Vozes, Vídeos e Corpos Negros - Teatro do Oprimido porque Vidas Pretas Importam

“...mesmo sem saber quem eu possa ser, pensam sobre mim tudo conhecer”
Bárbara Santos

Esse encontro se propõe a compartilhar recentes produções em vídeos realizadas pelo Centro de Teatro do Oprimido com moradoras e moradores de favelas do Rio e de Niterói expressando suas narrativas de forma estética através de seus corpos, suas vozes, músicas e poesias. Uma série de 4 vídeos curtos intitulados “Vozes da Favela”, e um vídeo da CriaDasOprimidas, com mulheres negras, serão o disparador da conversa em rede sobre resistência frente ao estado genocida.

Durante a conversa, atrizes e atores do Grupo de Teatro do Oprimido Cor do Brasil compartilham a vivência e o processo da performance “Suspeito”, que trata também do genocídio da população negra no Brasil.

GRUPO DE TEATRO DO OPRIMIDO COR DO BRASIL

Cor do Brasil é um coletivo que reúne artistas-ativisitas negrxs – das artes cênicas (teatro e dança), das artes visuais (cinema e fotografia), das artes plásticas (cenografia e pintura), da música (erudita e popular), da literatura e da pesquisa acadêmica – interessados em aprofundar e ampliar a discussão pública sobre o racismo através da Arte. Fundado em 2010, o coletivo investe sua diversidade e cabedal criativo e intelectual em diversas produções artísticas. O coletivo produziu três espetáculos teatrais: Cor do Brasil (que deu origem ao grupo); Saco Preto e Suspeito. O coletivo tem na Estética do Oprimido, de Augusto Boal, a principal inspiração para suas produções estéticas. A dança negra é uma importante fonte de pesquisa e de expressão. Som e Ritmo é a base “textual”, os corpos falam através de movimentos coreografados pelo tema a ser abordado. A musicalidade se associa à linguagem não-verbal para uma comunicação imagética potente e criativa. A carreira internacional de Cor do Brasil se constitui de participação em importantes eventos internacionais como o III Festival de Artes Negras, em Dakar (Senegal, 2010) e o IV ELTO – Encontro Latino Americano de Teatro do Oprimido, em Matagalpa (Nicarágua, 2016). Em abril de 2019, o Grupo fez uma temporada em Los Angeles, Califórnia, EUA, no projeto Teatro Legislativo e Justiça Racial, em parceria com a Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA). Cor do Brasil é um coletivo artístico-ativista do Centro de Teatro do Oprimido – CTO e ao Coletivo Madalena-Anastácia de mulheres negras.

Elenco Cor do Brasil: Alessandro Conceição, Maiara Carvalho, Rachel Nascimento, Fernanda Dias, Eloana Carolina Gentil, Carol Netto, Cachalote Mattos, Gabriel Horsth
Direção Artística: Bárbara Santos e Claudia Simone Oliveira

Autoria - Criação Coletiva.
Direção e músicas - Alessandro Conceição e Bárbara Santos
Direção musical - Raphael Pippa
Elenco - Alessandro Conceição, Cachalote Mattos, Edson Ramos, Gabriel Horsth e Raphael Pippa

24 de setembro de 2021