Shows

OSN UFF abre a Temporada 2017 com um concerto para oboé e orquestra

A Temporada 2017 da OSN UFF tem início no dia 12 de março, sob a batuta do regente Tobias Volkmann e com solo do oboísta Jeferson Nery, interpretando o Concerto para Oboé e Orquestra, do compositor tcheco Bohuslav Martinu.

Com muitas referências nas raízes musicais do folclore da Bohêmia e Morávia, a música de Bohuslav Martinu aproxima-o do que foi Béla Bartók para o modernismo húngaro.

O concerto para oboé, escrito em 1955, como uma homenagem aos Jogos Olímpicos de 1956 em Melborne, traz o piano obligato (o piano que acompanha o solista), uma de suas principais características composicionais, presente em inúmeras grandes obras.

O concerto continua com obras de Guarieri, Ginastera e Moncayo, que são alguns dos principais representantes sul-americanos desta linha composicional modernista, de referências nacionais. O Huapango de Moncayo chega a ser considerado o segundo hino nacional pelos mexicanos. Cada um em seu estilo particular, todos trazem referências do folclore local nestas obras, especialmente através dos ritmos das danças.

Arturo Márquez é um compositor contemporâneo, que retoma a estética das escolas nacionais latino-americanas em sua sequência de obras intituladas Danzón, sendo a obra aqui apresentada uma das mais tocadas do repertório mexicano hoje.

O concerto de abertura será realizado, como de costume, às 10h30, no Cine Arte UFF, mas os preços a partir de agora serão de R$ 14 e R$ 7 (meia).