA DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL UFF

De 21/09/2020 a 23/09/2020

 

A Pedagogia Musical Brasileira
21 à 23 de setembro de 2020

Aliada à missão artística da OSN-UFF - a difusão do melhor da música brasileira de concerto - nosso Simpósio de Música e Pesquisa SIMUPE vem cumprindo, desde sua criação em 2017, o papel fundamental de estimular e divulgar a produção brasileira na área da pesquisa em música, unindo assim teoria e prática no sentido de contribuir ao desenvolvimento do meio musical brasileiro.

O sentido do SIMUPE é, ao fim, um ponto específico, de cunho artístico/musical, daquele que é o sentido primordial da própria universidade brasileira; no nosso caso, da Universidade Federal Fluminense: a produção de conhecimento para o desenvolvimento da sociedade brasileira.     

Em sua edição 2020 o SIMUPE abordará o tema da pedagogia musical brasileira, trazendo à tona parte da rica produção atual de metodologias voltadas ao ensino dos instrumentos de cordas friccionadas, desenvolvidas por músicos e professores brasileiros de renome nacional e internacional, e apresentando um panorama histórico do desenvolvimento da própria pedagogia musical brasileira a partir da história de algumas das principais instituições de ensino musical do Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO    SIMUPE 2020

21 | Segunda-feira

14h - Oficina online
ENSINO COLETIVO DE VIOLINO – Como Ensinar por Habilidades
José Márcio Galvão
(30 vagas - pré-inscrições online previamente realizadas)

(Oficina fechada com alunos pré-inscritos - duração: dias 21 e 22/09)
A oficina traz uma visão diferente sobre o ensino coletivo de violino e apresenta uma maneira bem sucedida de como ensinar por habilidades. Com uma compreensão simples e eficiente, oferece uma organização adequada e um sentido claro ao ensino do instrumento. Inclui uma série de técnicas e estratégias para o desenvolvimento de habilidades musicais e apresenta um modelo de ensino organizado por etapas. É pensada tanto para quem nunca ensinou violino em grupo quanto para professores experientes que buscam aprimorar sua prática pedagógica.

José Márcio é professor de violino e coordenador pedagógico do Programa de Ensino Coletivo de Cordas do Instituto Baccarelli. Atua com ensino coletivo de cordas friccionadas desde 2002, com foco na construção de habilidades musicais através de um ambiente de aprendizado positivo e estimulante. É professor certificado e membro da Suzuki Association of the Américas (SAA) desde 2009. Em 2018, em parceria com o SAA Teacher Trainer, Edward Kreitman (EUA), apresentou na Conferência Suzuki das Américas em Minneapolis/EUA, o trabalho "Ensino por Prioridades: A chave para o sucesso em qualquer ambiente". É idealizador do curso Ensino Coletivo de Violino para Professores – “Como Ensinar por Habilidades”, o qual já foi ministrado em todas as regiões do Brasil e no México.

 

16h30 - Live
INTERCÂMBIO MUSICAL - OSN UFF & Volta Redonda Cidade da Música:
relevância e excelência na educação musical brasileira

Mediador: Alvaro Carriello (OSN UFF)
Participações: Maestrina Sarah Higino (VRCM) , Maestro Nicolau Martins de Oliveira(CMVR) e o músico Ronildo Candido Alves (OSN UFF)

Alvaro Carriello é Compositor, músico da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, membro da Comissão Artística 2019/2020 e integrante da Comissão Organizadora do IV SIMUPE.
Sarah Higino é natural de Volta Redonda (RJ). Mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo se graduado na mesma Instituição em Piano e Regência Orquestral na classe do maestro Ernani Aguiar, realizando também estudos de aperfeiçoamento com o maestro Roberto Tibiriçá. Participou ao longo dos anos, de diversos cursos de interpretação pianística, com Miriam Daueslberg, Maria da Penha, Heitor Alimonda e Luiz de Carlos de Moura Castro. Atua diretamente como coordenadora pedagógica do trabalho educativo musical desenvolvido pelo projeto denominado “Volta Redonda Cidade da Música”, onde 4600 crianças são beneficiadas com o ensino de música de qualidade nas escolas municipais da cidade. É regente e pianista dos Coros e Orquestra do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”.  
Maestro Nicolau atua desde 1976 intensamente no Centro Musical de Volta Redonda. É o criador da Banda de Concerto de Volta Redonda, das Bandas-Mini, do Coro Infanto-Juvenil de Volta Redonda, da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, da Orquestra de Violinos de Volta Redonda e da Orquestra de Violoncelos de Volta Redonda, grupos que integram o Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”. Desde abril de 1974 ocupa a função de Mestre de Música da Fundação Educacional de Volta Redonda.
Ronildo Candido Alves atualmente é professor do projeto Cidade da Música de Volta Redonda, onde leciona desde 1995, do projeto Aprendiz de Niterói, do projeto Zeca Pagodinho e também é violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF.

 

18h - Live
O INSTITUTO VILLA-LOBOS E A PEDAGOGIA MUSICAL BRASILEIRA:
panorama histórico e desafios futuros
Sérgio Barrenechea (UniRio)

Apresentação do histórico de atuação do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO na formação de músicos, professores e pesquisadores musicais, incluindo as respostas à situação atual de isolamento social.

Sérgio Barrenechea é professor titular de flauta transversa e música de câmara no Instituto Villa-Lobos/UNIRIO. Teve a sua formação musical iniciada na Escola de Música de Brasília, obtendo posteriormente os diplomas de bacharelado em flauta e licenciado em música pela Universidade de Brasília, de mestre pelo Boston Conservatory (EUA) e de doutor em artes musicais pela University of Iowa (EUA). Forma, com sua esposa, a pianista Lúcia Barrenechea, o Duo Barrenechea, e é membro do Quinteto Brasília desenvolvendo um intenso trabalho camerístico nesses dois grupos, com diversas apresentações e turnês com essas formações no Brasil e no exterior. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Música, PPGM e PROEMUS. Idealizou o Encontro Carioca de Flautas no Rio de Janeiro e foi figura importante na concepção e criação do Festival Conexões Musicais UFF/UNIRIO.

 

22 | Terça-feira

14h - Oficina

ENSINO COLETIVO DE VIOLINO – Como Ensinar por Habilidades
José Márcio Galvão (Instituto Baccarelli)
(Continuação do trabalho iniciado no dia 21/09 com os alunos previamente inscritos)

16h30  - Vídeo

PERTENCIMENTO QUE PRODUZ CONEXÕES
Deivison Branco (OSN UFF)

Relato de Deivison Branco sobre o processo de criação do Festival Conexões Musicais UFF/UNIRIO, a partir de uma primeira experiência - a realização do Festival UFF de Música Antiga. Nele ainda descreve a natureza coletiva do trabalho do Festival, creditando seu êxito essencialmente ao engajamento de todos os profissionais envolvidos, afirmando que o seu papel como Diretor foi o de potencializar as ações e ideias individuais, criando uma unidade para o Festival, fortalecendo, assim, a ideia de pertencimento entre os envolvidos. Como ele mesmo afirma: “Nosso querido Festival Conexões Musicais foi uma viagem planejada e feita em conjunto, não poderia ter sido feita sozinha.”

Deivison Branco é Bacharel em Violino e Pós-Graduado com especialização em música de câmara, violinista da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense desde 2005, atuou como presidente da comissão artística desta orquestra entre os anos de 2015 e 2018. Foi diretor da Divisão de Música de Câmara do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense de 2016 até 2018, onde foi curador e idealizador de inúmeros concertos e séries musicais. Neste período, idealizou o Festival de Música Antiga da UFF, realizado em 2016, do qual foi diretor artístico. Nos anos de 2017 e 2018, em uma inédita e importante parceria entre as Universidades UFF e UNIRIO, foi um dos idealizadores e diretores do Festival Conexões Musicais UFF/UNIRIO. Atualmente é mestrando em Gestão Cultural na Escola Superior de Artes e Design Caldas da Rainha, em Portugal.

 

18h  - Live

PAULO BOSÍSIO E A PEDAGOGIA DO VIOLINO NO BRASIL:
uma abordagem multidimensional

Paulo Bosisio é hoje um dos mais destacados nomes no cenário musical brasileiro, como violinista concertista, camerista e pedagogo. É professor da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio), e professor convidado em diversos seminários de música por todo o país, e por tantos méritos pedagógicos foi citado pelo crítico de música do “Jornal do Brasil”, Luís Paulo Horta, já em janeiro de 1984, como “aquele que vai se tornando, sozinho, uma verdadeira escola de violinistas”. Dentre outras honrarias, mereceu do célebre Mestre Max Rostal, considerado na sua época o mais importante da Europa, elogios como “... Bosisio é um excelente violinista com grandes aptidões técnicas, que terá muito êxito como professor, representando minha escola com convicção”. Atualmente ocupa a cadeira  vitalícia de n⁰.8 da Academia Brasileira de Música.

 

23 | Quarta-feira

14h  - Oficina
(15 vagas- pré-inscrições online previamente realizadas)

O TAO DO CELLO:
um caminho para o ensino dos instrumentos de arco em ações sociais
TAO = caminho
A importância do caminho e não somente do objetivo final.
Ronildo Candido Alves (OSN UFF)

A oficina tem o objetivo analisar o nascimento da filosofia e metodologia Suzuki, e o funcionamento, dificuldades e entendimento do pensamento oriental de ensino em uma realidade Brasileira (Suzuki e o Zen). “O Tao do Cello, o caminho para o ensino dos instrumentos de arco em ações sociais” é um projeto de pesquisa do violoncelista Ronildo Candido, que falará da sua aplicabilidade no ensino e fundamentos. O encontro fará a discussão sobre o ensino das 5 fases propostas pela metodologia o Tao do Cello, fazendo uma análise comparativa de métodos, materiais didáticos e também propondo uma roda de conversa com os professores inscritos sobre as técnicas de ensino nos projetos sociais, escolas públicas e orquestras sociais, bem como dos seus resultados e dificuldades.

Ronildo Candido Alves é violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional UFF e iniciou seus estudos com Milton Cunha na Scolla Cantorun da fundação Clóvis Salgado e Watson Clis na Universidade de Minas Gerais. É Mestre em Música, bacharel e técnico em Violoncelo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro na classe do professor Alceu Reis. Como bolsista do governo japonês, estudou na Tokyo University of Music and Fine Arts, assim como na The Talent Education of Method Suzuki, com o professor Yoshino Terada. Participou de encontros internacionais para professores de Método Suzuki em Matsumoto, onde estudou com a professora Tanya Carey. Especializou-se em “Técnicas dos Instrumentos de Arco” (2008) e “Métodos de ensino do violoncelo” (2010) na Barratt – Due Music Institute, Noruega. No Festival de Música em Valdres, Noruega (2011) aprimorou-se em “Pedagogia e metodologia do ensino do violoncelo para crianças”. Atualmente é professor do projeto Cidade da Música de Volta Redonda, onde leciona desde 1995, do projeto Aprendiz de Niterói e do projeto Zeca Pagodinho.

 

16h  - Live

INICIAÇÃO INFANTIL AO VIOLINO COM MÚSICAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS
Keeyth Vianna (OSN UFF)

Nesta live serão apresentados os principais aspectos do método As Aventuras Musicais de Aipim - O Aprendiz de Violino e suas propostas metodológicas para a iniciação da criança no estudo do violino, fundamentada na utilização do folclore brasileiro. Estratégias de ensino, jogos e atividades lúdicas serão abordadas como ferramenta de ensino para que o aluno possa desenvolver suas habilidades de forma leve e divertida. 

Keeyth Vianna é violinista da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF desde 2011, Keeyth Vianna é mestre em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e bacharel em violino, na classe do Prof. Dr. Paulo Bosisio. Participou de Festivais como o Junger Künstler Bayreuth (Alemanha), Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal-RJ, Cia Brasileira de Ópera, Orquestra Sinfônica Mariucca Iacovino (turnês: Portugal e EUA). Sua atuação como professora na ONG Orquestrando a Vida despertou seu interesse pela didática, levando ao desenvolvimento de um método para ensino do violino para crianças, utilizando canções folclóricas brasileiras como repertório. Publicou em revistas e simpósios especializados em educação musical. Originalmente dissertação de seu mestrado, o método “As Aventuras Musicais de Aipim - O Aprendiz de Violino” transformou-se no seu primeiro livro, publicado pela editora Musimed, em 2018.

 

17h30 - Vídeo

PROJETO DIDÁTICO PILOTO OSN/COLUNI UFF: um relato
Waleska Beltrami (OSN UFF)

Relato de Waleska Beltrami, Trompista da Orquestra Sinfônica Nacional UFF e doutora em música pela UNIRIO. Waleska Beltrami foi membro da Comissão Artística da referida orquestra nos biênios 2010-2011 (como presidente) e 2017-2018, momento em que o Projeto Didático Piloto OSN/Coluni UFF foi idealizado e praticado por este mesmo grupo. Foi uma das autoras do material de apoio confeccionado para o mesmo projeto, o jogo "OSN Super Naipes".

Waleska Beltrami é trompista da Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, é doutora em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Iniciou seus estudos musicais em 1991 na Escola Municipal de Música de Sumaré em São Paulo com Márcio Beltrami e Clóvis Antônio Beltrami. Concluiu o Bacharelado em Música - trompa pela Universidade Estadual de Campinas em 2002 e, em 2003, venceu o Concurso de Jovens Solistas da Escola de Música de Piracicaba/São Paulo, obtendo o Primeiro Prêmio com Louvor em Trompa e Melhor Intérprete de Música Brasileira. É membro da Associação Brasileira de Trompistas (ATB) e membro da International Horn Society (IHS). Atualmente se aperfeiçoa através do programa de mestrado em Gestão de Arte e Cultura da Rome Business School/Itália.

 

18h - Live

A ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PEDAGOGIA  MUSICAL NO BRASIL
Ronal Silveira (UFRJ)

Professor de Piano da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, é doutor em Música pela UNIRIO na área de Teoria e Prática da Interpretação, possui mestrado em Música - Performance pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Instrumento - Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pianista detentor de 17 prêmios em concursos de piano, atualmente é Diretor da Escola de Música da UFRJ.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega 
Vice reitor  Fabio Barboza Passos
 
CENTRO DE ARTES UFF
Superintendente   Leonardo Guelman
Assistente Superintendência   Izaura Mariano
Coordenação de Música   Juliana Amaral
Gerente de Música Sinfônica   Ana Paula Passos Cerbino
 
IV Simpósio de Música e Pesquisa da Orquestra Sinfônica Nacional UFF
Idealização  Alvaro Carriello
Comissão Organizadora  Alvaro Carriello, Juliana Amaral e Solange Machado
Coordenação  Alvaro Carriello e Juliana Amaral
Produção  Ana Paula Cerbino, Marcia Santos, Selene Ferreira e Solange Machado
Mídias Sociais Jeferson Roza e Letícia Paixão
Designer Gráfico Sol Klapztein
Web Designer Maxini Matos
Produção de Lives Arthur Waissman, Jeferson Roza e Rafael Maia
Edição dos Vídeos: Relato Festival Conexões Musicais, Projeto Didático OSN UFF e Coluni Raquel Lázaro

 

21 a 23 de setembro de 2020
Segunda a Quarta
Transmissão:
https://www.facebook.com/centrodeartesuff/
https://www.facebook.com/OSNUFF/
https://www.instagram.com/osnuff/

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Concertos

Sem notícias no momento

A Cine Semana começa com as vozes graves de dois dos maiores intérpretes e compositores da Música Popular Brasileira: Dorival Caymmi e Lupicínio Rodrigues. Dois homens negros, nascidos em lados opostos do país, um na Bahia, o outro no Rio Grande do Sul, no mesmo ano de 1914, e que modificaram o cancioneiro brasileiro com suas letras e melodias sobre o amor, os afetos, a natureza, o carnaval, a boemia, a religião. Suas presenças na cultura brasileira (e além) são temas de DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS, de Daniela Broitman e LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR, de Alfredo Manevy, lançamentos da semana que nos fazem mergulhar em quase um século de história que separa o início de suas carreiras e os dias de hoje. Também é lançamento da semana CINEMA É UMA DROGA PESADA, filme francês de Cédric Kahn, exibido na ótima seleção do Festival Varilux do ano passado. Seguimos com mais chances para MORCEGO NEGRO, SEM CORAÇÃO, ZONA DE INTERESSE, DIAS PERFEITOS, POBRES CRIATURAS e VIDAS PASSADAS. Para encerrar, na quarta-feira 1º, feriado, nossa programação musical é enriquecida com a exibição de NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA e SAUDOSA MALOCA (em sua última chance), que irão compor a programação especial para o Dia do Trabalhador. Caymmi foi um dos maiores incentivadores do ócio e nada melhor do que descansar vendo bons filmes (todos brasileiros) e ouvindo boas músicas a preços populares: quarta-feira, 1º de maio, todas as sessões por R$5,00. Vem pro cinema!

CINEMA É UMA DROGA PESADA – LANÇAMENTO
Dia 25 quinta 17h | Dia 27 sábado 16h | Dia 30 terça 14h
Making Of, Bélgica/França, 2023, 119’, 14 anos
De Cédric Kahn
Com Denis Podalydès, Jonathan Cohen, Emmanuelle Bercot, Stefan Crepon

Simon, um diretor experiente, começa a rodar um filme sobre a luta dos trabalhadores para salvar sua fábrica. Mas nada sai como planejado. Sua produtora deseja reescrever o final, sua equipe entra em greve, sua vida pessoal está em ruínas; e para piorar as coisas, o ator principal é um desagradavel egocêntrico. Joseph, um jovem que deseja entrar na indústria do cinema, aceita dirigir o making of. Ele leva seu papel muito a sério e começa a capturar toda a confusão, provando que o making of pode às vezes ser bem melhor que o próprio filme! Selecionado na Biannale Di Venezia em 2023.

Trailer: https://youtu.be/OS95bqC7UXo

DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS – LANÇAMENTO
Dia 25 quinta 15h10 | Dia 26 sexta 18h10 | Dia 27 sábado 14h20 | Dia 28 domingo 17h30 | Dia 29 segunda 14h | Dia 01 quarta 18h10
Brasil, 2024, 93’, Livre
De Daniela Broitman

Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a religiosidade e espiritualidade no candomblé, e suas histórias de amor.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/WSUzN3jEeX0

LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR – LANÇAMENTO
Dia 28 domingo 15h40 | Dia 30 terça 16h10 | Dia 01 quarta 16h20
Brasil, 2023, 96’, 12 anos
De Alfredo Manevy

O documentário “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/wZZMGs94OhM

DIAS PERFEITOS
Dia 27 sábado 20h20 | Dia 29 segunda 17h40
Perfect Days,  Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma

Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk

MORCEGO NEGRO
Dia 26 sexta 14h | Dia 30 terça 19h40
Brasil, 2023, 125’, 12 anos
De Chaim Litewski e Cleisson Vidal

Uma biografia cinematográfica de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, poder, laços de família e o crime organizado. O documentário teve sua estreia no Festival É Tudo Verdade em 2023, recebendo Menção Honrosa.

Trailer: https://vimeo.com/914840056/d867694962

NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA 
Dia 26 sexta 16h30 | Dia 01 quarta 20h
Brasil, 2023, 79’, 10 anos
De Ana Rieper

O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/bV6pPdzs_DA

POBRES CRIATURAS
Dia 28 domingo 19h20 
Poor Things, EUA, 2023, 141’, 18 anos
De Yorgos Lanthimos
Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef

A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/9DEOJkmZLd8

SAUDOSA MALOCA
Dia 01 quarta 14h10
Brasil, 2024, 108’, 14 anos
De Pedro Serrano
Com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Paulo Tiefenthaler, Izak Dahora

Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/uF4n9bnn9Tk

SEM CORAÇÃO
Dia 26 sexta 20h10 |  Dia 29 segunda 15h50 
Brasil/França/Itália, 2023, 92’, 16 anos
De Nara Normande e Tião
Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa. Selecionado para a Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2023, vencedor do Prêmio Félix, que celebra filmes de temática LGBTQIAPN+ do Festival do Rio 2023. 

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/PsUemUF-hzI

VIDAS PASSADAS
Dia 29 segunda 20h
Past Lives, Coréia do Sul/EUA, 2023, 106’, 12 anos
De Celine Song
Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/tTPETUehOMo

ZONA DE INTERESSE
Dia 27 sábado 18h20
The Zone of Interest, EUA/Polônia/Reino Unido, 2023, 106’, 14 anos
De Jonathan Glazer
Com Sandra Hüller, Freya Kreutzkam, Christian Friede

O filme é um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo do escritor Martin Amis, retrata de forma impactante a vida de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, que desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com jardim. Mas a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, pelo qual eles também são diretamente responsáveis. Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes 2023 e Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/SW_fOpnTIuk


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Semana com feriado chegando, ótima oportunidade para colocar na agenda os filmes mais comentados do Oscar. O lançamento da semana é o belíssimo SEM CORAÇÃO, de Nara Normande e Tião, filme com co-produção Brasil – França e que tem no time Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. O longa brasileiro foi destaque no Festival de Veneza em 2023 e venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio. Também chega ao Cine Arte UFF ZONA DE INTERESSE, de Jonathan Glazer, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, a obra foi super comentada em Cannes por abordar numa perspectiva diferente um assunto já bastante tratado no cinema, os campos de extermínio na Segunda Guerra Mundial. Seguimos com mais oportunidades para POBRES CRIATURAS, DIAS PERFEITOS, NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, SAUDOSA MALOCA, VIDAS PASSADAS e as últimas oportunidades para ANATOMIA DE UMA QUEDA, AS LINHAS DA MINHA MÃO, BOB MARLEY: ONE LOVE e O MENINO E A GARÇA. E chegamos ao fim da MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES com dois filmes de peso: o clássico DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, em versão restaurada em 4K, e PASTOR CLAUDIO, filme fortíssimo que entrevista um conhecido torturador e assassino da ditadura militar brasileira, hoje bispo evangélico.

MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES

Diante da efeméride dos 60 anos da Ditadura Militar Brasileira, serão exibidos cinco filmes que dialogam entre si sobre o tema nos dias 1, 8, 15, 20 e 22 de abril. Sempre será preciso refletir sobre as causas e as consequências de mais de duas décadas de censura, repressão, perseguição, torturas e tantos outros atos antidemocráticos e que feriram a nossa humanidade. O cinema é parte importante desse exercício, desde clássicos como “Cabra marcado para morrer” (Eduardo Coutinho) e “Iracema, uma transa amazônica” (Jorge Bodanzky e Orlando Senna), ambos, respectivamente, celebrando seus 60/40 anos e 50 anos de lançamento; até os mais recentes “Retratos de Identificação” (Anita Leandro) e “Pastor Cláudio” (Beth Formaggini) com novas abordagens do documentário brasileiro contemporâneo. Contaremos também com uma sessão especial dos 60 anos de lançamento de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha) com a exibição de cópia restaurada e em 4K. (Kamilla Medeiros, curadora da Mostra)

Dia 20 sábado 16h: sessão seguida de debate com o roteirista Walter Lima Jr. e o ator Othon Bastos. Mediação Leonardo Guelman.

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
Brasil, 1964, 120’, 14 anos, DCP 4K
De Glauber Rocha 

Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Simultaneamente, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. Em 2024, o filme completa seus 60 anos de lançamento.

Dia 22 segunda 19h30: sessão seguida de debate com o psicólogo Eduardo Passos e a realizadora e pesquisadora Júlia Mariano. Mediação Lívia Cabrera.

PASTOR CLÁUDIO
Brasil, 2017, 75’, 10 anos
De Beth Formaggini

Conversa entre o bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos, psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido, ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.


SEM CORAÇÃO – LANÇAMENTO

Dia 18 quinta 20h |  Dia 19 sexta 18h40 | Dia 21 domingo 17h40 | Dia 22 segunda 15h20 | Dia 23 terça 18h20 | Dia 24 quarta 14h
Brasil/França/Itália, 2023, 92’, 16 anos
De Nara Normande e Tião
Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa. Selecionado para a Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2023, vencedor do Prêmio Félix, que celebra filmes de temática LGBTQIAPN+ do Festival do Rio 2023.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PsUemUF-hzI

ANATOMIA DE UMA QUEDA

Dia 18 quinta 17h10
Anatomie D’une Chute, 2023, França, 152’, 14 anos
De Justine Triet
Com Sandra Huller, Swann Arlaud, Milo Machado-Graner, Messi, Antoine Reinartz, Samuel Theis, Jehnny Beth

A vida da escritora alemã Sandra desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada entre Sandra e Samuel. Palma de Ouro no Festival de Cannes, 6 Prêmios César (incluindo Melhor Filme, Direção, Atriz e Roteiro Original), Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro, BAFTA de Melhor Roteiro Original, e 5 indicações ao Oscar, vencendo o de Melhor Roteiro Original.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/wUcOD9f4Dvo

DIAS PERFEITOS
Dia 21 domingo 15h20 | Dia 24 quarta 19h40
Perfect Days,  Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma

Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk

AS LINHAS DA MINHA MÃO
Dia 20 sábado 14h10 | Dia 24 quarta 15h50
Brasil, 2023, 80′ , 14 anos
De João Dumans

Por meio de uma série de encontros imprevisíveis, uma atriz fala sobre a sua experiência com a arte e a loucura. Dividido em sete atos, o filme é ao mesmo tempo o retrato de uma mulher e um estudo sobre as possibilidades desse retrato.  Prêmio de Melhor Filme na Mostra Aurora da 26a Mostra de Tiradentes.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/lsExeHqxi58

BOB MARLEY: ONE LOVE
Dia 22 segunda 17h10
Bob Marley – One Love, EUA, 2024, 107´, 16 anos
De Reinaldo Marcus Green
Com Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton, Tosin Cole

Filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Bob Marley, grande ícone do reggae. O longa traz momentos tanto da vida pessoal quanto pública do cantor – como sua trajetória na música, o atentado a tiros que Marley sofreu em 1976 e seu ativismo na luta pela paz. 

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Greta

Trailer: https://youtu.be/rDotggJ_oIM

O MENINO E A GARÇA
Dia 23 terça 20h (LEG)
Kimitachi wa dô ikiru ka, Japão, 2023, 124´, 12 anos
De Hayao Miyazaki
Com Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura, Takuya Kimura, Kaoru Kobayashi, Shinobu Otake

Depois de perder a mãe durante a guerra, o jovem Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo. Vencedor do Oscar, Globo de Ouro, Prêmio BAFTA de Cinema, New York Film Critics Circle Awards de Melhor Animação.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA 
Dia 19 sexta 20h30 | Dia 23 terça 14h
Brasil, 2023, 79’, 10 anos
De Ana Rieper

O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay

Trailer: https://youtu.be/bV6pPdzs_DA

POBRES CRIATURAS
Dia 19 sexta 16h | Dia 23 terça 15h40
Poor Things, EUA, 2023, 141’, 18 anos
De Yorgos Lanthimos
Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef

A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Leão de Ouro no Festival de Veneza, Globo de Ouro de Melhor Filme (Comédia) e Melhor Atriz, 5 Prêmios BAFTA (incluindo Melhor Atriz), 11 indicações ao Oscar (sendo premiado em 4 categorias, incluindo Melhor Atriz).

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/9DEOJkmZLd8

SAUDOSA MALOCA
Dia 18 quinta 15h 
Brasil, 2024, 108’, 14 anos
De Pedro Serrano
Com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Paulo Tiefenthaler, Izak Dahora

Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/uF4n9bnn9Tk

VIDAS PASSADAS

Dia 21 domingo 19h30 | Dia 24 quarta 17h30

Past Lives, Coréia do Sul/EUA, 2023, 106’, 12 anos

De Celine Song

Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/tTPETUehOMo

ZONA DE INTERESSE
Dia 19 sexta 14h | Dia 20 sábado 20h30
The Zone of Interest, EUA/Polônia/Reino Unido, 2023, 106’, 14 anos
De Jonathan Glazer
Com Sandra Hüller, Freya Kreutzkam, Christian Friede

O filme é um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo do escritor Martin Amis, retrata de forma impactante a vida de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, que desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com jardim. Mas a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis. Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes 2023 e Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som.

Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SW_fOpnTIuk


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

A narrativa, construída por Pedro Cadore e Cláudia Pinto, se desdobra a partir de trechos de entrevistas do próprio Belchior, proporcionando ao público um vislumbre da juventude do artista e suas reflexões sobre um mundo em constante desconcerto. O espetáculo destaca Pablo Paleólogo, que encarna o cantor cearense, e Bruno Suzano, que dá vida ao “Cidadão Comum”, uma presença constante nas canções de Belchior, representando, de certa forma, seu alter ego.

Mais do que uma mera retrospectiva, a peça aspira transmitir a filosofia de Belchior, convidando o espectador a explorar a profundidade de suas letras e pensamentos. Cadore destaca a intenção de proporcionar uma experiência nostálgica aos fãs, assim como introduzir a poesia única do compositor àqueles que ainda não a conhecem.

Ficha Técnica: Direção: Pedro Cadore

Produção Geral: Rodrigo Medeiros e Pedro Cadore

Dramaturgia: Cláudia Pinto e Pedro Cadore

Elenco: Bruno Suzano e Pablo Paleólogo

Banda: Emília B. Rodrigues (bateria), Rico Farias (violão/guitarra), Silvia Autuori (baixo/violino)

e Thomas Lenny (teclado)

Direção Musical: Pedro Nêgo

Iluminação: Rodrigo Belay

Figurino: José Dias

Técnico de Luz: Peder Salles

Técnico de Som: Nando Lopes

Direção de Marketing e Mídia: Rodrigo Medeiros (R+Marketing)

Gestão de Marketing: Fernando Gouvêa

Assistente de Marketing: Gustavo Trindade

Programação Visual: Leticia Andrade – Nós Comunicação

Produção Audiovisual: JL Studio

Assessoria de imprensa: Ribamar Filho – MercadoCom

Assistente de Produção: Rafael Barcellos e Giuliana Trindade

Direção de Produção: Well Rianc

Produção Associada: Riatti Produções

Realização: R+Marketing e Cadore Produções Artísticas


31 de maio a 09 de junho de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) – R$ 40 (meia)

Classificação: Livre
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

O casal de físicos aposentados Dayse (Analu Prestes) e Robin (Mario Borges), vive só e sem vizinhos numa casa improvisada perto da costa, numa região inóspita, assolada por um acidente nuclear. Após uma ausência de quase quarenta anos, Rose (Stela Freitas), antiga colega de profissão e amiga, chega a essa casa com uma missão que poderá mudar para sempre a vida do casal. Para complicar as coisas, Robin teve uma relação com Rose no passado.

Dramaturgia

Estruturalmente, a peça se sustenta pelo desvendamento progressivo dos sentimentos desses personagens que, aos poucos, vão mostrando não só seus problemas afetivos, mas também a profunda crise ética em relação ao seu papel na sociedade em que vivem.

Paralelamente à questão nuclear, o texto investe nas particularidades da vida desses três indivíduos – sua relação com os filhos (ou a opção por não os ter), a proximidade da morte, a traição, as omissões, a fantasia e o desejo. Trata-se de um grande desastre a espelhar os pequenos desastres de três vidas.

“A discussão da peça está para além da questão nuclear. Ela nos provoca a pensar em como usamos os recursos disponíveis. Entendo que Kirkwood quer que pensemos em nossa responsabilidade com as futuras gerações. Para mim, a grande pergunta da peça é: salvar as crianças de um futuro catastrófico é um ato de heroísmo ou uma obrigação?”, questiona Rodrigo Portella, diretor.

Ficha técnica:

Texto: Lucy Kirkwood
Tradução: Diego Teza
Direção: Rodrigo Portella
Elenco / Personagem: Analu Prestes / Dayse; Mario Borges / Robin; e Stela Freitas / Rose
Cenário: Julia Deccache
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Figurino: Rita Murtinho
Trilha sonora original: Marcello H e Federico Puppi
Preparação corporal: Marcelo Aquino
Fotos: Victor Hugo Cecatto
Programação visual: Fernanda Pinto
Marketing: Victor Novaes
Operador de luz: Walace Furtado
Operador de som: Diogo Perdigão
Contrarregra: Osni Silva
Produção executiva: Bárbara Montes Claros
Direção de produção: Celso Lemos 


03 a 12 de maio de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) – R$ 40 (meia)

Classificação Indicativa:  14 anos
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

Original do escritor francês, Charles Perrault, “Chapeuzinho Vermelho” é, com certeza, o conto mais pedido pela criançada na hora de se contar histórias. 

A menina de capinha vermelha que desobedece a mãe e acaba se deparando com o lobo mau, colocando em apuros a pobre vovozinha, já teve inúmeras versões. E foi pensando em tempos de ecologia e preservação de nossa fauna, que Eduard Roessler resolveu dar um final mais ecológico ao vilão, que na verdade é um lobo Guará em extinção e também precisa de um lugar ao sol.  

Sem deixar de lado a velha moral, essa recontagem ganha mais uma lição, de que a floresta precisa de suas feras para se proteger dos intrusos e mal intencionados e as crianças precisam sempre ouvir os mais velhos e respeitar a natureza. 

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Eduard Roessler

Iluminação: Leonardo Heringer

Sonoplastia: João Victor Pascale

Divulgação: Régia Perdigão

Elenco: Eduard Roessler, Thainá Lana, Gisela Roessler, Rosângela Andrade ,Willy Roessler, Mario Neto e Maíra Porto.

Classificação Etária: Livre

Duração do espetáculo: 45 minutos


04 a 12 de maio de 2024
Sábado e Domingo | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 50 (inteira) – R$ 25 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin