Só tenho o sentimento suspenso de tudo

De 06/02/2019 a 24/03/2019

Só tenho o sentimento suspenso de tudo, exposição individual de Stella Margarita com curadoria de Marisa Flórido, apresenta, na Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense, cerca de 10 pinturas de técnica mista e óleo sobre tela em tamanhos variados.  Natural do Uruguai, vivendo no Rio de Janeiro há mais de 23 anos, Margarita entrou em contato com a prática pictórica em 2006 na cidade de Caracas, Venezuela, mas foi no Brasil, entre 2010 e 2016, que consolidou sua formação na Escola de Artes Visuais Parque Lage, participando de diversos cursos de Pintura, Desenho e Teoria da Arte.  O título da mostra - “Só tenho o sentimento suspenso de tudo” - é um verso da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen pinçado do poema Passa Carros. Em suas telas, corpos, movimentos, figuras sem face definida, em ângulos, cortes e enquadramentos inusitados, flutuam em espaço e tempo incertos como se desprovidos de chão ou horizonte, como se suspensos em perplexidades e indagações.  Apenas contêm-se e transbordam daquele retângulo que lhe foi destinado – o quadro e sua janela - em gestos ora cotidianos, ora banais, ora violentos, ora amorosos, ora subjugados, ora resistentes... Nunca sabemos ao certo, e é esse sentimento (do) suspenso que as atravessam. A memória, as cenas do cotidiano familiar, as performances de Amne Imhof (com especial ênfase em Fausto), compõem a referência de uma obra que não cessa de debruçar-se sobre a tradição pictórica para indagar o que constitui, hoje, um retrato, o que define uma figura, o que seria a condição humana. Como escreveu Pedro Leal, suas pinturas tentam “captar as forças que movem o ser humano (..) ao trabalho, ao amor, a morte, ao cuidado”.

Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos dos Santos
06 de fevereiro a 24 de março de 2019