OSN TEMPERO MUSICAL - “Chico, Chiquinha, Chicória”

Em julho 2020, durante a quarentena, a OSN UFF estreou seu novo programa: OSN Tempero Musical com o objetivo de diversificar as abordagens sobre o conteúdo de música. O programa propõe uma analogia entre os rituais de cozinhar, obrigatórios para quase todos nesse período de isolamento social, e os de estudo do músico.

Elementos como organização, concentração, funcionalidade, objetivos e busca de resultados a curto, médio e longo prazos serão abordados numa conversa na cozinha sobre música e as semelhanças de experimentação e solidificação de técnicas entre esses dois universos.

Tempero Musical - Episódio 3 - “Chico, Chiquinha, Chicória”

Poucos sabem que “Chico Bororó” foi um pseudônimo usado por Francisco Mignone (1897-1986), quando escrevia suas obras populares. Segundo sua viúva, a talentosíssima pianista Maria Josephina, “divulgar esse tipo de música não convinha a moços de família.” Grande compositor erudito brasileiro famoso por suas “Valsas de Esquina” e por ter tido sua obra “Congada” regida por ninguém menos do que Richard Strauss à frente da Filarmônica de Viena, esbanjava seu talento com suas obras hoje aclamadas seja na vertente clássica, como na popular.

Mesmo tendo tido sua educação musical clássica, e sido a primeira mulher brasileira a reger uma orquestra, a maestrina Francisca Edviges Neves Gonzaga, nossa aclamada “Chiquinha Gonzaga” (1847-1935), como ficou conhecida e imortalizada na música brasileira, traz com lutas a relevância artística até então desmerecida para a arte musical popular. Primeira pianista “chorona”, autora da primeira marcha carnavalesca “Ó Abre Alas” de 1899, é homenageada em maio de 2012, com a lei 12.624, que instituiu o Dia da Música Popular Brasileira no dia do aniversário dessa grande artista, 17 de outubro.

Receita: Chicória recheada ao forno

Ingredientes:

- 1 chicória (serve 2 porções);

- 100g de queijo muçarela ralado;

- 100g de presunto cozido (pode ser usado presunto de perú ou equivalentes “light”) cortado em “iscas”;

- sal a gosto

- pimenta do reino preta ou branca a gosto

Preparo: depois de bem lavada a chicória, parti-la ao meio. Dispor numa travessa ou prato, e, próximo ao talo principal, abrir as folhas e “encaixar” os pedacinhos de presunto e o queijo ralado. Por cima de tudo, moer a pimenta do reino por sobre toda essa metade da chicória, juntamente com o sal e regar generosamente toda sua superfície e entre as folhas com azeite extra virgem de oliva. Com uso de um barbante “virgem”, amarrar gentilmente as folhas. Em forno pré aquecido,  temperatura mínima, levar a travessa/prato coberto em papel alumínio por 20 minutos. Retirar, dispensar o papel alumínio e o barbante. Servir com torradinhas para não se desperdiçar o delicioso caldinho produzido deste cozimento. Bom apetite!

Fernando Thebaldi

Indicado ao Grammy Latino 2012 com o CD “Quartetos de Cordas” do Prelúdio 21, premiado quando ainda era viola do Quarteto Radamés Gnattali como Melhor Conjunto de Música de Câmara do Brasil na 13a. edição do Prêmio Carlos Gomes em 2009, Fernando Thebaldi já atuou como solista da Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica da UFPb, Ars Musica de Rotterdam e Orquestra Municipal de Asunción no Paraguai. Thebaldi é o único violista brasileiro a gravar em DVD e Bluray todos os 17 quartetos de cordas de Villa-Lobos. Seu últimos CDs, lançados respectivamente em 2018 e 2019 ao lado da pianista Yuka Shimizu e do clarinetista Cristiano Alves, contém obras para viola de Ricardo Tacuchian, compositor que dedicou a Thebaldi 2 obras: “Tomilho” para viola solo e “Miniaturas” para viola e piano. Violista e um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica bem como integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF desde 2006, frequenta como cozinheiro amador, aulas regulares de gastronomia, harmonização e degustação promovidas por Estilo Gourmet Sabor Culinário.

16 de dezembro de 2021
Quinta | 12h