Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Série Show das 4 - Ithamara Koorax & Soraya Ravenle

Sessões:

 

O espetáculo, inédito no Rio de Janeiro e Niterói, foi criado para celebrar o centenário (celebrado em 2017) de Dalva de Oliveira, considerada uma das maiores cantoras do Brasil de todos os tempos. Juntas no mesmo palco, as irmãs e aclamadas intérpretes Ithamara Koorax e Soraya Ravenle irão reviver a trajetória musical percorrida por Dalva, passando por seus grandes sucessos como Ave Maria no morro (Herivelto Martins), A Bahia te espera (Herivelto Martins e Chianca de Garcia), Olhos verdes (Vicente Paiva), Máscara negra (Zé Keti e Pereira Matos), Bandeira branca (Laércio Alves e Max Nunes) e Zum zum (Paulo Soledad e Fernando Lôbo), entre outros. As intérpretes serão acompanhadas pelos músicos Zé Maria Rocha (tecladista e roteirista do espetáculo), José Luiz Maia (baixo) e Cesar Machado (bateria).

Soraya Ravenle, considerada a primeira dama dos musicais brasileiros, e Ithamara Koorax, aclamada pelo jornal The New York Times e eleita como uma das dez melhores cantoras do mundo, pelos leitores da revista DownBeat, também irão apresentar as canções criadas para o duelo musical ocorrido entre Dalva e Herivelto Martins, no processo de separação do casal, que foi marcado por polêmicas e batalhas musicais, onde os músicos se acusavam mutuamente pelo fim da união. As farpas trocadas eram acompanhadas com muito interesse pelos fãs da dupla, que associavam as letras das músicas ao casamento desfeito. No duelo musical, surgiram grandes composições como Errei, sim (Ataulfo Alves), Que será (Marino Pinto e Mário Rossi), Vingança (Lupicínio Rodriges), Calúnia (Wilson Batista), Segredo (Herivelto Martins e Marino Pinto), entre outras.

Sobre Dalva de Oliveira - Nascida em 05 de maio de 1917, na cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo, foi batizada como Vicentina de Paula Oliveira. Filha de pai brasileiro e mãe portuguesa, teve uma infância humilde. Em 1936, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida. Ao frequentar o Cine Pátria, conheceu o cantor Herivelto Martins, que se tornou seu primeiro namorado, e com quem viria a se casar. Naquela época, Herivelto Martins e Francisco Sena formavam o duo Preto e Branco. Ao se unirem a Dalva de Oliveira, eles passaram a integrar o Trio de Ouro.

Dona de um a voz potente e de grande extensão, indo do soprano (que alcança as notas mais altas) ao contralto (que canta em regiões mais graves), fez uma carreira solo brilhante e recebeu os títulos de Rainha da Voz e Rouxinol do Brasil. Além de suas qualidades técnicas, arrebatava legiões de fãs por causa de suas interpretações sensíveis e apaixonadas. Suas canções estão em dezenas de discos que foram gravados pelos principais selos musicais, tais como Odeon, Columbia, Continental e RCA Victor. Ao todo, foram mais de 400 gravações, a maioria delas como cantora principal. Além do Brasil, também fez muito sucesso na Argentina, onde morou por alguns anos.

Dalva também participou de coros em gravações protagonizadas por Carmen Miranda, Orlando Silva, Francisco Alves e Mário Reis. Participou ainda de dois filmes – “Maria da Praia” e “Milagre de Amor” e dublou os diálogos da personagem principal do filme Branca de Neve, dos Estúdios Disney. Além de Herivelto Martins, também foi casada com Tito Climent e Manuel Nuno Carpinteiro. Faleceu no dia 30 de agosto de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, deixando três filhos: o cantor Pery Ribeiro e Ubiratan Oliveira Martins, frutos do casamento com Herivelto Martins; e Dalva Lúcia Oliveira Climent, que Dalva e seu segundo marido, o argentino Tito Climent, adotaram em Buenos Aires.

8 de agosto de 2018
Quarta – 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 60 | R$ 30 (meia)
Classificação etária: 10 anos
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Shows

TEATRO DA UFF

Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
344 lugares
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin