Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Quarteto de Cordas da UFF

Sessões:

 

No dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 19h, dentro da programação da Semana A arte de viver, o Quarteto de Cordas da UFF se apresenta, presencialmente, no Teatro da UFF, interpretando peças de Bach, Haydn, Borodin, Nepomuceno, Guerra-Peixe e Sérgio Ferraz.

O Quarteto de Cordas da UFF, com 37 anos de existência dentro da Universidade Federal Fluminense, vem pesquisando e difundindo o repertório camerístico brasileiro, sem abrir mão dos clássicos europeus, e voltando seu foco também para os compositores de gerações mais recentes da América Latina. Desde sua criação, o Quarteto da UFF se apresenta nas mais importantes salas de concerto do Rio de Janeiro e em cidades do interior do Estado, já tendo feito também exibições e turnês no Peru, Inglaterra, Escócia e Alemanha, com enorme sucesso de público e crítica, e apresentações transmitidas em emissoras de rádios de renome, como a BBC de Londres. No Rio de Janeiro, entre 2014 e 2015 fez turnê por diversas cidades do interior do estado do Rio, apresentando-se para públicos os mais diversos, sendo que muitos desses nunca tinham estado em um concerto de câmara antes. Seus músicos são solistas profissionais, altamente qualificados que, com seus exemplos, despertam o interesse de jovens a seguirem a carreira de músicos.

Nesses dois últimos anos, o quarteto realizou um trabalho remoto com palestras e produções de vídeos. Agora é chegada a hora do retorno presencial ao palco do Teatro da UFF. O programa consta de uma seleção das obras já trabalhadas e gravadas pelo quarteto nesse período de pandemia desde a entrada das novas integrantes Clara Santos e Glenda Carvalho, porém tocadas presencialmente pela primeira, vez reunindo obras relevantes do repertório brasileiro e internacional para esta formação. Para abrir o programa o grupo escolheu o belo coral da Cantata BWV 38 de Bach, pensando no clima do Natal que se avizinha.



Programa


Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Cantata “Aus tiefer Not schrei' ich zu dir”, BWV 38, IV - Coral “Ob bei uns ist der Sünden viel”, em versão para quarteto de cordas

César Guerra-Peixe (1914-1993) - Quarteto nº 2, em Ré maior, 1º movimento (Allegretto con moto)

Joseph Haydn (1732-1809) - Quarteto Op. 76 nº 3, “Imperador”, em Dó Maior, 2º movimento (Poco adagio - cantabile)

Alberto Nepomuceno (1864-1920) - Quarteto nº 3, “Brasileiro”, em Ré menor, 3º movimento (Intermezzo)

Alexandr Borodin (1833-1887) - Quarteto nº 2 em Ré maior, 3º movimento (Notturno)

Sérgio Ferraz - Quarteto Mosaico, 1º movimento (Festa na aldeia)


17 de dezembro de 2021
Sexta | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói
Entrada Franca
Ingressos: https://www.guicheweb.com.br/

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Concertos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin