OSN em foco - Orquestra Sinfônica Nacional UFF 60 anos

Em tempos de pandemia, a Orquestra Sinfônica Nacional fez das redes sociais seu palco, proporcionando ao público uma programação diversificada, voltada para a difusão de seu trabalho artístico, um diferencial no cenário da música de concerto.

Dentre as ações desse período está o OSN em Foco, uma série de LIVES com duração aproximada de 40 min cujo conteúdo abordado é a biografia e os trabalhos de formação ampliada dos músicos integrantes da OSN UFF. Neste ano, a comemoração dos 60 anos da orquestra se juntará ao conteúdo.

Waleska Beltrami, trompista da Sinfônica Nacional, convida Ana de Oliveira, nossa violinista e spalla, para uma conversa sobre sua carreira e suas pesquisas e projetos.

Sobre a convidada ANA DE OLIVEIRA

A violinista paulistana é mestre em Música pela UFRJ e graduou-se na classe de Rainer Kussmaul, na Escola Superior de Música em Freiburg, Alemanha, onde viveu por nove anos. Foi também aluna de Lola Benda e Uwe Kleber no Brasil e Federico Agostini na Alemanha.

Apresentou-se como solista com diversas orquestras no Brasil e na Europa e como camerista em importantes festivais, entre eles Montreux (Suíça), La Villette (França), WarschauerHerbst (Polônia), Donaueschingen (Alemanha), MIMO Festival Brasil e Portugal, Campos do Jordão, Festival Villa-Lobos.

No Brasil, desenvolveu uma carreira diversificada atuando como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira durante uma década, participando como solista e spalla em diversas gravações de música brasileira e trilhas sonoras, também exercendo a coordenação pedagógica do Festival MIMO. Ana de Oliveira foi spalla da Camerata Rio Strings no CD Fantasia Brasileira (Biscoito Fino), indicado ao Grammy em 2005, e atualmente é spalla da OSN UFF.

É violinista do Trio Puelli desde 2009, grupo de câmara dedicado à pesquisa e registro de obras dos séculos XX e XXI com o qual lançou três elogiados CDs, Primma e 3 Américas e o mais recente dedicado à integral das obras para trio de Radamés Gnattali, lançado em 2018 pelo Selo SESC, eleito o melhor do ano pela votação popular da Revista Concerto. Atuou com o compositor e multi-instrumentista brasileiro Egberto Gismonti em diversos concertos, além de ter estreado sua obra Eterna para violino o orquestra de cordas em concerto na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro, sendo acompanhada pela Camerata Romeu.

Em 2018 formou o duo com o compositor e multi-instrumentista pernambucano Sérgio Raz (Ferraz), com o qual se apresentou nos principais palcos do eixo Rio – São Paulo, no MIMO Portugal e lançou no final de 2019 o primeiro CD do Duo Ana de Oliveira e Sérgio Raz (Ferraz), o elogiado Carta de Amor e Outras Histórias, com obras de Egberto Gismonti e do próprio Sérgio.

Em 2020, lançou seu primeiro álbum de violino solo, Dragão dos Olhos Amarelos, indicado ao Prêmio Concerto de melhor CD do ano. Este trabalho marca a estreia da violinista como compositora.

Ana de Oliveira também estreou com autora em 2020, lançando seu primeiro livro, O Violino na Música Contemporânea Brasileira: um manual de técnicas estendidas, fruto da pesquisa para seu mestrado.

24 de novembro de 2021
Quarta | 18h