Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

YÓLOTL

Sessões:

 

Yólotl Latino é um conjunto fundado por jovens latino-americanos - estudantes de música da Universidade Mozarteum Salzburg - cujo objetivo é criar um vínculo entre a música erudita e a popular. Estes dois estilos estão geralmente associados a classes sociais e econômicas diferentes, portanto seu desempenho é limitado a espaços muito específicos e há pouca comunicação entre eles. A fim de aproximar os dois estilos, nosso projeto se baseia na execução de música popular e acadêmica sem distinção. Estes tipos ou gêneros de música são em grande parte determinados na América Latina e em grande parte do mundo pela divisão social e econômica entre classes, que liga a música popular à classe trabalhadora e a música acadêmica aos ricos. Ao executar música popular e acadêmica, nosso conjunto visa unir os dois mundos.

Yóloti tira seu nome do confronto de dois mundos, pois usa dois termos etimologicamente

distantes (Nahuatl e Latim) para sintetizar a união dos dois povos. Yólotl, que significa coração em Nahuatl, e “Latino”, um adjetivo que se refere às pessoas que vêm de países das Américas que ainda têm algumas das línguas que evoluíram do latim. Portanto, o grupo de pessoas ao qual pertencemos é chamado de Yólotl, coração latino.

Originários do Brasil, Bolívia, Colômbia e México, nossos membros vivem agora na Europa, a maioria deles em Salzburgo. Nosso conjunto é formado pela violinista brasileira Nathalia Oliveira e o violinista Vinícius Gomes de Oliveira Sousa, o tenor boliviano Rodrigo Alegre Vargas, os colombianos Daniel Medina Arango na viola e Juan Felipe Osorio no violão, e do México o pianista Daniel Ochoa Gaxiola e o violoncelista Isaac Fernández Uribe.


16 de agosto de 2022
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias,  9 - Icaraí, Niterói - RJ
Ingressos: R$ 5,00 (valor único)

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Concertos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin