OSN Popular - Clássicos

A Orquestra Sinfônica Nacional UFF (OSN UFF) apresenta uma seleção de algumas das mais belas obras orquestrais frequentemente apresentadas mundo afora. Algumas destas pérolas certamente serão familiares ao público.

Regente convidado UBIRATÃ RODRIGUES

Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº 4
Prelúdio

Samuel BARBER (1910-1981)
Adagio para Cordas, Op. 11

Gabriel FAURÉ (1845-1924)
Pavane Op. 50

Ludwig van BEETHOVEN (1770- 1827)
5ª Sinfonia Op. 67 (1º movimento)
Allegro con brio

Sergei PROKOFIEV (1891-1953)
Sinfonia Clássica Op. 25 (3º movimento)
Gavotta - Non troppo allegro

César GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão
Allegro

Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Sinfonia nº 40, KV 550, em sol menor
Molto Allegro
Andante
Menuetto - Allegretto
Allegro Assai

Nota de programa:

Nas palavras de Villa-Lobos: “...As Bachianas Brasileiras, em número de 9 suítes, são inspiradas no ambiente musical de Bach, considerado pelo autor como fonte folclórica universal, rica e profunda, com todos os materiais sonoros populares de todos os países, intermediária de todos os povos...” O Prelúdio das Bachianas nº 4 que apresentaremos hoje teve seu tema construído sobre as primeiras notas da “Oferenda Musical” de Bach, e mostra toda a genialidade do compositor.

Samuel Barber escreveu o seu Quarteto de Cordas Op. 11 em 1936. O segundo movimento, Adagio, foi orquestrado por Arturo Toscanini dois anos mais tarde. Foi publicado como “Adagio para Cordas” e goza de grande popularidade. Adepto ao neo-romantismo, que caracteriza suas primeiras obras até 1940, Barber aqui nos brinda com grande paixão e lirismo.

A Pavane Op. 50 de Gabriel Fauré é uma obra delicada, melodiosa e elegante. Foi escrita para pequena orquestra e coro opcional, provavelmente em 1886, e foi decisivamente inspiradora de vários compositores, entre eles, Maurice Ravel, com a sua Pavane pour une infante défunte, quando este era aluno de Fauré no Conservatório de Música de Paris. O nome Pavane refere-se a uma dança renascentista, de origem italiana, caracterizada por sua leveza e relacionada a música de procissão.

A 5ª Sinfonia de Beethoven (1808) é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório tradicional sinfônico. Seu primeiro movimento traz grande dramatismo e tensão já no tema principal, formado a partir de uma célula de 4 notas e que representa a morte batendo à porta. Mesmo durante o segundo tema, esperançoso e lírico, o sinistro motivo principal insiste e permeia o movimento até o final.

Prokofiev escreveu a Sinfonia Clássica aos 25 anos, num momento conturbado na Rússia, justo meses antes da Revolução Bolchevique. “Eu passei o verão de 1917 sozinho no campo, perto de São Petersburgo, lendo Kant e trabalhando muito.” Como ele não dispunha de um piano: “brincando... surgiu a ideia de escrever uma sinfonia no estilo de Haydn.” O terceiro movimento, Gavotta, traz deliciosas e inesperadas mudanças de tonalidades, e um trio com memórias da música folclórica russa.

Guerra-Peixe integrou a Orquestra Sinfônica Nacional como violinista, onde estreou, gravou e regeu muitas de suas obras. Foi um dos maiores compositores da música brasileira. Tocou em bailes, igrejas, restaurantes e gafieiras. Mourão era uma simples vinheta de um programa de rádio seu. Devido a sua enorme popularidade teve várias versões. Mais tarde foi arranjado por Clóvis Pereira dos Santos e tem feito desde então parte do repertório de orquestras brasileiras.

Graça, charme e paixão... A belíssima Sinfonia nº 40 de Mozart foi escrita em Viena em 1788 em um período difícil. Numa carta para sua esposa Constanze ele escreveu “... O destino está sendo tão cruel conosco com relação aos nossos filhos. Dos quatro, só Carl permanece conosco. Como posso consolá-la quando eu mesmo não encontro nenhum alívio e me sinto prestes a me enfurecer com o Céus?” Apesar também da má situação financeira da família, Mozart escreveu suas três últimas sinfonias num período de oito semanas. A sinfonia nº 40 é sem dúvida uma das mais lindas páginas do repertório de todos os tempos.

07 e 08 de agosto de 2019
Quarta e quinta | 19h30
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói
Ingressos: R$ 30 | R$ 15 (meia)