Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Shows

Quarteto de cordas da UFF nos leva a Viena

No dia 30 de março, às 19h30, abrindo a temporada 2017, o quarteto de cordas da UFF se transporta à capital da Áustria, que, há não muito tempo, era conhecida como berço das artes. Beethoven, Schubert, Brahms, Bruckner, Mahler, Strauss, Klint, Freud, Schnitler e tantos outros viveram nessa cidade, produzindo cada um sua arte e transformando, de certa forma, a sociedade da época. Após décadas, tais personalidades continuam a influenciar até os dias de hoje.

O programa do dia 30 apresenta dois compositores emblemáticos da música do sec. XIX: Anton Bruckner e Alexander Zemlinsky. Bruckner, o organista e compositor, apesar de ser extremamente humilde e religioso, compôs sinfonias que são verdadeiras catedrais sonoras e que hoje fazem parte do repertório das melhores orquestras do mundo. Compôs também para a Música de Câmara, como o seu quinteto (com 2ª viola) e o quarteto em Dó menor em quatro movimentos que será apresentado no espetáculo do dia 30, na UFF. Trata-se de uma obra do jovem Bruckner mas nem por isso menos expressiva. Ao contrário,é uma radiografia do seu futuro como compositor e da sua estética musical. A obra tem quatro movimentos e acredita-se ser essa sua primeira audição no Rio de Janeiro.

Em 1896, quando da morte de Bruckner, Zemlinsky contava com 24 anos, um jovem filho de poloneses e em franca atividade musical. Compositor e regente, teve a ajuda de Brahms para montar seu trio, por reconhecer o grande talento do jovem. Com uma obra sinfônica significativa, Zemlinsky também deixou um legado de música de câmara, da qual fazem parte quatro quartetos. Na apresentação do dia 30, o Quarteto de cordas da UFF tocará o nº 1 Op4,uma obra prima do seu repertório, que é pouco conhecida no meio musical e quase nunca executada.

WordPress Video Lightbox Plugin