Quinteto Lorenzo Fernandez

Além da tradição

Fruto do encontro entre músicos talentosos atuantes no cenário da música de concerto da cidade do Rio de Janeiro, o grupo que nasceu como resultado do trabalho desenvolvido no Quinteto Experimental de Sopros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do Prof. Aloysio Fagerlande, nos anos de 2009 e 2010 é o retrato da nova geração da música de concerto brasileira.

O quinteto já acumula prêmios importantes, como o Festival de Música Rádios MEC e Nacional (2016), como "Melhor Intérprete Música Instrumental"; Grupo Revelação Rádio MEC FM Sala de Concerto de Gala (2013); segundo lugar no II Concurso de Música de Câmara do V Furnas Geração Musical e 50° Festival Villa-Lobos, ambos em 2012, além de ser, entre 2014 e 2015, Grupo Residente da Academia Brasileira de Música. Vale citar o CD lançado em 2015 intitulado “Música Carioca de Concerto – Quintetos de Sopros”, que reúne obras de compositores do circuito erudito da cidade do Rio de Janeiro, como Ricardo Tacuchian, Thiago Sias, Rudi Garrido, Azael Neto, Rodrigo Marconi e Sergio Roberto de Oliveira que também assinou a produção do disco. além da participação nos mais importantes e diversos eventos do cenário da música erudita.

O programa apresenta um panorama das obras escritas para quinteto de sopros desde o século XIX, como a obra do compositor alemão August Klughardt, chegando ao Brasil com a Suíte de Lorenzo Fernandez (que segue o ideário nacionalista e inspira-se no nascimento de sua filha Marina) até a produção contemporânea nacional de Liduino Pitombeira, Maria di Cavalcanti e Antonio Rocha.

Transitando entre o repertório internacional, cantigas folclóricas e a música contemporânea, o quinteto reafirma seu compromisso em difundir a produção musical nacional.

por Rômulo Barbosa e Cesar Bonan

Maria di Cavalcanti (1962) - Jocosa (2004)

Oscar Lorenzo Fernandez (1897- 1948) - Suíte para quinteto de sopros (1926)
Pastoral - Crepúsculo no Sertão