Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Topografias

De 09/05/2018 a 10/06/2018

 

 
Abrindo a tarde/noite de lançamento das novas exposições do Espaço UFF de Fotografia e da Galeria de Arte, haverá uma Feira Artesanal de Artes Gráficas, aberta ao público, a partir das 17h, na Varanda da Reitoria. Serão oito expositores que apresentarão trabalhos em livros, agendas, cartazes, postais, jogos e arte impressa em papel, de maneira artesanal.
 

O que é real e o que é virtual em uma fotografia

No Espaço UFF de Fotografia, a mostra pretende expandir a noção do conceito de 'Topografias', dialogando com toda a subjetividade que ele nos propicia, como explica o curador Marco Antonio Portela.

Dos três artistas, diz ele, uma propõe, simultaneamente, um olhar para a representação da paisagem e o rebatimento virtual da mesma, em uma sobreposição visual através de um retrovisor, o que nos deixa frente à discussão do que é real e virtual em uma fotografia, já que esses dois conceitos são abstrações técnicas e espaciais.

Em outro trabalho, temos o corpo como paisagem, numa confusão visual que sugere a manipulação eletrônica da imagem, mas que nada mais é que o contato e o embaraçamento de pessoas, produzindo, pela lente do artista, uma paisagem inventada.

Inventadas, também, são as imagens que remetem a um deleite sidéreo, onde situações quase infantis nos deslocam para uma ideia de vácuo e espacialidade, curiosamente brincando, até, com a ideia de feminino.

O que esta mostra propõe, com as obras de Bella Scorzelli, Carlos Formiga e Milla, diz o curador, é um delírio poético e estético, expandindo um conceito aparentemente bem estruturado, que é a noção de paisagem. " Topografias nos convida, primeiramente, à apreciação das imagens pelo belo e, depois, a aprofundar uma reflexão sobre o que seria aquilo que estamos vendo, e se tal remete, ou não, a outro campo do conhecimento humano"

Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada
Inauguração 9 de maio | 19h30 às 21h
Visitação até 10 de junho de 2018
Entrada Franca
Segunda a 6ª feira, das 10h às 21h
Sábados e Domingo das 13h às 21h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Artes Visuais

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin