Shows

Concurso OSN UFF Novos Talentos – 2ª Edição

Chamada Pública OSN nº02/2018

1. Apresentação

A Orquestra Sinfônica Nacional UFF faz saber que realizará o II Concurso Novos Talentos, que premiará dois jovens músicos para atuarem como solistas da OSN-UFF durante a Temporada 2019. Nesta edição, o instrumento contemplado será o violino e a seleção se dará em duas categorias, de acordo com a faixa etária do candidato.

1. Dos pré-requisitos
    • Poderão participar candidatos com idade entre 12 e 25 anos completos até 30 de junho de 2018, em uma das duas categorias, a saber:
  2. Categoria 1 – entre 12 e 16 anos
  3. Categoria 2 – entre 17 e 25 anos;
    • O candidato não pode possuir qualquer vínculo com a OSN-UFF (bolsista, estagiário, servidor, funcionário).

1. Das inscrições
    • As inscrições estarão abertas no período de 28 de maio a 15 de julho de 2018; e consistirá em dois procedimentos, sendo exigidos os itens abaixo:
    • O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponibilizada no link https://goo.gl/forms/7I3Bu1tS43aNP5C62;
      • A ficha de inscrição deverá conter um link de vídeo hospedado na web, no qual o candidato executa a obra que apresentará no concurso, ou parte dela, respeitando o tempo máximo de 15 minutos. O vídeo não deve ter sido publicado há mais de 6 meses e não deve conter qualquer tipo de edição.
      • A peça de livre escolha deverá ser brasileira, na formação solo para violino e orquestra, e a mesma que o candidato pretende apresentar em concerto com a orquestra, caso seja premiado;
      • A orquestração da peça não pode ser superior que 3 flautas/flautin, 3 oboés/corne inglês, 3 clarinetas/clarone/requinta, 3 fagotes/contrafagote, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, tímpanos e percussão (sem instrumentos de teclas), harpa e cordas.
      • É de responsabilidade do candidato fornecer informações necessárias sobre as partituras da orquestra da peça de livre escolha, a saber: edição, fornecedor, partes editoradas.
      • Em caso da inviabilidade de acesso ao material de orquestra, a peça inicialmente proposta deverá ser substituída, em comum acordo entre a Comissão Artística e o vencedor.
    • Após o envio da ficha de inscrição, o candidato deverá enviar para o e-mail osncomissaoartistica@gmail.com:

– currículo resumido;

– foto, para fins de identificação do candidato

– e as partituras da peça de livre escolha, podendo ser a partitura solo e/ou a do acompanhamento.

1. Da seleção
    • O processo seletivo acontecerá em duas etapas, a saber: uma eliminatória e outra classificatória.
    • Na etapa eliminatória serão avaliados os vídeos enviados pelos candidatos, considerando os seguintes critérios, que terão pesos iguais:
  2. afinação
  3. coerência interpretativa
  4. estilo
  5. ritmo

4.2.2. Nesta etapa, serão selecionados até cinco candidatos, de cada categoria para a etapa classificatória.

4.2.3. O resultado da primeira etapa será divulgado no site www.centrodeartes.uff.br, a partir do dia 20 de agosto de 2018.

4.3. A etapa classificatória será presencial, em forma de recital, e acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro de 2018, no Centro de Artes UFF, das 9h as 12h30. A audição será aberta ao público.

4.3.1. Os candidatos selecionados para a segunda fase deverão providenciar seu próprio material para a prova, cinco cópias da partitura para a banca e, caso opte por utilizar o pianista acompanhador, a partitura para o mesmo.

4.3.2. A peça a ser apresentada deverá ser a mesma informada no ato da inscrição.

4.3.3. A OSN UFF disponibilizará um pianista acompanhador para o dia da audição.

4.3.5. O resultado final será divulgado no site www.centrodeartes.uff.br, a partir do dia 22 de outubro de 2018.

1. Da premiação

5.1. Será premiado o primeiro lugar de cada categoria: conforme abaixo:

1. a) Categoria de 12 a 16 anos: Participação como solista da OSN-UFF em um concerto da Temporada oficial 2019, em qualquer uma das séries da orquestra, com a peça escolhida.
  2. b) Categoria de 17 a 25 anos: Participação como solista da OSN-UFF em um concerto da Temporada oficial 2019 na série principal da orquestra, com a peça escolhida.

5.2. As datas das apresentações serão decididas pela Comissão Artística e acordada com cada vencedor.

1. Cronograma

– Divulgação da Chamada Pública início das inscrições: 28 de maio de 2018

– Período de inscrições: 28 de maio a 15 de julho de 2018

– Análise da documentação e dos vídeos (etapa eliminatória): 16 de julho a 19 de agosto de 2018

– Resultado da primeira etapa: 20 de agosto 2018

– Etapa classificatória: 11 e 12 de outubro de 2018

– Resultado final: 22 de outubro de 2018

1. Das disposições gerais

7.1. A OSN UFF não se responsabiliza por eventuais despesas do candidato com transporte, alimentação, hospedagem, partituras e instrumentos para a prova.

7.2. A banca será composta por membros da OSN UFF e de profissionais reconhecidos no meio musical. A decisão da banca é soberana, não cabendo recurso desta.

7.2.1. Não serão admitidos na composição da Banca Examinadora, integrantes que possuam qualquer grau de parentesco ou de relação docência-discência com qualquer candidato.