Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Artes Visuais

Artes gráficas ao alcance das mãos

Centro de Artes UFF e editora Fotolab Linaibah realizam oficinas e preparam feira de livros artesanais, em Icaraí

Ao longo do mês de junho, o Centro de Artes será um espaço de difusão e de troca de conhecimentos sobre as artes gráficas, inspirado pelo clima da exposição “Outras matrizes, novas poéticas”. O Centro de Artes se integrou a um movimento colaborativo de artistas, fotógrafos, designers e editores que estão encontrando nas artes em papel (literatura, gravura, desenho, quadrinho, fotografia, cadernos artesanais) uma nova forma de expressão: a Ocupação Impressa. Nos dias 8, 14, 22 e 29 de junho, a varanda do Centro de Artes UFF receberá o workshop de Fotolivro “Diálogos sobre imagens” e a oficina de encadernação colaborativa. Essas atividades são ministradas por Lina Ibáñez, fundadora do Fotolab Linaibah. A Ocupação Impressa culminará com uma grande feira de livros e artes gráficas de editoras independentes, em 2 de julho, data de encerramento da exposição de gravuras “Outras matrizes, novas poéticas”, em cartaz na Galeria de Arte UFF, que fica na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí.

O Fotolab Linaibah é uma editora independente de publicações com acabamentos artesanais e Lina Ibáñez ensina na prática como fazer um fotolivro impresso a baixo custo. Artista gráfica, fotógrafa e apaixonada por arte impressa, Lina conta que ingressou no universo dos livros feitos a mão frequentando as feiras de expositores independentes. “O objetivo é mostrar que não é preciso ter um projeto gigantesco para fazer um livro, é despertar nas pessoas o desejo do trabalho autoral. Que elas, como eu, descubram que podem fazer seu próprio livro, comprar de outros realizadores e, assim, criar e alimentar uma rede de colaboração. E esse é o espírito das oficinas: tudo será proposto e feito de forma colaborativa”, afirma.
O primeiro encontro do workshop “Diálogos sobre imagens” ocorreu no último dia 1 de junho, quando Lina apresentou o trabalho de fotógrafos como João Luiz Musa, David Alan Harvey e Cristina de Middel, autora do super-criativo projeto Afronautas*. A responsável pela oficina propôs aos participantes que enviassem fotos produzidas por eles mesmos, para que no próximo encontro a compilação de imagens vire um fotolivro elaborado a muitas mãos.

A experiência se repetirá nos dias 22 e 29, com uma nova turma do “Diálogos sobre imagens”. O perfil dos participantes, segundo Lina, é o seguinte: pessoas que vejam na fotografia uma forma de expressão e de contato com suas ideias, pensamentos e poética. Não é necessário ser fotógrafo ou ter experiência na área. Na oficina do dia 14 de junho (a atividade acontece numa quarta-feira em virtude do feriado de Corpus Christi), os participantes irão produzir cadernos encadernados artesanalmente, que farão parte do acervo da Ocupação Impressa. Os interessados devem enviar um e-mail para Lina Ibáñez (linaibah@gmail.com), colocando no assunto a data e a atividade da qual querem participar.

*Para conhecer mais sobre o projeto Afronautas: https://thisbookistrue.wordpress.com/the-images-2/
http://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2012/12/121126_galeria_afronauts_syn.shtml

Serviço do workshop e da oficina:
Workshop de Fotolivro – Diálogos sobre Imagens
Objetivo: Introduzir ao mundo do fotolivro através da construção de um fotolivro coletivo com imagens feitas pelos participantes. Durante a montagem do livro se experimentará o processo de edição, narrativa e identidade.
Este workshop será feito em dois encontros. Um primeiro para ver referências de fotolivros e um segundo para produzir.
Duração cada encontro: 2 horas
Perfil dos participantes: pessoas que vem na fotografia uma forma de expressão e de contato com suas ideias, pensamentos e poética. Não é necessário ser fotógrafo ou ter experiência na área para participar do workshop.

Datas:
Primeiro Workshop: 1 e 8 de junho, das 16:00 – 18:00
Segundo Workshop: 22 e 29 de junho, das 16:00 – 18:00
—————————————————————————–
Oficina de encadernação colaborativa
Objetivo: Produzir cadernos de forma artesanal que farão parte do acervo da Ocupação Impressa.
Duração: 3 horas
Data: 14 de junho, das 16:00 – 19:00

Como se inscrever?
Envie um e-mail para linaibah@gmail.com, colocando no assunto a atividade da qual quer participar e a data, ex.: Workshop Fotolivro 1, 8 de junho.

WordPress Video Lightbox Plugin